O que é Agile Marketing

O que é Agile Marketing e como implementar na minha empresa

Foi-se o tempo que uma campanha de marketing para gerar lucro durava um ano, com longas reuniões exaustivas, seguindo modelos engessados da época passada.

O futuro chegou, e com ele as inovações tecnológicas e pessoais, o público ficou mais exigente, as pessoas começaram a mudar rápido de opinião, ou seguir tendências digitais com maior frequência.

Nesse cenário de tanta rapidez e flexibilidade a agilidade e eficiência se tornaram princípios importantes para serem aplicados as empresas que enfrentam uma era com públicos mais exigentes e frequentemente mutáveis.

Foram pensando nesses princípios que o Agile Marketing saiu de um conceito usado por desenvolvedores para um conceito aplicado ao Marketing moderno.

Mas se você não sabe o que é Agile Marketing, nem como aplicar a sua empresa? Não se preocupoe! Este post vai te ajudar, aqui você irá entender o que é Agile Marketing e como implementar na sua empresa para conseguir se destacar no cenário atual da performance digital.

O que é Agile Marketing

A gile Marketing é uma estratégia que envolve ciclos curtos de trabalho para produzir um projeto ou campanha com base nas impressões do público alvo e dos clientes.

Ou seja é uma estratégia que vai se adaptando às mudanças e opiniões do seu público alvo, e que contempla uma maior interação e agilidade entre as equipes de trabalho.

Por isso o Agile Marketing se torna tão importante para nossa era digital, ele atende bem às demandas de flexibilidade, eficiência e comunicação tão necessários as empresas dentro do mundo virtual.

Agile Marketing é uma estratégia que tem sua origem nas metodologias Agiles criadas para

a área de desenvolvimento de softwares.

Sua primeira aparição no Marketing tem origem no evento Sprint Zero, aonde profissionais que já tinham visto a eficiência desse método decidiram criar um manifesto para estabelecer principios de como adaptar essa estratégia as empresas (visto que este modelo era perfeito para atender as mudanças que as empresas estavam enfrentando na migração para a era digital) ele ficou conhecido como: “A   gile Marketing Manifesto“.

Como Implementar o Agile Marketing na sua empresa

Já falamos um pouco sobre o surgimento do Agile Marketing, e o porque que e ste tipo de

m etodologia se tornou tão eficaz para as empresas atualmente.

Agora iremos te ajudar a entender o Agile Marketing e como implementar na sua empresa, adaptando sua forma de trabalho e comunicação com a equipe.

Saiba adaptar sua equipe

A primeira coisa que você precisa saber para começar a usar o Agile Marketing é quantas pessoas tem em cada equipe dos setores de sua empresa, assim você poderá dividir elas nos números correspondentes que cada framework de Agile Marketing permitem.

Um exemplo: o Scrum é um tipo de fluxo de trabalho que permite no máximo 9 pessoas.

Portanto saiba dividir seus funcionários, sempre focando na comunicação entre equipes, isso é um dos benefícios que o Agile Marketing traz, o aumento da produtividade através da facilidade na comunicação.

Utilize de Framework do Agile Marketing

Uma Framework de Agile Marketing são modelos de trabalho que permitem aplicar os princípios dessa estratégia.

Existem três tipos de Frameworks: Scrum, Kanbam, Lean.

  • Scrum: Este modelo apresenta um ciclo curto entre 1 a 4 semanas de trabalho (Chamados de Sprint) em que as equipes envolvidas vão estabelecendo melhorias no projeto com base em reuniões curtas diárias chamadas de stand

Esta forma de trabalho também leva em conta a receptividade do público em cada ciclo da criação de seu projeto, levando em conta os pontos positivos e melhorando os negativos.

É um dos modelos que você pode usar de forma muito ampla em seu negócio, seja num ambiente de produção, seja no ambiente da criação do projeto.

 

  • Kanbam: Kanbam é uma palavra em japonês que significa painel, e é basicamente uma metodologia de controlar o fluxo do trabalho e onde cada pessoa se encontra nesse

De forma simplificada o Kanbam pode criar vários estágios que precisam ser realizados para determinado projeto, esses estágios estão em vários setores, com seus determinados encarregados chegando até seu ponto final de criação.

Basicamente este fluxo pode ser dividido em: A fazer, Em progresso e finalizado.

Este modelo pode ser realizado por meio de uma tabela eletrônica gerada por um software, neste programa todos os setores podem ter comunicação entre si e saberem bem aonde cada um está em seu estágio, quais foram as dificuldades e o que deve ser melhorado.

O objetivo do Kanbam é fazer cumprir os prazos de forma precisa e entender quais os setores que apresentam dificuldades e o que deve ser feito.

  • Lean: A metodologia Lean que pode ser traduzida como “Enxuto” este modelo se baseia em simplificar as tarefas, aumentar a eficácia reduzindo obstáculos utilizando somente dos recursos que se tem no momento e apenas com o necessário.

É um método que deve ser usado acompanhando os constantes estágios do projeto e é normalmente usado quando o mesmo deve ser desenvolvido em curtos períodos.

Sabendo dos 3 modelos você deve usar em sua empresa da forma que mais lhe for necessária, normalmente se utiliza modelos híbridos como usar o Scrum para organizar as equipes, aumentar a dinâmica e eficiência, e o Kanbam para determinar as metas, traçar os estágios e determinar onde se quer chegar alinhando todos os pontos da equipe.

Pode também usar o Lean para reduzir os obstáculos e facilitar o processo do Scrum, ou até mesmo para analisar as estatísticas do Kanbam buscando os pontos que se deve melhorar com o que se tem.

Tudo vai da sua empresa, dos setores, dos dados que tem e da necessidade que é preciso suprir.

Agora você já sabe o que é Agile Marketing e como implementar em sua empresa.

Conclusão

O Agile Marketing é uma realidade nos dias atuais e a empresa que não sabe utilizar de dinâmicas mais rápidas como as que ele apresenta se torna obsoleta.

No Agile você prioriza as opiniões e dados de seu clientes constantemente, deixando de lado planejamentos que seguem uma hierarquia completamente distante que não visa a nossa realidade atual e isso gera lucro e muito mais visibilidade.

Esperamos que essas dicas sejam valiosas para começar seu processo de adaptação para essa inovadora estratégia.

Bruno Gabriel

Redator e Escritor onde minhas experiências envolvem a criação de conteúdo para vários nichos. Desenvolvi trabalhos para a “Revista Digital Mistika”, site “O Segredo”, e hoje adentrando o mundo do marketing estou como redator na Stainen. Possuo certificações pela Rock Content, Hub Spot, Mirago e Udemy sobre Marketing Digital, Produção de conteúdo e Inbound. Também atuo como Designer desde 2017 em tudo que envolve Social Media. Não o bastante sou Formado em História, escritor e poeta, criei o blog “Nulo” e um podcast sobre a vida e filosofia chamado “Sombriocast”. Sou um freelancer atuante com certa experiência editorial no mercado. Amo criar, produzir, e auxiliar quem precisa de suporte nessas áreas. Nas horas vagas sou um bom gamer e um grande buscador de conhecimento. Fala comigo no instagram, vamos puxar um papo! @bruhgabrilu