Passo a passo para ser um profissional de marketing digital em 2018
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Passo a passo para ser um profissional de marketing digital em 2018
Muita gente se pergunta o que faz um profissional de marketing digital, quais as suas competências e o que ele deve fazer para ajudar seus clientes. Por isto desenvolvi este passo a passo para ser um profissional de marketing digital em 2018.
Vamos pincelar sobre as 7 características que considero um passo a passo para ser um profissional de marketing digital em 2018, em especial os três pilares que todo consultor ou dono de agência deve saber para oferecer um serviço diferenciado e de excelência em marketing online.
Quem é um profissional de Marketing Digital?
Com o crescimento das redes sociais, uma figura muito importante surgiu como uma nova profissão: o profissional de marketing digital, ele está cada vez mais presente em grandes empresas e hoje em pequenas empresas também.
Apesar de ser uma área de atuação relativamente recente, e a maioria dos empresários ainda desconhecê-la, o profissional de marketing digital vem se tornando importantíssimo para a tomada de decisões e investimentos nesta área que cresce exponencialmente.
Nós acreditamos que aos poucos as empresas irão perceber que o marketing digital exige que pessoas qualificadas estejam por trás de suas ações, e que uma estratégia sólida de marketing não pode ser realizada por pessoas despreparadas, causando riscos sérios às empresas que chamam aqueles “sobrinhos” que conhecem internet.
O que faz um profissional de marketing digital
Um profissional de marketing digital atua como um estrategista, especializado em uma área o mais áreas do marketing digital, ele ajuda as empresas a realizarem um conjunto de diretrizes e ações de marketing online, muitas vezes também offline, executando uma “exposição” correta de um produto ou serviço.
Esta função tem como principal propósito a solidificação da presença online da empresa cliente e consequentemente aumentar as suas vendas, onde dentro dos planos e estratégias de marketing podem incluir detalhes de curto prazo e longo prazo, tudo depende o contrato firmado pelo profissional e a empresa em questão.
Um planejamento de marketing normalmente segue os seguintes passos:
- Objetivos para consolidação da presença online da marca;
- Necessidades imediatas em função da situação da empresa no mercado;
- Identificação dos principais concorrentes que possuam boa presença online;
- Definição dos canais e meios a serem utilizados em campanhas;
- Definição de sistemas, métricas e KPIs a serem monitorados.
O que fazer para ser um profissional de marketing digital?
Você deve estar pensando que o fator principal para iniciar seria a aquisição de um escritório, uma equipe operacional, computadores novos, etc.
Eu te respondo com plena convicção que não! Por exemplo aqui na Stainen nós possuímos uma equipe de gerentes e diretores de artes, nosso escritório funciona na capital do Rio Grande do Norte, porém nossos colaboradores são de todo o país, atuando home office, nosso escritório funciona apenas como base e sede da empresa, porém toda a nossa operação acontece na internet, através de servidores cloud e atendimento online.
Nosso modelo de negócio permite liberdade geográfica para atender clientes em todo o Brasil e fora também!
Neste passo para ser um profissional de marketing digital em 2018 separamos algumas características necessárias para consolidar este projeto pessoal, ou até mesmo a criação de uma empresa baseada neste modelo de negócio, são elas 3 essenciais e 4 complementares, vamos lá?
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Características Essenciais
Estas características são fundamentais para que você desenvolva e possua um alicerce forte, assim você terá sempre a base necessária para oferecer mais vendas, autoridade, processos sólidos, estratégias comprovadas, enfim, este alicerce fará você oferecer sucesso aos seus clientes. Confira aqui neste passo a passo para ser um profissional de marketing digital em 2018.
Conhecimento
Conhecimento é a base para o desenvolvimento pessoal tanto de uma pessoa, quanto de uma empresa que preste serviços de marketing digital a outros negócios, ele é o primeiro passo para embasar qualquer estratégia, sem ele você não poderá identificar os Gaps e Oportunidades oriundos de um determinado negócio, de um nicho do mercado, ou de uma rede de franquia por exemplo.
Seu conhecimento deve ser a fonte de todo o processo a ser desenvolvido, por exemplo, uma consultoria em SEO para o site de uma empresa, você precisa deste conhecimento para orientar quais os passos necessários para serem executados a atingir as metas propostas pela parceria que você fechou, ou irá fechar, note que sem este conhecimento você não poderá realizar o serviço, ou orientar as pessoas envolvidas na execução do mesmo.
Invista nas suas habilidades, conhecimento e principalmente desenvolva uma rotina de “testes” onde você possa estar em constante acesso a estes conhecimentos e ponha-os em prática! A prática levará seus processos ao próximo nível, os erros o ajudarão a lapidar as arestas imperfeitas que você precisa para oferecer um serviço de excelência à uma empresa.
Persona
Se você está estudando marketing digital, ou busca iniciar uma consultoria ou até mesmo uma agência especializada com certeza já se deparou com esta definição muito comentada hoje.
Uma persona bem definida é base para qualquer estratégia de marketing online, e não seria diferente para você que quer iniciar sua carreira como profissional de marketing digital. Com ela você vai definir aonde quer chegar, para quem quer vender, e principalmente quem precisa dos seus serviços, ou produtos. Estas perguntas devem estar sempre presentes para que você não perca o foco e acabe gastando energia em um tipo de cliente que não precisa do seu serviço.
Criar uma persona ou várias personas, pode ser mais fácil quando você consegue fazer as perguntas certas. Utilizar estas informações coletadas servirão como base para suas tomadas de decisão sejam direcionadas àquele perfil.
Em nosso passo a passo para ser um profissional de marketing digital em 2018 vamos te dar informações pertinentes para desenvolver uma Persona com qualidade:
Estas perguntas ajudam a definir o perfil comportamental de sua persona
- Quem é o seu potencial cliente? (características físicas e psicológicas do responsável pela compra)
- Que tipo de assunto interessaria para ele sobre o seu setor?
- Quais são as atividades mais comuns que ele realiza (tanto pessoal quanto profissionalmente)?
- Qual seu nível de instrução? Quais seus desafios e obstáculos?
- Que tipo de informações ele consome e em quais veículos?
- Quais são seus objetivos, suas dificuldades e desafios?
- No caso de produtos B2B, qual é o tipo de empresa que compra a sua solução? E qual o cargo de quem compra?
- Quem influencia suas decisões?
O próximo passo é detalhar o perfil do cliente a partir das respostas obtidas. Com isso, você poderá unificar as informações e elaborar o personagem em um documento a ser disponibilizado para todos na empresa que possam se beneficiar do estudo que você fez.
- Nome da persona (fictício)
- Sexo
- Idade
- Cargo/Ocupação
- Ramo de atividade
- Nível de escolaridade
- Meios de comunicação utilizados
- Objetivos da persona
- Desafios da persona
Processos
em nosso passo a passo para ser um profissional de marketing digital em 2018 os processos são a terceira e última parte dos pilares para se tornar um profissional de marketing digital, com eles você terá a base de operação para realizar o processo de consultoria em um cliente.
Você deve estar se perguntando quais são estes processos, em que eles se baseiam, etc.
Os processos são talvez a parte mais importante na carreira de um profissional de marketing digital pois dela se originam as 4 características complementares, que são a parte “externa” na sua assessoria, o que fica a vista para os clientes.
Imagine que você conseguiu seu primeiro cliente, para isto você precisa saber como organizar o cronograma, como realizar um planejamento estratégico bem feito, um planejamento de marketing que permita crescimento e previsibilidade para seus clientes.
Aqui é onde está a principal característica para seus clientes, é aqui nos processos que você vai oferecer os meios para que seus clientes vendam mais!
O conhecimento técnico que você possui de nada vale se você não possui um processo onde consiga transformar no âmbito intelectual para o campo, para transformar em vendas e gerar lucro para seus clientes.
Aqui nos processos temos as 4 características complementares que todos os profissionais de marketing digital devem possuir:
- Construção de valor e Autoridade;
- Metodologia de administração de negócios;
- Estratégias de Expansão e campanhas de vendas;
- Metodologia de maximização de lucratividade.
Mas aí é assunto para um próximo post!
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