anuncios-facebook-messenger-como-usa-los-no-seu-negocio

Anúncios do Facebook Messenger: Como usá-los no seu negócio

Sei que é fácil supor que esse tipo de anúncio (ou canal como um todo) funcionaria apenas para públicos de “alta tecnologia” ou “grandes” empresas que têm recursos para administrar um canal de comunicação com o cliente… mas fique comigo.

Esse não é o caso.

Depois de pensar um pouco e pesquisar, percebi que assumir que o Messenger funciona apenas para mercados altamente técnicos é como dizer que o Facebook é um canal de marketing que só funciona para mercados altamente técnicos…

Este gráfico do Business Insider é impressionante.

facebook-messenger

No início de 2015, o uso mensal dos 4 principais aplicativos de mensagens superou o uso das 4 principais redes sociais … e continua a crescer.

E mais de um bilhão de pessoas usam o Facebook Messenger como um todo.

O ponto é que não devemos apenas entrar na conversa que já está ocorrendo na cabeça do nosso cliente, devemos estar nos lugares onde nossos clientes estão tendo suas conversas.

Além de anunciar através do Messenger, ser reativo e responder rápido as dúvidas durante toda a Jornada do Cliente via Messenger é essencial.

O Messenger é um canal de comunicação essencial para as empresas (e continua com um crescimento rápido).

O Facebook informou que mais de uma em cada duas pessoas dizem que têm mais probabilidade de comprar com uma empresa que envia mensagens, e 67% das pessoas esperam enviar mais mensagens às empresas nos próximos dois anos.

É como as pessoas estão se comunicando com a família e os amigos. Uma grande parte da nossa sociedade prefere se comunicar através de um app com respostas rápidas.

Adapte-se … ou perca negócios para a concorrência!

Agora, vendo empresas como a Stainen, temos a oportunidade de aproveitar esse enorme canal para expandir nossos negócios e atender melhor nossos clientes.

Como funciona?

Existem 3 tipos diferentes de anúncios no Facebook Messenger:

Anúncios Messenger de cliques: Direcionam tráfego e conversas, usando o Messenger como um destino;

Anúncios Messenger de Mensagens patrocinadas: Permitem que você envie mensagens promocionais mesmo depois que a regra das 24 horas tiver passado;

Anúncios Messenger de Destino: Este é um canal para anúncios que podem aparecer na sua tela inicial do Messenger (e podem levar as pessoas para uma conversa do Messenger ou para uma página de destino).

Vamos começar com…

Tipo de anúncio do Messenger nº 1: Anúncios de cliques

Objetivo: criar uma lista de inscritos e iniciar conversas com novas pessoas.

Esses são os anúncios do Messenger mais populares e mais usados, e é fácil entender por quê. Eles fornecem uma maneira extremamente versátil de iniciar novas conversas do Messenger com as pessoas, usando todas as opções normais de anúncios e segmentação disponíveis no Facebook.

Os anúncios de destino aparecem no feed de notícias e, quando clicados, abrem dentro de uma mensagem do Facebook (em vez de enviar tráfego para uma URL)

Você pode encontrar essa opção de anúncio ao criar uma campanha no Gerenciador de anúncios ou no Power Editor.

Os anúncios de clique para messenger têm a aparência de um anúncio normal do Facebook, com a opção de incluir uma imagem, vídeo, carrossel, apresentação de slides etc. A única diferença real na aparência deles é o botão de ação, que diz “Enviar Mensagem” ou “Começar”.

Algumas coisas importantes a se observar:

Você pode segmentar qualquer pessoa (isso é importante: você pode segmentar interesses, comportamentos, públicos-alvo personalizados etc.)

Os Anúncios podem aparecer no feed de notícias do Facebook e Instagram (desktop e celular)

Eles estão disponíveis para campanhas com os objetivos “Tráfego”, “Mensagens” ou “Conversões” (por isso, não entre em pânico se você escolheu outro objetivo e não vir o Messenger como uma opção).

Formas de usar este tipo de anúncio…

1. Remarketing

Use este tipo de anúncios para dar às pessoas um ponto de contato extra com sua marca. Ajude-os a superar quaisquer barreiras quanto a compra.

Por exemplo, usamos anúncios do Messenger para redirecionar as pessoas que visitam nossas páginas de vendas, mas não compram o produto.

Geralmente, há uma razão para as pessoas não comprarem e, se você der uma plataforma às pessoas para fazer perguntas e ajudar a superar dúvidas, isso fará maravilhas. Por exemplo, as pessoas querem saber se o produto realmente funcionará para seus negócios, se há um contrato ou compromisso, se podem adicionar membros da equipe, etc.

Uma vez que suas perguntas são respondidas, a maioria está pronta para comprar o produto. Toda essa conversa está acontecendo via Facebook Messenger.

2. Tráfego frio

Temos a opção de exibir anúncios de destino para tráfego frio (pessoas que nunca ouviram falar de uma marca).

Isso pode ser usado para aumentar a conscientização e conquistar clientes, mas deve ser feito corretamente.

O segredo aqui é garantir que o anúncio promova uma conversa de vendas ideal. Por exemplo, se seu anúncio pedir às pessoas que respondam com a cor favorita, provavelmente será um desperdício de tempo e dinheiro.

Mas, se você puder fazer com que esta conversa leve o lead a um funil de vendas… aí amigos, isto vale ouro.

Imagine que você possui uma empresa de Home Care que fornece uma série de serviços: encanamento, paisagismo, pintura, etc.

Você pode exibir um anúncio na sua área local que diz: “Se você pudesse ‘consertar’ um aspecto de sua casa, qual seria?” As pessoas responderão com respostas como “paisagismo” ou “Eu pintaria minha casa”. Agora você conhece o ponto de dor de cada pessoa e pode conversar com eles sobre esse assunto. Como resultado, suas chances de fazer uma venda serão muito maiores.

Novamente, eu não recomendaria começar por aqui, mas vale a pena tentar quando você estiver pronto para a escalada do seu negócio.

2 dicas rápidas para seus anúncios de clique no Messenger:

Para obter os melhores resultados, recomendo seguir estas práticas recomendadas ao criar anúncios click-to-messenger no Facebook:

1. Sempre defina a expectativa correta

Mesmo que esses anúncios estejam por aí há algum tempo, muitas pessoas ainda não estão familiarizadas com eles e podem se surpreender quando clicarem no anúncio e o Messenger abrir. Portanto, deixe claro, em sua cópia do anúncio, que clicar no botão a ação abrirá uma conversa no Messenger.

Você não quer surpreender as pessoas, porque elas podem ficar confusas. Então, certifique-se de que eles entendem exatamente o que vai acontecer.

2. Para o seu objetivo de marketing, use “Tráfego” ou “Mensagens” em vez de “Conversões”

Eu sei, eu sei, todos nós queremos mais conversões (mais leads e vendas). Mas o problema de usar “Conversões” para esses anúncios como seu objetivo é que o Facebook não obterá dados suficientes para realmente otimizar sua campanha.

Portanto, até que os pixels sejam implementados dentro do Messenger de alguma forma, eu recomendo otimizar seus anúncios click-to-messenger para Tráfego ou Mensagens.

Tipo de anúncio do Messenger # 2: mensagens patrocinadas

Objetivo: reativar e enviar mensagens promocionais para pessoas que já são assinantes.

As mensagens patrocinadas aparecem dentro da caixa de entrada do Facebook Messenger de seus assinantes do Messenger (em outras palavras, qualquer pessoa que tenha enviado mensagens para você no passado e que não tenha sido desinscrita).

É uma experiência idêntica ao recebimento de uma mensagem no Facebook de um amigo, porém de uma marca.

Se você estiver usando uma ferramenta de marketing do Messenger como o ManyChat (e espero que você esteja), você já poderá enviar transmissões e mensagens promocionais para as pessoas da sua lista. Mas ao enviar mensagens por meio de uma ferramenta como o ManyChat, você só tem permissão para enviar mensagens promocionais dentro de uma janela de 24 horas depois que essa pessoa tenha interagido com seu chatbot.

O que torna as mensagens patrocinadas tão eficientes é que você pode enviar uma mensagem promocional sempre que quiser, mesmo que esteja fora da janela de 24 horas.

Você pode encontrar essa opção no nível do conjunto de anúncios ao criar uma campanha no Gerenciador de anúncios ou no Power Editor. Primeiro, defina seu objetivo de marketing como “Mensagens”:

facebook-messenger-2

Em seguida, escolha “Mensagens patrocinadas” na lista suspensa:

Por padrão, sua mensagem será enviada para todos que já tiverem uma conversa com você no Messenger. Se você quiser restringir ainda mais essa segmentação, clique em “Opções avançadas” em Público-alvo. Lá, você pode restringir seu foco para segmentar os inscritos com base em sua localização, dados demográficos, interesses, etc.

facebook-messenger-3

Em termos de canais, há apenas uma opção disponível: mensagens patrocinadas. Então você não precisa mudar nada lá

facebook-messenger-4

Para mensagens patrocinadas, o Facebook recomenda escolher um orçamento vitalício ao longo de uma semana. E agora, o custo é de cerca de US$ 30 por 1.000 impressões. Portanto, um pequeno cálculo deve identificar o orçamento necessário para alcançar todos os assinantes do Messenger.

facebook-messenger-5

Você também pode personalizar as ações do cliente (como fornecer respostas rápidas sugeridas). Mas se você usa o ManyChat, não precisa se preocupar com isso, basta usar o Facebook para enviar a mensagem inicial e deixar o ManyChat assumir a partir daí.

Algumas coisas a serem notadas sobre mensagens patrocinadas …

1. Você só pode segmentar pessoas que já enviaram mensagens para sua página anteriormente (Contanto que eles não tenham sido cancelados.)
2. Está disponível para campanhas com o objetivo “Mensagens”.
3. Lembre-se de que suas mensagens não serão necessariamente entregues imediatamente. Nas palavras do Facebook: “Você deve esperar que a maioria de suas mensagens patrocinadas seja entregue dentro de 3 a 5 dias após o início de sua campanha. Se você quiser programar manualmente uma data de início e de término para sua campanha, é recomendável definir a duração de sua campanha por pelo menos uma semana para garantir a entrega completa. ”
4. Apenas 1 mensagem patrocinada será entregue por pessoa, por conjunto de anúncios. Se você quiser enviar várias mensagens patrocinadas para cada pessoa, precisará criar vários conjuntos de anúncios.
5. O Facebook cobra dos anunciantes por impressões, o que significa que você é cobrado se o usuário final abre a mensagem ou não. Isto é, a menos que você use uma ferramenta como…

ManyChat.com

facebook-messenger-6

ManyChat constrói uma lista de assinantes para os quais você pode enviar mensagens patrocinadas; pessoas que já enviaram mensagens para sua página:

facebook-messenger-7

Embora o Facebook também esteja criando essa lista, o benefício é que o ManyChat permite transmitir mensagens patrocinadas para sua lista de assinantes por apenas US $ 10 / mês (em vez de pagar o Facebook com base no CPM)

Enviamos mensagens patrocinadas para nossa lista de inscritos, e as taxas de abertura estão sendo INSANAS (especialmente em comparação com taxas de abertura de e-mail)!!

Como mencionei acima, a única limitação para as transmissões da ManyChat é que você só pode enviar mensagens promocionais nas primeiras 24 horas após alguém ter interagido com o seu bot. Essa é a regra do Facebook, não da ManyChat, e está lá para ajudar a manter o baixo o nível de spam e alto o nível de envolvimento com o Messenger.

Para que você, como anunciante, continue a usar esse canal com eficiência nos próximos anos!

Tipo de anúncio do Messenger # 3: Página inicial do Messenger

Objetivo: um novo canal onde você pode exibir seus anúncios do Facebook.

Este não é realmente um tipo de anúncio, mas sim um novo canal. E a diferença aqui é que seu anúncio é exibido dentro da página inicial do Messenger (em vez de aparecer em uma conversa específica).

Veja um exemplo disso. Observe que o anúncio está entre duas conversas diferentes:

facebook-messenger-8

E aqui é onde você pode escolher o canal da página inicial do Messenger:

facebook-messenger-9

Dependendo da sua campanha, você pode optar por ter esse anúncio aberto dentro do Messenger … ou pode levar a pessoa para uma página de destino. Fique à vontade para experimentar essas opções, mas lembre-se de que, como as pessoas já estão dentro do Messenger, haverá menos atrito se você as mantiver no Messenger, em vez de tentar levá-las para outro lugar (como seu site).

Conclusão

Espero que este post tenha ajudado você a perceber quanto este tipo de anúncio no facebook pode ser benéfico para sua empresa! Sabemos que as taxas de abertura de emails estão cada vez menores, então novas possibilidades devem ser usadas para manter seu desempenho com marketing digital e suas campanhas de inbound.

Sua opinião nos ajuda a fazer melhor, comenta aí...

comentários

Bruno Stainen

Bruno Stainen

Olá, Bruno Stainen aqui! Desde 2014 venho ajudando a empresas de todos os tamanhos e de todos os tipos a melhorarem seu posicionamento na internet através de técnicas de Marketing Digital. Espero que minha expertise possa te ajudar a alavancar seu negócio para o próximo nível. Sucesso é a única possibilidade!