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Marketing digital para expansão de franquias

Marketing digital para expansão de franquias

A escolha de transformar um negócio em franquia, muitas vezes é demorado e penoso no início, mas ao longo das décadas o sistema de franchise vêm provando que é uma grande alternativa para que pequenos negócios com propostas inovadoras cresçam exponencialmente, porém aí entra uma etapa que muitas vezes paralisa todo o processo, a tão temida expansão!

A expansão de uma rede nada mais é que comercializar novas unidades franqueadas. Entenda que no cerne da expansão está a venda de franquias, porém um passo importantíssimo que está atrelado à venda é um processo de seleção de franqueados otimizado e eficiente.

Nem todo mundo nasceu para ter uma franquia, isto é um fato.

Como funciona a expansão de franquias?

Talvez uma etapa que gere grande problema para os franqueadores ao redor do Brasil e do mundo é justamente encontrar os candidatos à franqueados ideais para seu negócio. Esta busca se baseia em fluxos de marketing e funis de vendas, onde as marcas funcionam como um produto que percorre o fluxo nas seguintes etapas: Atenção – Interesse – Desejo – Ação. Este processo básico formam um funil de vendas.

Em cima deste funil foram desenvolvidas diversas vertentes, metodologias e modos de operação como o modelo AIDA por exemplo, e que foi denominada funil de vendas, funil de marketing ou até mesmo jornada de compras do cliente.

A principal questão em estuda profundamente as diversas metodologias é desenvolver uma base comportamental para seu consumidor, que no caso são investidores, ou pessoas do ramo do franchising.

Marketing digital para expansão de franquias

Com o advento da internet e em meados dos anos 2000, estes funis de vendas, ou de marketing foram ganhando novos elementos, baseados em características que os novos consumidores estavam apresentando. Independente das mudanças ocorridas e variações existentes a metodologia do funil de vendas basicamente ainda é o mesmo.

Atualmente o Marketing Digital se tornou indispensável para qualquer estratégia empresarial, seja ela uma franquia ou não. Hoje empresas de pequeno porte a gigantes multinacionais precisam usar o marketing digital para se atualizar e se manter no mercado. Este tipo de marketing funciona de maneira um pouco diferente do convencional, ele consiste em escoar informações através de canais digitais como as redes sociais por exemplo e assim divulgar ou comercializar produtos e serviços.

O uso destas técnicas gerou a demanda para a criação de todo um ecossistema baseado neste novo marketing, são ferramentas que ajudam as empresas a desenvolver uma estratégia mais assertiva quando se fala em expansão de um negócio, atingir a um público específico, etc. Por isto que nós da Stainen vamos te ajudar a desenvolver capacidades, ou pelo menos insights para que você possa iniciar uma campanha de expansão da sua franquia de forma consistente, previsível e lucrativa, vamos lá?

Começo da estratégia de expansão

É importante entender que todo o processo de expansão da sua franquia seja desenvolvido com base em um planejamento de ações e metas a se atingir. Reflita sobre as necessidades: Como captar novos prospects? Como criar as circunstâncias para que um time de franqueados possa se desenvolver? Como aumentar as vendas para o público final e alavancar minha franquia? Como fazer com que as pessoas conheçam a minha marca? Como fortalecer minha imagem?

São muitas perguntas, e todas elas são de extrema importância para um bom desenvolvimento, pois sabendo de todos os seus gaps (problemas) você consegue trabalhá-los para que eles não sejam tão danosos, ou até mesmo inexistentes no futuro.

Com base nisto vamos às dicas principais usar o marketing digital para expansão de franquias.

Site e blog para a franquia

Um site é a porta de entrada para um mundo novo de clientes que surgem todos os dias no Brasil e no mundo.

Há um estudo feito pelo pessoal da We Are Social e Hootsuite que revela dados interessantes: o Digital in 2017 Global Overview. Saber ler estes resultados têm implicações importantes para as empresas, governos e sociedade em geral.

No mundo, por exemplo, mais da metade da população mundial usa a internet. Mas, não é apenas a internet que está crescendo rapidamente, é possível identificar uma série e pontos importantes neste relatório:

  • Mais da metade do mundo agora usa um smartphone;
  • Quase dois terços da população mundial tem agora um celular;
  • Mais de metade do tráfego da web mundial vem de telefones celulares;
  • Mais de metade de todas as conexões móveis em todo o mundo são agora “banda larga”;
  • Mais de um em cada cinco indivíduos do mundo fez compras online nos últimos 30 dias.

Os dados na internet no Brasil são interessantes:

  • Somos, aproximadamente, 139 milhões de internautas tupiniquins;
  • Metade da população brasileira acessa a internet por dispositivos móveis;
  • 58% dos brasileiros utilizam redes sociais;
  • Gastamos, em média, 8h56m diárias conectados, 3h43m nas redes sociais.

São dados que mostram como a população brasileira está cada vez mais móvel (um dado surpreendente é o número de chips móveis maiores do que a população total). E é claro, utilizamos muito as redes sociais, dentre elas o YouTube, Facebook e Instagram, vamos falar deles jajá.

Aqui, umas das questões mais importantes é que sua página na web tenha uma versão responsiva para mobile. Ou seja, que permita que o seu site seja acessado de forma adequada através do celular também.

Tenha um Blog

Outro passo importante é criar um blog para a sua empresa. O seu site deve ter um link para um blog corporativo, onde você poderá explorar os temas que envolvem a sua marca.

O site, na maioria das vezes, não é o lugar mais apropriado para colocar conteúdos muito aprofundados sobre seus produtos e serviços, lançamentos, reviews e outros temas. Nesse sentido, o blog é a melhor opção, mas ele precisa estar dentro do seu site.

O blog ajudará você a ranquear melhor sua marca e seu site no Google. Mas, para isso, é importante você oferecer conteúdo de qualidade para seu público. Não adianta exibir postagens genéricas, sem vídeos e imagens e copiadas de outros sites, pois isso não te ajudará em nenhum sentido.

Cada post em seu blog deve ser visto como uma poderosa ferramenta para otimizar as palavras-chave do seu negócio no Google. Por exemplo: você possui uma franquia de comidas saudáveis. As postagens podem conter dicas saudáveis para seus clientes, dicas de feiras na região em que está instalada sua franquia, informações sobre alimentos, receitas saudáveis, entre outros assuntos.

Algumas dicas para que seu blog tenha bons resultados:

  • Tenha a opção de assinatura no blog, caso a pessoa queira receber seus conteúdos com frequência. Assim você também terá o contato de possíveis clientes para realizar outras ações de marketing;
  • Tenha opção de busca no seu site, para que a pessoa possa procurar por termos-chave;
  • Tenha opção de comentários: importante para saber o feedback do seu público sobre seu conteúdo;
  • Botões para compartilhar postagens;
  • Sistema de Web Analytics, que dará a você as informações sobre o blog;
  • Ícone do facebook da sua empresa;

Campanhas de marketing e vendas para franquias

Outra grande dica é usar das ferramentas existentes no mercado para fazer com que seu negócio seja visto pelos seus potenciais clientes, para isto o google disponibiliza diversas opções de ferramentas para isto.

Campanhas digitais possuem as mesmas diretrizes que as campanhas offline, a ideia é selecionar um target (público algo/persona) escolher os canais e iniciar o processo.

Veja alguns exemplos de campanhas digitais que você pode usar em sua franquia:

Google Adwords

O serviço usa o sistema de publicidade por Custo por Clique (CPC) e (CPM) que consiste em anúncios em forma de links encontrados, principalmente, nos mecanismos de pesquisa relacionados às palavras-chave que o internauta está pesquisando. É um modo de adquirir publicidade altamente segmentada independentemente de qual seja o orçamento do anunciante.

Um exemplo da vantagem dessa estratégia: imagine que alguém esteja precisando de uma lavanderia em Porto Alegre, mas não saiba aonde encontrar. Essa pessoa pega o celular e digita no Google “lavanderia porto alegre”. Em seguida, o buscador mostrará diversas opções. Se sua marca não estiver ali, essa pessoa não vai saber da sua existência e não vai contratar seu serviço.

As campanhas digitais ajudam sua empresa a aparecer na primeira página do Google quando alguém procura pelas palavras-chave relacionadas ao seu negócio. Uma dica para quem está começando nessa área é investir em campanhas online através do Google Adwords. Com essa ferramenta, é possível criar um anúncio online a partir de qualquer valor confortável para o seu bolso.

Caso você se sinta seguro e preparado, você pode trabalhar com o Google Adwords por conta própria. Há também agências especializadas nessa modalidade de publicidade. O preço que você terá que desembolsar será maior, mas elas poderão lhe ajudar com mais qualidade, inclusive mostrando outras ferramentas.

Facebook Ads

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Uma outra grande estratégia é usar a plataforma de anúncios do Facebook Ads, com ela você consegue direcionar um post de um blog por exemplo para um grupo de pessoas específico que você determina previamente em um painel dentro do próprio fb.

A grande vantagem em usar o Facebook ads é que você pode segmentar um publico por características muito específicas e voltadas totalmente ao seu negócio por exemplo.

Você pode segmentar por:

  • Sexo
  • Idade
  • Renda (ganha mais de 20mil por mês)
  • Interesses (franchising por exemplo)
  • Páginas que segue (ABF por exemplo)

As possibilidades são tremendas e muitas vezes o facebook serve de canal de aquisição de leads para um negócio desenvolver uma estratégia de qualificação e possivelmente vendas em um futuro próximo.

A grande sacada em usar anúncios do facebook é: Conheça profundamente seu cliente, seja quase seu psicólogo, compreenda seus gostos, manias, defeitos, etc. Munido destas informações você conseguirá atingir muito mais pessoas que possuem o perfil do seu cliente ideal.

Veja abaixo um exemplo de campanha no Facebook Ads.

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Automação de Marketing

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Todos precisam ser gerenciados e atualizados com conteúdo constantemente!

E-mail marketing precisa de acompanhamento, criação de mensagens e envio delas.

As redes sociais precisam de uma gestão ativa para nutrir esse relacionamento e mostrar que a sua marca é presente.

Blogs precisam de conteúdo novo e atualizado, sempre!

Ufa, quanta coisa, né?

A automação de marketing procura otimizar (e automatizar, claro) esses processos, para você ganhar tempo. E tempo é dinheiro!

automação de marketing realmente consiste em facilitar esses processos.

Automatizar as postagens nas redes sociais, criar fluxos de nutrição de envios de e-mail, postagens no blog, monitoramento do tráfego e comportamento dos usuários.

Mas o real motivo da importância da automação de marketing é que ela te ajuda a ganhar mais dinheiro! Como?

Ao facilitar os processos, você ganha tempo para criar mais ações, gerar mais leads e transformá-las em clientes.

As plataformas de automação permitem um acompanhamento muito próximo das suas leads.

Você consegue entender quais campanhas elas preferem, quais e-mails tem melhor taxa de abertura e qual é o comportamento mais comum delas.

A partir daí, é possível otimizar as suas campanhas para melhorar os números, consequentemente melhorando as vendas.

Retorno Sobre o Investimento da Automação

Nada ajuda a provar a eficiência de algo no mundo do marketing do que o retorno sobre o investimento!

O ROI é a melhor forma de entender se um canal está ajudando a empresa a crescer, analisando quanto de receita foi gerada de acordo com um certo investimento.

E para mostrar se o return on investment realmente é positivo, nada melhor que do que números.

Eles nunca mentem!

Para começar, empresas que inserem a automação de marketing no seu dia a dia, podem presenciar um aumento de até 6,9% na produtividade da sua equipe.

Principalmente se elas vierem de um sistema de marketing baseado em ações manuais.

Essa otimização também afeta os gastos administrativos que a sua empresa pode ter, mas que não são considerados gastos regulares.

Podem ser coisas bobas como materiais de escritório e telefones, mas também podem ser viagens, despesas com hospedagem e transporte e vários outros. A automação reduz esses gastos em uma média de 3,4%.

A produtividade do seu time de vendas pode aumentar em uma média de 4%, indo de 1,6% até 6,4%.

O pipeline tem uma melhora média de 24%. Isso quer dizer que a passagem de leads e a comunicação entre os times fica quase 1/4 mais rápida!

O tempo gasto vendendo aumenta em 22%, logo, seus vendedores vão passar mais tempo falando com potenciais clientes, o que vai gerar mais vendas, em média, 25% a mais de receita vai entrar!

Todos esses dados foram obtidos através da Nucleus Research!

Agora vamos ficar com um exemplo real de automação e expansão de franquias:

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Espero que este post tenha ajudado a você desenvolver um estratégia de expansão para sua rede de franquia!

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Vamos conversar sobre
a expansão da sua rede?

Vamos conversar sobre
a expansão da sua rede?

Bruno Stainen

Olá, Bruno Stainen aqui! Desde 2014 venho ajudando a empresas de todos os tamanhos e de todos os tipos a melhorarem seu posicionamento na internet através de técnicas de Marketing Digital. Espero que minha expertise possa te ajudar a alavancar seu negócio para o próximo nível. Sucesso é a única possibilidade!

Expansão de Franquias pode ser
muito mais simples e lucrativa.

Um dos nossos consultores entrará em contato via whatsapp em alguns instantes.
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