beneficios-digital-franquias

Os benefícios que a era digital trouxe para as franquias

O mercado de Franchising tem muitos processos importantes que devem ser vistos, quando se trabalha com ele, um desses processos é a logística de distribuição para sua franquia.

Esse processo é importantíssimo nas rotinas da distribuidora da sua rede, ele ajuda a gerenciar o produto desde sua saída da fábrica até a chegada no cliente final.

Distribuição também está relacionado a entrega das cargas fracionadas de vários destinatários juntos que são levadas pelos caminhões até seu destino justamente aproveitando frete único com identificação e acompanhamento.

É importante que o gestor da rede saiba desse processo tanto para entender o fluxo dos materiais que vão para sua rede de franquias, quanto melhorar algum ponto necessário visando a eficiência do fluxo dessa distribuição.

Dessa forma reunimos quatro dicas para melhorar a logística de distribuição da sua rede, visando ajudar nos processos de melhoria e apontamento de problemas.

Acompanha até o final para saber tudo sobre esse assunto!

Como funciona a logística de distribuição das redes

A distribuição segue um processo na grande maioria das vezes bem comum, ele primeiro sai da fábrica, para a distribuidora, de lá uma conferência é feita para analisar qual será a carga, o roteiro e o tempo de cada etapa, se analisa os veículos disponíveis para realizar a entrega e também as variantes para verificar se a capacidade de tempo pode melhorar, após isso, a carga é levada através dos veículos para os pontos necessários.

Todo esse procedimento visa a cada etapa diminuir os obstáculos e facilitar o fluxo mais rápido das mercadorias, vale lembrar que dependendo da carga a estratégia pode mudar, dependendo da franquia também, por isso o responsável pela logística analisa todos os pontos baseados na empresa e no que ela vende.

E é com este pensamento que vocês devem seguir este artigo, adaptem a sua franquia a essas dicas de como melhorar o sistema de logística de distribuição da rede, levem para a sua realidade, assim você tira proveito dessas dicas da melhor forma possível.

01 – Acompanhe os processos de controle de estoque

A primeira das quatro dicas para melhorar a logística de distribuição da sua franquia se baseia em manter o controle do estoque de sua rede atualizado.

O que sai da distribuidora e o que entra, bem como ter o conhecimento do que chega até às filiais e da sua saída.

O processo de estoque é importante, principalmente se são alimentos perecíveis é muito importante saber se tudo está sendo estocado de forma adequada.

Tenha todos esses dados para que possa fazer o controle das mudanças nos estoques, saber a periodicidade dos envios, e ver no que pode melhorar ou manter

Esses dados se tornam mais úteis em um sistema de automação feito para esse propósito.

02 – Use um sistema de checklist

Para uma franquia o padrão deve ser a base para tudo, uma franquia que segue a risca seus padrões de qualidade cresce e consegue aplicar seu modelo de negócios de forma eficiente.

O checklist serve como uma lista de checagem para saber se os procedimentos estão sendo feitos corretamente evitando erros humanos.

Não somente na logística de distribuição, mas em qualquer área, usar de checklist melhora a automação do trabalho humano e padroniza as etapas.

Por isso melhorar o sistema de logística da distribuição de sua rede, usar checklists serão de imensa importância, eles podem ser modelos impressos, ou até eletrônicos, devem estar nas mãos de cada um responsável pelas etapas da distribuição afim de manter o controle buscando a uniformização de cada ação.

03 – Tenha um sistema de automação

Contrate algum software de automação para melhorar a captação dos dados acima, mantenha toda sua rede ligada neste sistema com o intuito dos profissionais da logística alimentarem com as informações necessárias de cada filial, para que assim você possa ter um apanhado melhor sobre tudo o que pode ser feito.

Um software de automação te dá rapidez e oportunidade de alinhar todas as filiais tanto para comunicação sobre possíveis mudanças na logística quanto para acompanhar de forma mais rápida cada processo de distribuição.

Caso sua experiência para gerar estratégias com esses dados não seja tão boa, talvez esteja na hora de contratar alguém especializado.

04 – Contrate um suporte ou alguém especializado

O suporte é algo importante quando falamos em melhorar o sistema de logística de distribuição de sua rede.

Alguém competente pode te ajudar a traçar os dados e ver pontos que você não tenha observado.

O suporte pode ser uma consultoria para franquias ou até mesmo alguém bem qualificado.

Não tenha medo de investir a mais para entender bem como uma etapa tão importante assim que é a distribuição funciona.

Conclusão

Agora que você descobriu as dicas para melhorar a logística de distribuição da sua rede, pode aplicar de forma direta e perceber seus resultados.

Sempre inove e não tenha medo de arriscar, se foram percebidas mudanças a se fazer para melhorar sua logística de distribuição para sua rede, não tenha medo de investir e fazer acontecer.

Use essas dicas para achar esses pontos em comum, priorize a forma como cada processo deve ser analisado, ou seja análise o fluxo de seu estoque, faça um checklist padronizado, busque automatizar para gerar maior e melhor informações sobre os dados que tem, e contrate alguém caso precise compreender melhor todo esse fluxo.

Com essas dicas e o seu espírito de mudança seu negócio acontece!

vantagens-e-desafios-do-franchising
vantagens-e-desafios-do-franchising

Vamos conversar sobre
a expansão da sua rede?

Vamos conversar sobre
a expansão da sua rede?

Bruno Gabriel

Redator e Escritor onde minhas experiências envolvem a criação de conteúdo para vários nichos. Desenvolvi trabalhos para a “Revista Digital Mistika”, site “O Segredo”, e hoje adentrando o mundo do marketing estou como redator na Stainen. Possuo certificações pela Rock Content, Hub Spot, Mirago e Udemy sobre Marketing Digital, Produção de conteúdo e Inbound. Também atuo como Designer desde 2017 em tudo que envolve Social Media. Não o bastante sou Formado em História, escritor e poeta, criei o blog “Nulo” e um podcast sobre a vida e filosofia chamado “Sombriocast”. Sou um freelancer atuante com certa experiência editorial no mercado. Amo criar, produzir, e auxiliar quem precisa de suporte nessas áreas. Nas horas vagas sou um bom gamer e um grande buscador de conhecimento. Fala comigo no instagram, vamos puxar um papo! @bruhgabrilu

Expansão de Franquias pode ser
muito mais simples e lucrativa.

Um dos nossos consultores entrará em contato via whatsapp em alguns instantes.
*Campos obrigatórios
Seus dados estão seguros conforme LGPD. Saiba Mais