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Quais são os três objetivos do inbound marketing?

Você saberia dizer quais são os três objetivos do inbound marketing? Antes mesmo disso, você sabe o que é o inbound marketing?

Também conhecido como marketing de atração, esse tipo de publicidade afasta-se totalmente do conceito de marketing tradicional (outbound marketing), indo na direção contrária.

Por meio dele, é possível se utilizar de diversas estratégias, como o marketing de conteúdo e o SEO, com o objetivo principal de proporcionar um aumento na atração, conversão e encantamento dos clientes.

O objetivo desse artigo, tendo em vista a importância desse novo tipo de marketing, é justamente mostrar a você quais são os três objetivos do inboud marketing.

Para saber mais sobre o tema, não deixe de acompanhar esse texto até o final!

 

Inbound marketing: Conheça os três objetivos desse tipo de marketing

1- CONVERTER

Com toda a certeza, um dos objetivos principais do inbound marketing é a conversão de visitantes em leads, para posterior conversão dos mesmos em clientes.

Por meio das mais diversas estratégias de inbound marketing, é possível atrair o público-alvo interessado no nicho de atuação da sua empresa, trazendo-o para seus canais como blogs/sites e redes sociais.

A partir dessa atração, você aumenta as chances de converter esses visitantes em leads, clientes em potenciais, por meio da criação e compartilhamento de conteúdos interessantes e relevantes, o marketing de conteúdo.

Através de outras estratégias, como landing pages e call to actions, por exemplo, é possível aproximar-se mais ainda desses leads com uma comunicação mais direta.

Nesse processo, entra a importância da utilização do e-mail marketing e das suas plataformas de automação, que tornam as campanhas mais eficazes.

Depois do primeiro objetivo de converter, o próximo dos três objetivos do inbound marketing é vender!

 

2- Vender

O fechamento de vendas é o objetivo principal de qualquer empresa, pois é a partir dessa etapa dos negócios que será possível obter lucro.

Para conseguir fazer com que um lead torne-se cliente, é preciso trabalhar bem a comunicação e a nutrição do mesmo por meio das estratégias de marketing digital.

Entra aqui, mais uma vez, a importância do e-mail marketing e das ferramentas de automação dessa estratégia, que podem proporcionar uma maior aproximação com o lead, nutrindo-o com os conteúdos certos.

Através dessas plataformas, você saberá também qual o momento certo de colocar o lead na etapa principal do funil de vendas, de forma que não corra-se o risco de perde-lo no caminho.

O envio de mensagens personalizadas também via outros canais, como no Facebook e no Whatsapp, pode aumentar as chances de realizar uma venda com precisão.

Muitos acreditam que, para a empresa, após a venda o ciclo de negócios está encerrado e é aí que a maioria se engana.

O pós-venda, trabalhando na fidelização do cliente, é crucial e fidelizar é, justamente, o último dos três objetivos do inbound marketing.

 

 

3- FIDELIZAR/ENCANTAR

O último objetivo principal do inbound marketing, e que muitas empresas deixam de alcançar, é fidelizar/encantar o cliente.

Depois de realizada a venda, uma nova jornada inicia-se, em que a meta é conseguir encantar ou fidelizar o cliente, para que o mesmo não só volte a fazer compras na empresa, mas passe a ser uma divulgadora da marca.

Assim, as newsletters e os conteúdos relevantes via e-mail marketing também tornam-se essenciais nessa etapa do pós-venda.

É preciso que a empresa também mantenha canais de comunicação aberta com seus clientes, como é o caso dos canais de mensagem das principais redes sociais.

Sempre é bom relembrar a máxima de que é mais barato manter um cliente do que conquistar um novo!

Conclusão

Como você viu, o inbound marketing ou marketing de atração é um novo tipo de marketing voltado para uma divulgação mais direcionada e personalizada de acordo com o público que se deseja alcançar.

Neste texto, você pôde ver quais são aqueles objetivos considerados como principais para se atingir dentro do inbound marketing, de modo a entender a importância de utilizá-lo.

Gostou do artigo de hoje sobre quais são os três objetivos do inbound marketing?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

Bruno Stainen

Olá, Bruno Stainen aqui! Desde 2014 venho ajudando a empresas de todos os tamanhos e de todos os tipos a melhorarem seu posicionamento na internet através de técnicas de Marketing Digital. Espero que minha expertise possa te ajudar a alavancar seu negócio para o próximo nível. Sucesso é a única possibilidade!