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Dicas imperdíveis para preparar sua empresa para os R$ 34 bilhões dos saques do FGTS inativo.

Recentemente a notícia que cerca de 30 milhões de trabalhadores brasileiros com FGTS inativo poderão realizar saques invadiu os diversos veículos de comunicação. De acordo com o governo, são mais de R$43 bilhões parados nessas contas; e o cáuculo é que, desse total, R$34 bilhões poderá ser sacado a partir de 10 de Março.

Esta medida irá proporcionar uma tremenda revitalização na economia com esta injeção de capital. E é certo que você e sua empresa não pode ficar de fora das oportunidade que certamente vão surgir. Pensando nisso, elaboramos algumas dicas que podem ajudar a aumentar suas vendas e sua capacidade de atendimento.

Como irá funcionar os saques?

Bom, de acordo com esta matéria do G1, as datas seguem este cronograma:

Nascidos em janeiro e fevereiro: sacam a partir de 10 março
Nascidos em março, abril, maio: sacam a partir de 10 de abril
Nascidos em junho, julho, agosto: sacam a partir de 12 de maio
Nascidos em setembro, outubro, novembro: sacam a partir de 16 em junho
Nascidos em dezembro: sacam a partir de 14 julho

Veja quais problemas (bons, ainda bem) você vai enfrentar:

1. Maior entrega devido a demanda

Se você não está seguro o suficiente para contratar mais gente, terá que aumentar a eficiência da sua equipe. Comece priorizando as tarefas que têm mais impacto e deixe as mais fáceis para quando a cabeça estiver cansada. Mas, para entender o que tem mais impacto, você precisa saber qual é o cliente ou o projeto mais rentável.

Para isso, faça o trackeamento do tempo que sua equipe dedica a cada atividade, transforme em custos e depois confronte com o valor recebido. Será que aquele cliente que paga mais é o que traz mais lucros para a empresa?

2. Contratação de Pessoal! E agora?

Conseguir bons talentos é difícil. Tem gente que fica meses procurando por um profissional qualificado.

Pode ser que esta opção seja melhor utilizada com a contratação de uma empresa especializada em vendas, pois ela possui todo o pessoal necessário e com vasta experiência em “como vender” principalmente sob pressão.

Dicas para a Otimização das vendas e do atendimento

Uma boa checklist sempre ajuda

Por mais ultrapassado que pareça, realizar uma checklist continua sendo uma das formas mais eficazes de se aumentar a produtividade. Em meio a tantos recursos modernos e diante da evolução de celulares e smartphones, o hábito de realizar uma checklist só atualizou, ganhando novos formatos tecnológicos.

Para tornar um hábito, é necessário sensibilizar os colaboradores sobre a importância da ferramenta. Todos devem entender que o controle de tarefas vai deixar o trabalho mais ágil e de evitar retrabalho e até o esquecimento de atividades. Assim, é preciso criar uma cultura para que todos atualizem a ferramenta e os dados permaneçam sempre fidedignos. A partir do momento que todos estiverem comprometidos com o uso, o dispositivo se tornará realmente essencial e facilitará a sua vida.

Planeje as tarefas

Descreva quais são os projetos prioritários no momento e destrinche as atividades que precisam ser desenvolvidas, os responsáveis por cada uma deles e seus respectivos prazos. Se algumas tarefas serão desenvolvidas de forma simultânea, isso precisa ser destacado para que nada seja esquecido.

O que deve ser feito deve ser descrito de forma bem objetiva, para que a ferramenta funcione de forma ágil para o gerenciamento. As atividades podem começar com um verbo no infinitivo para indicar com precisão o que precisa ser feito. “Reunir a documentação completa de todos os fornecedores”, por exemplo, ou “confirmar o pagamento de taxas e multas”.

Gamificação

Ao contrário do que muitos pensam, estratégias de gamification podem ser tão efetivas quando direcionadas à stakeholders, como quando feitas para os clientes finais.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Aberdeen Research, a gamificação como forma de aumentar a produtividade pode tem os seguintes benefícios:

Fomentar o reconhecimento por performance;
Estimular a competição dentro da equipe;
Aprender e desenvolver novas habilidades;
Oferecer oportunidades de promoção dentro da empresa;
Garantir incentivos financeiros por resultado.

Um exemplo desse processo: para solucionar as longas filas de espera em seu Help Desk, a Omnicare, empresa norte-americana de Health Care, decidiu criar uma solução de gamificação para melhorar a eficiência dos funcionários. Foi estabelecida uma série de conquistas que os analistas poderiam obter, com base em desafios no início de cada turno. Os analistas bem-sucedidos nos desafios eram recompensados em um curto espaço de tempo.

Motivando a equipe de vendas

Além dessas metodologias, há diversas formas de alinhar a equipe em torno do aumento da produtividade necessário para aproveitar as oportunidades de saques (e investimentos) do FGTS inativo.

Definir e divulgar metas claras individuais e em equipe

A maior parte dos líderes (e empresas) só definem metas de vendas, mas isso é errado.

A sua equipe pode até querer, de verdade, bater e conquistar a meta, mas se a equipe não souber como fazer isso, ser cobrado por venda vai só aumentar sua frustração.

Medir apenas vendas pode quebrar uma equipe.

Venda é a consequência de uma série de ações. Você precisa ter metas dessas ações.

Por exemplo, vamos supor que seu objetivo é ter 5 vendas diárias.

Se você sabe que para ter 5 vendas, você precisa de 50 ligações ou 10 visitas.

A sua meta precisa ser 50 visitas ou 10 visitas, não 5 vendas. Ficou mais claro com esse exemplo, certo?

Faça reunião de resultados semanais ou quinzenais.

Defina um conjunto métricas. Segue aqui abaixo alguns exemplos:

Ligações feitas;
Clientes visitados;
Propostas em negociação;
Vendas realizadas
O objetivo dessa reunião não é falar sobre o passado e apontar quem bateu ou não meta.

O objetivo é apresentar as ações e resultados conquistados para definir um plano de ação para melhorar as próximas ações.

Reconhecimento de resultados

O ser humano gosta de ser reconhecido.

Para motivar uma equipe não é só definir metas e ficar cobrando. Não!

É muito importante reconhecer e elogiar a equipe. E para isso não é preciso nem de dinheiro.

Ser citado na reunião, ter uma foto, ganhar uma medalha ou um troféu em cima da mesa.

E muito importante: Elogios devem ser em público. A pessoa deve se sentir envaidecida e os outros devem querer ser elogiados.

Cobrar ou dar feedback negativo deve ser feito no individual. Você e a pessoa. Sem ninguém mais escutar. Assim você não vai envergonhar nem a pessoa nem a equipe.

Estímulo diário

Converse com cada um da equipe pela semana.

Marque para almoçarem ou tomarem café juntos, mostre atenção com cada colaborador de sua equipe. E tem que ser de coração, de verdade.

Toda a sua equipe deve confiar no líder.

E isso não vai acontecer se vocês tiverem apenas uma relação distante de cobrança. Mostre que vocês são realmente um time.

Tudo isso? Muito complicado pra quem tem que fazer tudo na empresa!

Ter um departamento de marketing com estrutura e profissionais qualificados não é privilégio exclusivo das grandes empresas.

Terceirize o marketing e foque no principal: o seu negócio

Através da terceirização você pode contar com todo o suporte e assessoria de uma equipe profissional, criando estratégias e campanhas vencedoras para que você não precise se preocupar com marketing e possa se concentrar no principal: o seu negócio.

Benefícios da Terceirização:

Ganho de Produtividade

Contando com o suporte e a estrutura de uma agência, sua empresa ganha mais produtividade na criação de campanhas e ações de marketing

Redução de Custos

Com a terceirização, sua empresa reduz custos com profissionais, encargos trabalhistas e estrutura física. Ao utilizar nossa rede de parceiros fornecedores, também há a redução de custos com materiais de comunicação, uma vez que negociamos em grande escala.

Disponibilidade

Velocidade é essencial no mundo dos negócios. Ter um profissional capacitado à disposição representa pronto atendimento em grande parte de suas demandas.

Bruno Stainen

Olá, Bruno Stainen aqui! Desde 2014 venho ajudando a empresas de todos os tamanhos e de todos os tipos a melhorarem seu posicionamento na internet através de técnicas de Marketing Digital. Espero que minha expertise possa te ajudar a alavancar seu negócio para o próximo nível. Sucesso é a única possibilidade!