
5 motivos para usar CRM em campanhas de marketing
CRM e Marketing. Acredite, essa dupla combina bem com qualquer campanha para atrair clientes. Por essa razão, já é uma das principais estratégias utilizadas pelo Inbound Marketing. O encontro entre CRM e Marketing, de fato, não ocorreu por acaso. A necessidade de chamar a atenção dos consumidores fez com que essas ferramentas ficassem cada vez mais próximas.
Em décadas passadas, quando milhões de pessoas recebiam informações sobre produtos e serviços através de diferentes meios, como o rádio e a TV, era mais simples manter a relevância. O tempo passou e, hoje, um indivíduo em uma grande cidade pode ser impactado por milhares de marcas em um único dia, seja nas redes sociais, seja por-e-mail.
Para se ter uma noção, o volume de dados criada a cada 2 anos é maior que a quantidade produzida em toda a história da humanidade. Se essa transformação afetou a rotina de bilhões de cidadãos, parece óbvio que o mesmo sucedeu no mundo dos negócios.
5 dicas sobre como utilizar CRM em campanhas de marketing.
Agora, chegou o momento de dar uma olhada em algumas propostas para você melhor aproveitar o CRM em suas campanhas de marketing.
1 – Encontre seu público-alvo e mantenha o foco.
Softwares de CRM tem a capacidade de exibir inúmeros elementos sobre os clientes que você deseja se relacionar. Como um detetive particular, ele apresenta em segundos a descrição completa de leads que podem se tornar consumidores ou não, a depender da proposta.
Para o planejamento de marketing, isso é fundamental. Imagine que você é dono de uma escola de Inglês. É muito interessante que você saiba a idade do seu prospect, onde ele vive, a faixa etária, entre outros insights que possam ajudá-lo a formatar a oferta certa e no momento ideal.
Isso vai permitir ainda que você crie soluções de acordo com perfil de cada público. Por fim, nenhuma estratégia pode servir a todos. Assim, ao lançar um curso para adultos, é possível elaborar uma campanha de e-mail marketing só para eles. Agora, se a temática das aulas é para adolescentes, o mais correto a se fazer é criar outra comunicação.
2 – Segmentação faz toda a diferença.
O exemplo acima mostrou como a segmentação pode ser a sua principal aliada nas campanhas de marketing. Desta forma, o CRM se mostra como um dispositivo perfeito para mostrar os variados perfis de consumidores.
Ainda no mesmo exemplo, o case de uma escola de Inglês, separar os leads por minutos gastos no site, onde clicaram ou até mesmo pelo conhecimento da língua inglesa pode ser uma solução viável.
Essa é uma das formas mais inteligentes de se transformar o prospect receoso em um cliente ativo. Além de ser mais fácil atraí-lo, abre-se a possibilidade de gerar produtos ou serviços sob medida, como cursos express ou classes voltadas para tópicos empresariais.
Quanto mais você segmentar as suas campanhas e o seu público, maiores são as chances de retorno financeiro.
3 – Apresente conteúdo personalizado.
Ao editar esse texto, me dirijo ao leitor pelo pronome de tratamento “você”. Como esperado, é impossível conhecer o nome de todas as pessoas que irão acessar esse post e ler cada um desses parágrafos.
Ao lidar com o CRM em suas campanhas de marketing, o contexto deve ser é diferente.
Com precisão, você pode saber como se chama cada um dos seus leads. Dessa forma, ao enviar um e-mail marketing, é contraprodutivo escrever coisas como “Querido cliente”. Por isso, seja pessoal.
Isso vale também para o gênero ou carreira profissional. Por que conceber campanhas iguais para homens, mulheres, CEOs e funcionários? Com o CRM, o seu conteúdo deve ser ainda mais qualificado, com uma mensagem que converse de maneira direta com o seu target.
O resultado desse plano é a maior satisfação dos seus prospects e o aumento nas taxas de conversão de vendas.
4 – Fortaleça suas relações.
A sua relação com o cliente deve ter a mesma premissa de suas amizades. Ao entender que um amigo precisa de ajuda, você entrará em contato com ele mesmo após o problema estar resolvido. É assim que se criam os laços mais fortes entre as pessoas. Por mais que o vínculo entre uma empresa e um consumidor seja pessoal, estar próximo rende atributos muito positivos.
Porque assim como seu amigo retorna a falar com você, um cliente satisfeito tende a voltar, caso esteja satisfeito com certo empreendimento. E, no instante em que ele estiver em dificuldade, o CRM pode ser útil para entregar uma rápida resposta e a assistência pretendida.
Com o consumidor satisfeito, melhor a experiência. Quanto melhor a experiência, superiores são os ganhos. Clientes com alto grau de satisfação estão dispostos a pagar mais.
5 – Aproxime o CRM das redes sociais.
Para os gestores, é desnecessário realçar o poder das redes sociais. Por meio delas, clientes fazem compras, enviam sugestões e, como não poderia deixar de ser, as usam para reclamar de experiências malsucedidas. Faz parte, e isso é muito positivo.
Com todas essas conversas por e-mail, chat ao vivo, telefone e redes sociais, é possível ter um panorama das exigências de cada consumidor. Além disso, com um software de CRM, é permitido gerenciar todos esses contatos a partir de um aplicativo só. Você pode também acionar plataformas especificas de WhatsApp CRM e Instagram CRM para elevar o seu marketing de relacionamento. Afinal, apresentar um suporte adequado ao cliente é imprescindível para superar as expectativas dele em relação ao produto ou serviço que você tem a oferecer.
Por Pedro Ribeiro – redator da amoCRM

Bruno Stainen
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