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Dicas simples para uma Black Friday arrasadora

Vamos falar sobre Black Friday?

Hoje vou te dar alguns toques de como fazer uma campanha mobile robusta para maximizar suas vendas!

O consumidor é mobile first, mas as compras ainda são físicas-92%

Esse é o volume das compras que são realizadas no mundo físico no mundo. E no Brasil os dados são ainda mais fortes.

É verdade, o e-commerce segue um crescimento abismal no Brasil. Os dados do último Relatório WebShoppers da E-bit/Buscapé demonstram isso:

Mesmo em ano de crise, o e-commerce cresceu 15,3%;
39,1 milhões de brasileiros realizaram ao menos uma compra online;
Vendas via dispositivos móveis atingiram marca de 15% do volume financeiro das vendas de dez/2015.

Mesmo com este crescimento na Black Friday a maior parte dessas vendas acontece de modo físico, em lojas tradicionais. Estas recebem um pico de visitas gigante durante o período entre a sexta-feira e o domingo.

Em 2015, apenas entre a base de usuários da In Loco (39 milhões na época), foram registradas no final de semana da Black Friday:

2,2 milhões de visitas a shoppings;
3,2 milhões de visitas a supermercados;
1,8 milhão de visitas a lojas de informática e eletrônicos;
1,7 milhão de visitas para o setor de cosmético e perfumaria.
Por um lado, as compras são feitas no mundo offline. Por outro, as maiores ferramentas até hoje são digitais.

Como reconectar os dois mundos para gerar resultados?

Há alguns anos nenhuma solução para a publicidade era capaz de entregar anúncios digitais com base no comportamento offline do consumidor. Porém, com a chegada do mobile, os mundos on e offline estão se fundindo em uma coisa só.

É aqui que o segredo da geolocalização aparece como uma mão na roda na hora de criar uma campanha efetiva para a *Black Friday* 2016. Duvida? Saber aplicar todo o potencial dessa tecnologia na sua campanha é sinônimo de:

Atrair clientes para o PDV;
Impactar o público-alvo no momento de decisão da compra;
Fidelizar o consumidor e trazê-lo de volta para as compras de Natal.
Agora, vamos partir para a prática. A geolocalização funciona como uma power up na hora de segmentar a campanha. Além de critérios como faixa etária, classe social e gênero, os profissionais de marketing e publicidade agora podem usar a localização da audiência para entregar mensagens que tenham significado para o momento que o público está vivenciando.

Case L’oréal: o poder da geolocalização na prática

Um case de sucesso que utilizou a geolocalização para gerar resultados expressivos na sua campanha foi o “L’oréal: Solar Expertise”. A campanha, bronze na categoria Lead Generation do The Smarties Latam, gerou mais de 134 mil visitas físicas ao ponto de venda em apenas 16 dias.

Para promover a linha Solar Expertise, a L’oréal ousou e utilizou a geolocalização como peça-chave na criação da sua campanha mobile. O principal objetivo da campanha era despertar no consumidor a importância de cuidar da pele.

Por contar com um target muito amplo, a geolocalização foi primordial para identificar qual seria o melhor momento para o público ser impactado com a campanha. Afinal, as pessoas costumam se preocupar mais com a saúde da pele quando estão se expondo diretamente à luz solar.
A partir dessa informação, ficou muito mais fácil definir como impactar a audiência. A campanha impactou consumidores que estivessem em praias, parques e clubes entre as 7h e 10h em pleno verão brasileiro.

Além de atingir a audiência que estava diretamente exposta ao sol, a geolocalização também foi utilizada para impactar quem estava dentro de farmácias e supermercados entre as 8h e 18h, potencializando as chances da concretização da compra.

O segredo do sucesso da campanha foi priorizar o contexto do consumidor a partir do uso dos dados de geolocalização. Mais de quatro milhões de pessoas foram impactadas em apenas 16 dias de campanha. Graças ao poder da geolocalização, o número de visitas físicas foi de 134 mil. Ou seja, uma média de oito mil pessoas visitou algum ponto de venda L’oréal por dia durante a veiculação da campanha.

Mas como funciona esta tal de geolocalização?

Bom, a Geolocalização funciona através de diversos meios, como o Facebook, Instagram, Waze, entre outros.
Vamos usar o Facebook como exemplo: Você pode segmentar seu público por país, estado, cidade, bairro, até por CEP você pode segmentá-lo, dividir por gênero (só para homens, só para mulheres) ou até por condições financeiras (renda de R$2.000 até 5.000, renda de R$10.000 acima), o público pode ser segmentado por gosto musical, por livros que leram, por pessoas ou páginas que seguem, as opções são enormes, quando usadas com técnicas de marketing digital específicas para seu negócio.

Por isso que uma boa estrutura e principalmente equipe acompanhando todos os resultados são de grande importância, e lembre-se o marketing digital não é algo que se publica hoje e pah! já vende rios de dinheiro, marketing digital é o relacionamento que sua marca mantém TODOS OS DIAS com seus clientes, não só para vendas, mas a cada dia conquistando e se fixando cada vez mais no cotidiano dele.

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Bruno Stainen

Olá, Bruno Stainen aqui! Desde 2014 venho ajudando a empresas de todos os tamanhos e de todos os tipos a melhorarem seu posicionamento na internet através de técnicas de Marketing Digital. Espero que minha expertise possa te ajudar a alavancar seu negócio para o próximo nível. Sucesso é a única possibilidade!