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Como usar o instagram para vender produtos

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Como usar o instagram para vender produtos

Esta é uma dúvida de muitos brasileiros que estão iniciando sua carreira no empreendedorismo, ou que já possuem um negócio e querem aumentar suas vendas através das redes sociais.

Uma coisa eu posso te dizer: O Instagram é uma força da Natureza!

Ele já é uma plataforma indispensável para as estratégias de marketing digital de grandes empresas no mundo todo, mas, como usá-lo para vender produtos, ou serviços? Bom, isto é o que você vai aprender hoje! Para facilitar vou dividir em um passo a passo, vamos lá

1. Crie um nome fácil e criativo:

Um nome de usuário criativo fará com que seu negócio dê o primeiro passo para o sucesso! Nomes criativos tendem a se fixar melhor na cabeça das pessoas, sem falar que quando seu insta bombar (tenho certeza que com estas dicas ele vai) as pessoas vão falar dele por este nome, portanto escolha um nome que condiz com sua atividade, e que se diferencie dos concorrentes.

2. Use a Bio com sabedoria:

A descrição Bio no instagram é o local onde você fala um pouco sobre a sua empresa, também há um espaço para colocar um link para um site, ou loja virtual caso você possua, caso não pode linkar para sua página do facebook por exemplo, algumas informações adicionais que você pode colocar são:

  • Uma descrição detalhada, mas concisa do conteúdo, das suas intenções e afins.
  • Links para suas páginas, caso tenha alguma.
  • E-mail profissional (se possível, crie uma exclusivamente para a conta do Instagram).
  • Nomes de usuário de outras redes sociais relevantes (Twitter, Facebook etc.).
  • Nomes de usuário para serviços de troca de mensagens instantâneas.
  • Informações de contas bancárias ou do PayPal para receber doações.
  • Currículo (poste-o em uma página fixa da internet e cole o link na bio do Instagram).

Dar uma olhada na concorrência é sempre bom pra se manter atualizado, e criar uma Bio bacana.

3. Foto do Perfil:

Uma foto do perfil chama muita atenção pois é ela que aparece em pesquisas dos seus possíveis clientes que estão navegando no instagram. Escolha uma imagem que seja de fácil identificação e que resume o que sua marca é. Tenha sempre em mente que essa rede social é visual. Então, invista seu tempo quando for escolher a foto do perfil, pois ela será o primeiro contato do usuário com o seu Instagram. Dica extra: Um erro muito comum que os jovens empreendedores cometem é colocar sua foto do perfil no instagram da sua empresa, não cometa este erro, faça um perfil pessoal pra você se for o caso.

4. Deixe seu perfil Público

Ao optar por um perfil público, todos os usuários desta rede social terão fácil acesso a sua conta. Sua marca terá visitas de diversas pessoas, mesmo algumas que você ainda não conhece.

5. Transforme seu perfil pessoal em perfil comercial

Qualquer pessoa pode facilmente criar um perfil comercial no Instagram. Com ele você poderá ter insights sobre a performance da sua conta.

Fiz um passo-a-passo rapidinho pra você migrar sua conta pessoal em comercial, confere abaixo.

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6. Esteja sempre presente:

Agora que você criou sua conta e migrou para uma versão comercial da mesma chegou a hora de desenvolver suas primeiras postagens, e iniciar sua relação com sua audiência. A dica que te dou é bem simples e fácil de seguir:

Faça sempre as postagens baseadas em temas

  • Se possível, pense em algo que você acha que falta na sociedade (ou algo de que todos poderiam usufruir) e que esteja relacionado aos seus talentos.
  • Veja se esse conteúdo segue os Termos de Uso do Instagram.

Publique periodicamente, se possível mais de uma vez ao dia, mas seja moderado e sempre acompanhe as reações da sua audiência, em alguns casos uma postagem ao dia é o bastante para manter seu relacionamento.

Lembre-se, se você publicar tudo num dia só vai ficar sem conteúdo pra depois, duas postagens ao dia normalmente cumprem muito bem o papel.

7.  Publique conteúdo relevante:

Muita gente acha que as redes sociais são um canal de vendas diretas e realmente são, porém não é bem assim que manda o figurino… Pense comigo, você gosta de ver propaganda no facebook? Ou aquelas interrupções chatas nos vídeos que você está assistindo? Seja sincero. Pois é sua audiência também não quer propaganda atrapalhando sua interação, por isto seja consciente, publique coisas que as pessoas vão gostar, e com um pouco de sorte até compartilhar!

O grande segredo para publicar conteúdo relevante é conhecer a fundo sua audiência, e se possível desenvolver personas para solidificar estes conhecimentos.

Por exemplo: Se você possui um salão de beleza, não precisa ficar postando sobre as promoções de corte, pintura, ou outro serviço que você vende, vai por outro caminho, publica um conteúdo legal sobre as vantagens em se usar determinada linha de produtos, ou como é possível manter as unhas mais resistentes com um tratamento “X”, que por coincidência você oferece no salão… Entendeu a jogada? É isso mesmo, você atrai as pessoas pelo valor agregado que seus produtos/serviços oferecem, assim até na hora do preço você ficará confortável pra negociar já que até o cliente sabe o quanto vale “tal serviço/produto”

8. Use Hashtags:

Esta é uma dica super especial, muitas pessoas não conhecem o poder de uma hashtag, ou grupos de hashtags. Elas criam um novo patamar para suas publicações fazendo com que pessoas que não fazem parte da sua “área de atuação da conta” vejam seus posts através das hashtags e possam até mesmo seguir seu perfil.

Use hashtags que tenham envolvimento com seu negócio, ou com sua localidade por exemplo, ou outras que são “moda” entre as pessoas, a lista é grande e não vou me atentar em detalhes aqui.

9. Use as Ferramentas a seu favor:

Muitas ferramentas estão disponíveis para você alavancar seu perfil e efetuar vendas propriamente ditas. A mais poderosa dela talvez seja o direct, onde as pessoas que se interessarem pelo seu conteúdo entrarão em contato com você através do seus Instagram, por isto fique sempre ligado e atento às mensagens! Você pode ativar as notificações para quando receber uma nova mensagem. Outra ferramenta importantíssima hoje em dia é o Instagram Stories. Qualquer conteúdo voltado pra ele será mais visto já que o app está o colocando como prioridade em muitas coisas. Outra opção ótima é gravar lives, voltando para o exemplo do salão, você pode fazer uma pequena live mostrando o processo de um determinado serviço, ou a ação de um produto que você seja revendedor por exemplo, como no Stories o Instagram está dando prioridade aos videos ao vivo.

Conclusão

Espero que esta pequena lista possa te ajudar a melhorar seu posicionamento nesta rede social tão importante hoje, e que estas dicas possam principalmente fazer você entender como usar o instagram para vender produtos.

Sucesso é a única possibilidade!

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Bruno Stainen

Olá, Bruno Stainen aqui! Desde 2014 venho ajudando a empresas de todos os tamanhos e de todos os tipos a melhorarem seu posicionamento na internet através de técnicas de Marketing Digital. Espero que minha expertise possa te ajudar a alavancar seu negócio para o próximo nível. Sucesso é a única possibilidade!