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O que faz um analista de Marketing

Se tem uma coisa que nós não podemos mais ignorar é a evolução do mercado.

A internet se tornou um meio extremamente importante no dia a dia do consumidor, sendo um dos principais responsáveis nos processos de decisão de compra.

Você considera comprar um produto ou contratar um serviço e, antes de conferir nas lojas mais próximas, é muito comum checar na web quais são as melhores opções, como realmente funciona, qual a faixa de preço, etc.

A partir disso, é tomada a decisão.

Esse hábito de pesquisa e deixar-se influenciar pelas informações encontradas nos mecanismos de busca tem crescido cada vez mais, e as empresas que realmente querem destaque no mercado acabam investindo nessa forma de divulgação.

Por isso, existiu a necessidade de um profissional capaz de cuidar de todo esse processo interno na empresa: o analista de marketing.

O que é um analista de marketing?

O analista de marketing é um profissional responsável por cuidar da análise das estratégias e resultados de marketing dentro da empresa.

Geralmente esse profissional é contratado para cuidar e desenvolver as estratégias nos meios digitais, principalmente para empresas que resolveram investir pesado nessa área.

É necessário que esse profissional tenha conhecimento de todas as possíveis estratégias de marketing no mundo digital para garantir que as melhores sejam escolhidas para alavancar os números da empresa – sempre pensando em resultados de alcance em curto, médio e longo prazo.

Geralmente é um profissional formado em publicidade e propaganda, marketing, economia, administração ou jornalismo.

O que faz um analista de marketing?

De forma resumida, o analista de marketing é um profissional responsável por criar, desenvolver e mensurar resultados de estratégias de marketing digital para a empresa em que trabalha.

Em algumas ocasiões, esse profissional trabalha sozinho – no caso de empresas de pequeno porte -, mas o mais comum é que haja uma equipe preparada para gerir cada passo da estratégia de marketing digital em questão.

Como comentado acima, é interessante que esse profissional tenha conhecimento de todas as estratégias disponíveis no mercado, como: mídias sociais, seo, links patrocinados, inbound marketing e email marketing, por exemplo, além de conhecer todas as ferramentas necessárias para colocar essas atividades em prática.

1. Análise de Mercado e da Concorrência

Uma das principais atividades do analista de marketing é acompanhar a situação do mercado e os movimentos da concorrência.

Esse profissional precisa fazer um estudo bem detalhado do mercado, levantando as melhores possibilidades de investimento em marketing para a empresa e descobrindo quais são os próximos passos para garantir que sua marca tenha destaque na mente do consumidor.

A análise da concorrência também é fundamental.

É necessário acompanhar os passos dos concorrentes para entender onde eles estão atacando e se aquela é uma oportunidade para vocês ou não.

Pode ser que os concorrentes estejam à frente com as suas ações em marketing, pode ser que estejam em desvantagem… tudo isso precisa ser do conhecimento do analista de marketing, para que tenha mais precisão na hora de planejar as próximas ações.

2. Definição das personas

Outro ponto importante para o analista de marketing é fazer uma grande pesquisa para conhecer cada vez mais o consumidor daquela empresa.

É muito comum ainda encontrarmos, ao pedir a definição do público-alvo, o clichê “homens e mulheres entre 20 e 50 anos das classes B e C”, por exemplo.

Isso é muito ultrapassado!

O que você precisa é criar uma persona.

Principalmente quando pensamos em marketing digital, é preciso ter uma definição mais completa desse público, entendendo realmente quais são suas maiores dificuldades, dúvidas e objeções no momento de compra para conseguir criar uma comunicação cada vez mais assertiva.

3. Estratégias em Mídias sociais

No caso das mídias sociais, esse profissional é responsável por criar um plano de ação mensal para as redes em que a empresa se encontra.

Entender o público, conforme citado no item anterior, é a chave para seguir com as possíveis estratégias no mundo digital.

Para o caso das mídias sociais, conseguimos assim definir em qual rede a empresa precisa estar, de acordo com o perfil dos clientes que ela possui e prospects interessantes.

O profissional, com base nisso, vai criar o plano de ação, colocá-lo em um calendário de marketing, colocar em prática, acompanhar a comunicação dos clientes e prospects com cada uma das publicações e mensurar os resultados ao fim de cada mês para entender quais foram as publicações com maior engajamento, quais tiveram pior recepção e ter uma ideia de como proceder no mês seguinte.

4. Estratégia de SEO

No caso das estratégias de SEO, esse profissional é responsável por “arrumar a casa”.

No primeiro momento, ao chegar em uma empresa onde o investimento em marketing digital está começando, é preciso fazer algumas atividades básicas, como otimização onpage.

Além disso, é interessante fazer uma pesquisa de palavras-chave para entender quais são os melhores termos para a sua empresa no mercado, seja por número de busca, quanto por relevância (considerando o público) para conseguirmos entender com base em que os anúncios devem ser feitos.

Se você tem interesse em SEO e não sabe por onde começar leia nosso guia aqui.

5. Estratégia de Links Patrocinados

Chegando na parte dos anúncios, é hora de pensar na estratégia de SEO com todas as palavras-chave mais interessantes para o seu negócio, sempre considerando as necessidades do seu público.

6. Estratégia de Inbound Marketing

A estratégia de inbound marketing acaba pedindo que mais estratégias de marketing digital sejam postas em prática.

Por exemplo, nesse momento, as mídias sociais e estratégias de SEO são fundamentais.

Criamos aqui conteúdos interessantes, considerando as maiores dúvidas e problemas das personas para educar o mercado.

De acordo com a Hubspot, o consumidor não quer mais ser comprado – está na hora de pararmos com aquelas propagandas agressivas que visam apenas a compra de um produto específico: o consumidor quer ser educado!

E é nesse momento que essa estratégia entra.

O blog da empresa será uma grande ferramenta na estratégia de inbound marketing.

Com conteúdos relevantes para o leitor, criamos uma estratégia de educação, junto com uma relação de confiança entre empresa e consumidor.

Com base nisso, o possível cliente, ao concluir a necessidade de compra de um produto ou contratação de um serviço, tomará uma decisão consciente, além de, claro, ter sua empresa em mente na hora de fazer essa escolha, devido às ações de educação e relação de proximidade que criaram nas etapas anteriores.

Concluindo

Para cada uma das estratégias, o domínio de ferramentas se faz necessário.

Entre elas encontramos: ferramentas de gestão e mensuração de resultados de redes sociais, ferramentas de disparo de email marketing, ferramentas de automação de marketing, ferramentas de pesquisa de palavras-chave, etc.

Para se tornar um bom analista de marketing, é preciso estudar!

Esse profissional tende a se destacar no mercado devido a grande quantidade de estratégias e ferramentas que possui domínio.

Então estude, busque entender quais são os movimentos das maiores empresas do mercado, como elas têm tentado alcançar seu público, descubra as ferramentas mais utilizadas por empresas que investem nas mais diversas estratégias de marketing digital e faça testes para aprender a mexer em cada uma delas.

fonte: marketing de conteúdo

Bruno Stainen

Olá, Bruno Stainen aqui! Desde 2014 venho ajudando a empresas de todos os tamanhos e de todos os tipos a melhorarem seu posicionamento na internet através de técnicas de Marketing Digital. Espero que minha expertise possa te ajudar a alavancar seu negócio para o próximo nível. Sucesso é a única possibilidade!