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Boas práticas para a implantação de uma unidade franqueada

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O crescimento de redes de Franchising acontece através da instauração de novas unidades do negócio. É dessa forma que uma rede cresce: através da apresentação da COF à empreendedores, os quais se tornam franqueados. A forma que é feito o crescimento das redes, na veracidade, acaba sendo um dos elementares fatores do sucesso do franchising no mercado – por fim, ele se demonstra como um padrão vantajoso para empreendedores que não propõem-se a iniciar sua próprio empresa, mas que gostariam de laborar como gestores.

Dessa maneira, expandir uma franquia é uma troca – o negócio oferece ao franqueado a chance de gerenciar uma loja da empresa e do outro, uma boa porcentagem da renda é retorna à franqueadora.

É de se esperar, logo, que para que a instauração de unidades franqueadas ocorra de forma tranquila, são necessários um tanto de esforço, do franqueador, e do franqueado. Cada parte tem papeis específicos para que a expansão realmente aconteça com perfeição. Veja abaixo boas práticas para implantar uma unidade franqueada.

Pesquisa de Mercado: Supõe-se que uma rede de franchising tenha um plano de crescimento, ao qual abrange metas específicas. Pensando nas metas da empresa, o crescimento/expansão não é feita de qualquer forma, para qualquer região. É fundamental que o franqueador, antes de dar aval ao início de novas unidades da empresa em determinados territórios, pesquise potenciais lugares que ofereçam o perfil da persona que esteja em conformidade com os interesses do negócio. Nesse processo, é interessante contar com a auxílio de consultores de campo – profissionais experientes, que conheçam o mercado e que possam ir atrás de dados relevantes para a parecer de estratégias de crescimento.

Treinamento: A captação de potenciais franqueados – empresários interessados na empresa –, deve levar em conta o padrão do profissional, não examinando apenas suas qualificações, mas sua compatibilidade com os serviços oferecidos pela franqueadora e com a maneira de trabalho do operador de uma franquia. Escolhido e contratado o franqueado, é hora de induzi-lo ao programa de formação obrigatório. É a partir do treinamento que o novo franqueado terá o know-how da franqueadora para gerir a unidade franqueada da qual será representante, garantindo o controle e a qualidade do nome da empresa.

Fornecedores: É indispensável a aquisição de fornecedores antes de colocar uma nova franquia em funcionamento, eles serão os mantenedores de matéria-prima da loja. Deve-se considerar que sua contratação não se apegue apenas aos custos, mas também no prazo de entrega, compromisso e atendimento. É importantíssimo que eles sejam de extrema qualidade, para que tanto na implantação de uma unidade franqueada, quanto em seus anos de vida não fiquem na mão.

Divulgação: Para que esta nova unidade franqueada funcione como deveria serão necessário atrair o público-alvo, ou persona para comprar. A divulgação é uma parte importante deste processo, portanto o franqueador deverá desenvolver ações conjuntas com seu time de marketing, ou com agência de marketing caso não possua equipe própria. Ter ao lado da franqeuadora uma agência especializada em redes de franquias é de suma importância, já que o sistema de franchising tem suas peculiaridades. Este investimento é parte fundamental das boas práticas para a implantação de uma unidade franqueada. Você pode ver um exemplo de uma rede de franquia Australiana que a Stainen ajudou a consolidar no mercado brasileiro clicando aqui.

Investimentos: O empresário dono da nova unidade franqueada deverá separar um capital para iniciar e dar andamento da implantação da unidade franqueada que ele será o responsável. Abaixo você conhecerá os principais investimentos comumente arcados por um franqueado.

Ponto comercial: Esta parte deve ser vista com muito critério e em conjunto, franqueado e franqueador para que as estratégias estejam alinhadas com a visão da franqueadora e para que a instalação da unidade ocorra como deve. A aquisição de um imóvel ou o aluguem é em quase 100% das franquias um investimento do franqueado, e também a construção, decoração de acordo com as normas e padrões da marca também são oriundas de capital do franqueado.

Estoque: Algumas redes franqueadas exigem a aquisição de matéria-prima de fornecedores, por tanto o franqueado deverá ter estoque suficiente em sua loja franqueada antes de realizar uma inauguração. Esta é uma questão que pode complicar a implantação de uma unidade franqueada caso o franqueado não se atenha aos detalhes.

Capital de giro: Dinheiro é fator crucial em qualquer negócio, e um capital de giro garante o funcionamento da franquia por um período X caso algo inesperado possa ocorrer. Custos como manutenções, pagamento de colaboradores, ou eventuais problemas que possam aparecer no dia-a-dia de uma loja. É responsabilidade do franqueado estar ciente disso e providenciar uma reserva em dinheiro.

Relacionamento: A boa relação com o franqueador é de suma importância para a vida plena de uma franquia, o franqueado precisa entenet que ele não entrou com dinheiro apenas e agora é dono de uma empresa, ele precisa ser qualificado para tocar o negócio, seja atuando como gerente da loja, ou como administrador. Para garantir isto a franqueadora deve dar todo o treinamento necessário para que o franqueado esteja completamente capacitado e por dentro de todas rotinas que envolvem o negócio em si. Um relacionamento comunicativo, olho no olho e diligente é importante para que os trabalhos sejam executados de forma simples, sem que pequenos problemas apareçam como consequência de uma comunicação falha por exemplo.

Uma relação de parceria, que visa o crescimento da rede como um todo é a visão que todo franqueador e franqueado devem possuir. Uma expansão inteligente ocorre em trabalho em conjunto de franqueado e franqueador.

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Bruno Stainen

Olá, Bruno Stainen aqui! Desde 2014 venho ajudando a empresas de todos os tamanhos e de todos os tipos a melhorarem seu posicionamento na internet através de técnicas de Marketing Digital. Espero que minha expertise possa te ajudar a alavancar seu negócio para o próximo nível. Sucesso é a única possibilidade!