7-erros-mais-comuns-em-um-processo-de-geração-de-leads-B2B

7 Erros mais comuns em um processo de geração de leads B2B

[et_pb_section bb_built=”1″ admin_label=”section”][et_pb_row admin_label=”row”][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text admin_label=”Text” background_layout=”light” text_orientation=”left” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

Quando falamos em geração de leads para negócios B2B pode-se demorar um pouco para definir a persona que você deseja colocar em foco, mas é de suma importância que você defina algumas características principais para iniciar a coleta. É essencial que você transforme esse público inicial em uma máquina de coleta de leads, e que sejam qualificados com o tempo, assim sua persona será definida da maneira mais assertiva. Muitos erros podem surgir ao longo do caminho, erros que podem causar problemas que comprometem os resultados desejados para o seu negócio. Veja abaixo 7 Erros mais comuns em um processo de geração de leads B2B.

Landing Pages ausentes ou não existentes

Quando o tráfego chega à sua página devido a uma promoção ou anúncio no qual eles estavam interessados, você precisa ter uma página de destino relacionada diretamente ao conteúdo que eles clicaram. Se você os enviar para sua página home page por exemplo, há uma grande probabilidade de que eles vão embora sem fazer a ação que você deseja: Tornar-se um lead. Deve haver uma página que os guie através de algum objetivo. É assim que eles vão de meros visitantes à potenciais compradores.

Ser muito genérico

Você precisa ter várias informações e detalhes que podem atrair uma infinidade de empresas para o seu gatilho. É uma rua de mão dupla, porque você não pode ser muito genérico na esperança de atrair a todos. Cabe a você restringir um pouco seu público e descobrir exatamente em que tipo de informação ele está interessado. Ao produzir um conteúdo mais personalizado, você encontrará melhores correspondências para sua empresa.

Investir de mais (ou não) em Redes Sociais

O mundo é impulsionado pela mídia social nos dias de hoje. Todos estão no Facebook, Twitter, Snapchat, Instagram e qualquer outra plataforma que permita a interação entre as pessoas. As empresas falham com a geração de leads B2B por vários motivos nas mídias sociais. Ou eles não estão colocando informações suficientes, ou basicamente, eles iniciam uma página e a deixam. Ou estão despejando muita informação e sobrecarregando seus visitantes. O que funciona melhor é quando o conteúdo de qualidade é distribuído em intervalos decentes para capturar e manter a atenção do público.

No tópico de mídia social, também é importante saber em que tipos de mídia social você deve se concentrar. Você não quer perder tempo enxendo sua página do Instagram de posts quando não há ninguém interessado no que você está trabalhando. Descubra onde está o seu público-alvo e invista seu tempo nisso.

Má nutrição de leads

Muitos pensam que quando levam um lead à sua página e concluem a campanha, acabam com o processo. Isso definitivamente não é verdade. Apenas pouco mais de 10% estão prontos para fazer uma compra quando respondem a campanhas. Para obter a atenção da sua lista, você tem que nutrir os leads e dar-lhes alguma atenção personalizada e focada para mantê-los interessados.

Na verdade, a maior parte da automação de marketing é toda sobre o timing. Portanto, uma ótima estratégia de acompanhamento é descobrir as peculiaridades de um possível cliente, e este cuidado é uma vantagem para se criar um relacionamento com clientes em potencial cujo momento ainda não está correto. Queremos saber se ele está na fase de Conscientização, Consideração, Decisão ou Compra. Um bom primeiro passo é, pelo menos, não esquecer de acompanhar. Então adote uma estratégia de acompanhamento do seus leads, use-a para coletar o máximo de informações possível.

Você pode estar se perguntando o que enviar após o primeiro e-mail e a comunicação. Um grande mailer sabe que 90% do sucesso de campanhas está no copywriting, que é um aspecto muitas vezes esquecido. Antes de iniciar uma campanha abra seu Editor de textos preferido e desenvolva suas ideias. Queremos influenciar e fazer com que os prospects se sintam além dos meros fatos ou totalmente ignoráveis: “Basta fazer o check-in, você viu meu último e-mail”.

Não monitorar ou se atualizar regularmente

A geração de leads B2B, mesmo quando é bem-sucedida, não é um cenário definido e nem muito menos sistêmico. Você pode estar recebendo um bom número de leads, então você acha que seu trabalho está feito e você pode continuar fazendo a mesma coisa. Bem, o que funciona hoje não vai necessariamente funcionar mais tarde. Você precisa ficar de olho no que está funcionando e no que não está. Os métodos que não estão funcionando precisam ser ajustados e atualizados para que eles possam começar a gerar resultados novamente.

Parar muito rápido

Assim que você tentar entrar em contato com um lead qualificado, há uma grande chance que ele não responda. Na verdade, são necessárias muitas vezes até cinco tentativas para contactar alguém por meio de uma geração de leads antes que ela seja bem-sucedida. Isso significa que você não pode enviar por e-mail uma vez e, quando elas não conseguirem responder, esquecê-las. Só vai funcionar se você continuar trabalhando nisso. Fique com eles até que estejam prontos a se comprometer.

Call to Action ineficiente ou ausente

Sua CTA é talvez a parte mais crucial de todo o processo de geração de leads. Ela diz aos seus visitantes o que fazer a seguir. É quando eles clicam em uma avaliação gratuita, na lista de e-mails ou baixam algo do seu site que você coleta informações. Se o CTA não estiver disponível, não será possível coletar os detalhes necessários para tentar converter esses leads. Certifique-se de que o seu CTA também seja perceptível e fácil de manobrar. Se for complicado demais ou as cores dificultarem a visualização, por exemplo, seu tráfego não vai se preocupar em preenchê-lo. Mantenha as palavras simples e diretas, para que elas tenham uma idéia instantânea do que devem fazer. Você precisa que esta parte seja atraente e chama a atenção em todos os aspectos.

Considerações finais

Espero que você possa usar estas técnicas para melhorar suas campanhas e consequentemente melhorar seu desempenho e suas vendas!

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Bruno Stainen

Olá, Bruno Stainen aqui! Desde 2014 venho ajudando a empresas de todos os tamanhos e de todos os tipos a melhorarem seu posicionamento na internet através de técnicas de Marketing Digital. Espero que minha expertise possa te ajudar a alavancar seu negócio para o próximo nível. Sucesso é a única possibilidade!