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Quanto e como lucra uma franquia?
Segundo a ABF as franquias lucraram nesse último trimestre de 2020 – 41,537 bilhões tendo um aumento de 0,2% em relação ao ano de 2019. Ou seja um aumento mesmo neste clima de pandemia. E as boas notícias não param, Os esforços para ampliação das franquias cresceu em 14% em todo território nacional. Um aumento surpreendente sinalizando um período de alta lucratividade principalmente em setores como comunicação, informática e eletrônica que tiveram um aumento de 9,3%.
E com toda essa projeção muito tem se perguntado sobre Como? E Quanto ganha uma franquia?
E para ajudar você a entender melhor, este blog irá abordar de forma simples todo esse processo de lucro assim como seus pormenores.
Fluxo de lucro de uma Franquia
O fluxo de lucro de uma franquia é bem simples:
Partir do momento que você se tornou um franqueado, já foi estipulado o valor dos Royalties, agora você está vinculado a uma marca ou empresa.
Esta mesma desenvolveu um modelo de sucesso que a fez crescer e agora cede esse modelo de sucesso para um investidor.
Para começar a gerar lucro é somente seguir a receita que a franquia já desenvolveu através dos anos e fez eles serem o que é hoje. Alguns pontos sim devem ser seguidos. Não sentado esperando que sua franquia cresça, você deve administrar e deve saber sobre como e de que forma seu investimento deve ser aplicado.
Vamos então por detalhes falando primeiro sobre os cálculos.
Mais e quanto lucra uma franquia? Como se calcula os lucros de uma franquia? Bom estes cálculos variam e são basicamente representados por esses 03 pontos aqui:
ROI (Retorno sobre investimentos) que irei dar maior importância abaixo.
O valor do faturamento é o total geral de lucro na empresa esta é a base geral de quanto seu estabelecimento faz de lucro
lucro que é o valor total após deduzir todos os gastos ou seja aqui este sim pode ser chamado de valor “real”.
Essas são as variantes principais para saber quanto lucra uma franquia e entender como. Existe uma porcentagem no entanto de 12% a 15% em relação ao valor do faturamento daquele estabelecimento que pode ser feito para se ter uma ideia do lucro total. No entanto todas estas variantes precisam ser levadas em conta, visto que somente assim você saberá quanto lucra a franquia.
além de ter o controle sobre suas finanças podendo dobrar o nível desse lucro.
ROI VS Royalties
Para as pessoas que tem uma certa familiaridade com termos financeiros ROI em inglês significa Return Over Investiment (Retorno sobre investimento).
Ou seja o ROI serve para você calcular todo o retorno de lucro (ou perda) que os seus investimentos estão gerando.
Royalties é uma taxa estipulada pela franqueadora que deve ser paga mensalmente para a mesma.
Em troca da utilização da marca, treinamentos, marketing, entre outros suportes que a franqueadora dá.
E porque é importante saber o ROI nessa questão?
Pois bem o ROI irá servir para que você controle e até conserte os erros que podem não estar dando o devido retorno a sua franquia.
Ou seja através dos cálculos do ROI você poderá saber quanto está sendo seu lucro, e quanto estão sendo seus gastos. Isso é essencial porque esse tipo de conhecimento faz você deixar de cometer erros grosseiros de iniciante. Além de controlar e entender quanto sua franquia lucra.
E porque eu citei os Royalties? Veja bem os Royalties não são citados somente como mais uma dedução de seu investimento, eles tem uma grande importância porque muito do suporte de investimento de sua empresa vira pela franqueadora através dos Royalties, isso significa em por menores que além de você saber bem calcular seus gastos você deve investir numa empresa que tenha histórico e te dê um bom suporte para que o pagamento dos royalties valha a pena tanto pelo status da marca quanto pelo suporte gerado.
Franquias tem um bom rendimento mas para saber quanto se lucra precisa de preparo e para saber como se lucra precisa conhecer o fluxo, ambas as coisas quis passar neste artigo, e espero que isto possa ajudar na sua caminhada de franqueado.
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Vamos conversar sobre a expansão da sua rede?
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Bruno Gabriel
Redator e Escritor onde minhas experiências envolvem a criação de conteúdo para vários nichos. Desenvolvi trabalhos para a “Revista Digital Mistika”, site “O Segredo”, e hoje adentrando o mundo do marketing estou como redator na Stainen. Possuo certificações pela Rock Content, Hub Spot, Mirago e Udemy sobre Marketing Digital, Produção de conteúdo e Inbound. Também atuo como Designer desde 2017 em tudo que envolve Social Media. Não o bastante sou Formado em História, escritor e poeta, criei o blog “Nulo” e um podcast sobre a vida e filosofia chamado “Sombriocast”. Sou um freelancer atuante com certa experiência editorial no mercado. Amo criar, produzir, e auxiliar quem precisa de suporte nessas áreas. Nas horas vagas sou um bom gamer e um grande buscador de conhecimento. Fala comigo no instagram, vamos puxar um papo! @bruhgabrilu