Como trabalhar o funil de inbound no seu e-commerce

Como trabalhar o funil de inbound no seu e-commerce

O sucesso da sua marca na web depende diretamente das ações que você toma para converter clientes. Todas elas devem incluir o funil de inbound marketing para maximizar o impacto.

O funil consiste nas etapas pelas quais cada cliente em potencial passa, desde a descoberta de um novo produto até a compra dele.

A descoberta, em geral, é motivada pela resolução de algum problema. As pessoas usam os mecanismos de pesquisa da internet para procurar por produtos que possam beneficiá-las.

Nessa etapa, a importância do marketing de conteúdo fica explícita. Quanto mais conteúdo for produzido pela empresa, maiores são as chances de ela figurar entre os resultados mais populares no Google.

Quando o cliente se informa por meio desses conteúdos, ele passa para a fase de consideração da solução.

A decisão dele dependerá da qualidade do conteúdo oferecido. A seguir, explicaremos mais detalhadamente as vantagens de usar o funil de inbound marketing no seu e-commerce.

Vantagens do funil de inbound

Saber como funciona cada etapa do funil de vendas é importante para que você e sua equipe acompanhem de perto o progresso de cada lead.

É possível elaborar relatórios a partir de uma série de dados de clientes em potencial, como:

  • Localização;
  • Taxa de cliques;
  • Taxa de abandono de página;
  • Perfis que mais compram.

Posteriormente, os relatórios podem ser transmitidos para a equipe de vendedores para que eles direcionem seus esforços para os leads mais promissores.

Isso torna o atendimento da empresa mais rápido, uma vantagem importante para demonstrar o profissionalismo da marca.

A maior dedicação às estratégias de marketing é uma contribuição crucial para o posicionamento da empresa na web, seja nos mecanismos de busca ou nas redes sociais.

Em resumo, aplicar o funil de inbound marketing significa mais vendas e mais relevância no mercado.

Estratégias para funil de inbound

Como você pode ver, conhecimento avançado das etapas do funil de vendas possibilita que você analise todas as variáveis.

Cada tópico a seguir detalha uma forma efetiva de aplicar essa estratégia, confira.

Atraindo visitantes

Para produzir conteúdo relevante para seus visitantes, o primeiro passo é saber quem eles são.

Reúna informações como localização, emprego e interesses para se assegurar de que seus blog posts estão falando diretamente com quem te visita.

Também é primordial se atentar às estratégias de SEO, uma série de medidas que visam melhorar o posicionamento de sites e blogs nos mecanismos de busca.

Entre essas medidas, estão o uso de palavras-chave populares e produção de conteúdo estritamente original, entre outras.

Gerando leads

Os leads são visitantes do seu site que tem chance de se transformarem em clientes.

Para garantir que isso aconteça, invista em conteúdos ricos, tais como e-books e webinars, para mostrar que sua marca tem tudo o que os visitantes estão buscando.

Incentivá-los a interagir com as funcionalidades do seu site também é uma estratégia acertada.

Novamente, o foco é prender a atenção das pessoas. O volume de ofertas na web é enorme, cabe a você mostrar quais são seus diferenciais em relação a outras empresas.

Identificando oportunidades

Suponhamos que haja um grande número de moradores de Recife acessando o site da sua empresa.

Essa informação deve ser analisada e contextualizada, de modo a descobrir sua causa e como transformá-la em uma oportunidade de negócio.

Uma forma de usar esse dado a favor da empresa é investir em Twitter Ads segmentado para a área de Recife. Assim, você vai estar trabalhando um novo público-alvo que tem grandes chances de se tornar assíduo.

Pós-venda

Depois da conversão de vários clientes, toda empresa deve continuar trabalhando para garantir que eles retornem à empresa.

Enviar newsletters são formas efetivas de consolidar sua marca na mente dos clientes, pois os mantêm atualizados em relação às ações da empresa e a novos produtos ou serviços.

Continue atento às métricas e aos dados reunidos. Envie ofertas periodicamente no e-mail dos clientes, com o cuidado de segmentá-las de acordo com as peculiaridades de cada um.

Conclusão

O conhecimento do funil de inbound marketing é essencial para viabilizar as estratégias de marketing.

Ter todas as informações a respeito da jornada de compra dos seus visitantes dá meios para que sua equipe saiba exatamente como agir.

Separar os leads de acordo com o nível de comprometimento deles é uma boa maneira de otimizar os trabalhos de conversão.

Não se esqueça de trabalhar na integração entre os departamentos de marketing e de vendas. Ambos precisam ter um canal de comunicação claro e direto para que as estratégias citadas neste texto sejam aplicadas com excelência.

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Bruno Stainen

Olá, Bruno Stainen aqui! Desde 2014 venho ajudando a empresas de todos os tamanhos e de todos os tipos a melhorarem seu posicionamento na internet através de técnicas de Marketing Digital. Espero que minha expertise possa te ajudar a alavancar seu negócio para o próximo nível. Sucesso é a única possibilidade!