Como aumentar o tráfego do meu site

Está de longe é uma grande dúvida que vários empreendedores possuem e com o aumento das estratégias de marketing digital, o tráfego de um site se torna cada vez mais importante para o posicionamento de uma empresa no mundo online, e consequentemente impacta profundamente em suas vendas.

Abaixo vamos passear por várias estratégias que te ajudarão como aumentar o tráfego do seu site, vamos lá?

1. Bom posicionamento no Google (SEO)

Quando falamos em Marketing Digital, as primeiras páginas e posições no Google são consideradas fundamentais, principalmente pelo poder que esta posição privilegiada permite às empresas se comunicarem com clientes em potencial, mais ainda se eles já estão procurando sobre algo que sua empresa ofereça.

Acredito que seja impossível falar de aumento de tráfego para um site sem pincelar sobre Otimizações de SEO. De acordo com vários especialistas de Marketing, inclusive eu, este é o primeiro e fundamental passo para sua empresa começar a atrair visitantes, e consequentemente vender pela internet.

Inclusive é bem provável que você veio até aqui quando pesquisava sobre alguma forma de como aumentar o tráfego do seu site, ou viu em algum site como o globo esporte alguma coisa que te trouxe até aqui. Sendo assim provavelmente você já sabe o que a sigla SEO significa, mesmo assim vamos relembrá-la.

“SEO é de forma bem resumida um processo de otimização para um site, usando de estratégias de programação, e boas práticas no processo de construção do conteúdo do site, onde estas técnicas farão com que seu site seja melhor posicionado nos motores de busca como o Google, Yahoo, Bing, etc…”

Trocando em miúdos, esta é uma estratégia básica para quem quer atrair novas pessoas para sua empresa, consequentemente gerar mais leads, mais vendas.

Abaixo vou citar algumas ações que vão te ajudar a melhorar o SEO do seu site, porém lembre-se não existe receita de bolo, e o ideal é sempre que um especialista possa realizar uma auditoria SEO em seu site sempre que possível, ou de tempos em tempos.

SEO on Page (SEO dentro do site)

Mais siglas em? Bom aqui é a otimização que você pode fazer dentro do seu site.

Partindo disso, nós da Stainen aconselhamos a você definir seu Avatar, ou Persona, ou até seu cliente ideal.

Em cima disso, você poderá desenvolver estratégias de pesquisa de Keywords, ou palavras-chave, afim de identificar o que sua persona busca, ou têm interesse, e principalmente, como suprir essa dúvida/dor dela.

Exemplo: João é um jovem jogador de basquete, ele está buscando no google um tênis com especificações especiais para seus próximos jogos. Ele acaba caindo no blog de uma empresa de esportes, onde lá ele leu sobre algumas coisas importantes sobre o tênis que precisa comprar. No fim do artigo ele viu um banner com o modelo de tênis que ele estava buscando!

Este exemplo simples te mostrou

  1. Conteúdo relevante
  2. Posicionamento no google
  3. Call to Action (Chamada para ação)

Sem falar em várias outras ações que esta empresa poderia executar como, remarketing, landing pages, e até a própria venda caso a call to action levasse para um e-commerce.

Veja bem, a definição bem organizada da Persona, junto com a criação do conteúdo certo e o posicionamento no google ajudaram a empresa a captar um novo cliente para seu site. Se você não tem uma persona/avatar, você pode conferir esse post <LINK> para aprender como criar o perfil do seu cliente ideal.

Voltando para às Keywords e as palavras-chave que seus possíveis clientes estão pesquisando, uma pesquisa sobre estas informações e dúvidas de seus clientes deve ser feita com muito esmero e direcionada na necessidade do seu avatar/persona. Você pode fazer uma pesquisa de palavras-chave que seus clientes buscam no google usando a ferramenta Google Keyword Planner

Depois da keyword definida, vamos para a construção do conteúdo em sí:

  • Título com a keyword, e de preferência no início da frase;
  • Use também a keyword em algum subtítulo usando as tags html <h2>;
  • Escreva a keyword no primeiro parágrafo também (de preferência);
  • Se a URL do post/página conter a keyword, melhor ainda;
  • Use-a de maneira natural no decorrer do texto (importante que esteja sendo usada no contexto, apenas espalhar Keywords aleatórias é um suicídio);
  • Use também nos alt-text das imagens, descrição, e título;
  • E para não ficar longo na meta-description (é usada para indexar sua página nos motores, a princípio não está ligada ao SEO mas para que as pessoas cliquem)

Lembre-se o Google, gosta de conteúdos relevantes, portanto de nada vale usar toda uma estratégia se o conteúdo em sí não tem relação com a palavra-chave específica.

SEO off-page (Fora do seu site)

Quando falamos no on-page comentamos muito sobre códigos, técnicas etc… Já quando falamos de SEO off-page estamos falando de quantidade e principalmente qualidade dos links que estão apontando para um post no seu blog, ou uma página no seu site.

Legal, mas o que isso significa?

Significa que quanto mais relacionamentos o seu site tem com outros melhores, ou seja, quanto mais conteúdo linkando para o seu, mais bem posicionado seu site será.

O grande segredo aqui é a qualidade desses links, e da quantidade de sites que estão apontando links/conteúdo relevante para o seu site, principalmente se este site também é bem relacionado/posicionado no Google.

Minha dica é que você tome muito cuidado com os cabides de links espalhados por aí, isso também é um suicídio SEO, aprenda a criar relevância, se relacionar com os sites corretos e desenvolver uma boa estratégia de link building.

Eu sei que SEO é uma coisa um pouco chata até, mas é uma estratégia básica para quem quer desenvolver solidez em seu marketing digital hoje em dia.

Como aumentar o tráfego do meu site

(dicas rápidas para seguir)

Marketing de Conteúdo, é a estratégia que vai alavancar o seu posicionamento e reforçar o SEO, ele é a estratégia de produção de conteúdo relevante.

Mídias Sociais, é uma estratégia básica de expansão deste conteúdo relevante que você criou, afinal, não adianta gastar horas e horas e esperar que ele seja ranqueado não é verdade?

Anúncios pagos, ou compra de mídia, é como diz o Erico Rocha, “Jogar lenha na fogueira” e acelerar os resultados, assim você consegue disseminar este conteúdo pra mais gente de maneira segmentada e mais rápida. Você pode aprender sobre segmentação de campanhas clicando aqui, e em outras formas de anúncios pagos clicando aqui.

Remarketing, Sabe quando você foi na site da Netshoes, escolheu aquele tênis e depois ele te persegue no site da Uol? Pronto, é isso que é remarketing. Só um addendum: Das pessoas impactadas por técnicas de remarketing, algo em torno de 40% delas acabam comprando.

Veja um Case de Suecesso

Você pode ver este case de sucesso da Stainen, onde desenvolvemos o site da Phone.com totalmente do zero e em apenas 3 meses conseguimos que ele subisse para a primeira página no Google.

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