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Como fazer um lançamento semente em 7 passos simples

Quando falamos em Lançamento de Infoproduto, ou Lançamento Digital não podemos deixar de falar nos vários tipos de fórmulas de se lançar um produto digital. Um desses modelos de lançamento se chama Hiper Lançamento Semente de acordo com Erico Rocha, o percursor do Product Launch Formula criado por Jeff Walker e aqui nas terras tupiniquins conhecido como Fórmula de Lançamento.

Uma das grandes características deste tipo de estratégia é a possibilidade de ser realizado mesmo que ainda não exista um produto. Basicamente este tipo de Lançamento Digital é desenvolvido com base em análises captadas de uma audiência antes que ele seja realizado.

Mas antes de falarmos sobre os 7 passos vamos entender um pouco sobre o que é um lançamento digital.

O que é um lançamento semente?

Quando falamos em Lançamento de Infoproduto, ou Lançamento Digital não podemos deixar de falar nos vários tipos de fórmulas de se lançar um produto digital. Um desses modelos de lançamento se chama Lançamento Semente, ou Hiper Lançamento Semente de acordo com Erico Rocha, o percursor do Product Launch Formula criado por Jeff Walker e aqui nas terras tupiniquins conhecido como Fórmula de Lançamento.

Uma das grandes características do Lançamento Semente é a possibilidade de ser realizado mesmo que ainda não exista um produto. Basicamente este tipo de Lançamento Digital é desenvolvido com base em análises captadas de uma audiência antes que ele seja realizado.

Mas antes de falarmos sobre os 7 passos vamos entender um pouco sobre o que é um lançamento digital.

O lançamento semente é uma estratégia de marketing digital muito conhecida entre os alunos do Fórmula de Lançamento. Esta estratégia normalmente é realizada por empreendedores que ou não possuem um produto, ou possuem experiência limitada em estratégias de marketing online. Esta é uma grande oportunidade para estes empreendedores a firmar uma parceria com uma agência de lançamento de infoprodutos.

Com esta estratégia simples é possível:
-Construir uma lista de emails;
-Conhecer o mercado e seu cliente ideal;
-Financiar o produto;
-Validar Ideias;
-Preparação para outros tipos de lançamentos.

Sendo assim como o próprio nome já diz, este tipo de lançamento á uma estratégia que tem como base a validação de um produto e o mercado que o consumirá. Vide uma sementinha que será plantada, se tornará uma plantinha que após um período de cuidados e gestão de suas faculdades que formarão frutos a serem consumidos.

Mas vamos deixar de conversa e vamos para o passo a passo para fazer um lançamento semente. Estes passos podem ser acompanhados e preenchidos em nossa planilha que é um cronograma de lançamento semente, onde você poderá preencher todas as ações necessárias em seu lançamento! Este material está disponível gratuitamente abaixo.

Primeiro Passo: A Isca Digital

Marco Zero: Aqui iremos definir o Nicho, Avatar e Conteúdos como Iscas Digitais.

Esta fase eu considero como a principal em um Lançamento Digital, aqui vamos definir dentro de um cronograma de lançamento as ações que irão definir todos os processos posteriores do projeto.

Aqui definiremos:

– Criação da Isca Digital (eBook, Vídeo, Texto, …);
– Confecção de Conteúdo Bônus (Planilhas, Videoaulas, Checklist, …);
– Escrever Copys da Sequência de Emails;
– Aquisição de Ferramentas de Email-Marketing;
– Construção de Páginas de Captura;
– Criação da Página de Captura;
– Montar e Testar Sequência Automática de Emails.

É importante que você e sua equipe estejam focados nestas tarefas que são por muitas vezes as mais complicadas (e chatas) em um Lançamento de Infoproduto.
Nesta fase tempo é tudo, então mantenha o cronograma alinhado e com todos os prazos em dias, pois no decorrer das semanas algum sinistro pode ocorrer e você acabar perdendo o timing do seu Lançamento

Segundo Passo: Atração e Interesse

Marco Um: Isca Digital, Página de Captura e Sequência de Emails Criada.

Com a página de captura criada, isca definida e demais tarefas concluídas no passo anterior, está na hora de desenvolver as estratégias que envolvem campanhas de compra de mídia, divulgação orgânica e demais estratégias de atração.

Aqui será necessário possuir conta nas redes sociais, Pesquisa e Native Ads caso queira usar a maioria das opções disponíveis. Portanto neste passo precisaremos:

– Criar contas nas Plataformas para Divulgação
– Configuração de Campanha

Com estes passos definidos, budget a ser investido disponível vamos para o próximo passo.

Terceiro Passo: Pré-Lançamento

Marco 2: Lista Inicial Criada e Conteúdo de Valor Entregue

Esta fase é complementar a anterior. É necessário separá-las para que você possa visualizar separadamente duas faces da mesma moeda: Criar e Configurar uma Campanha, e em outra metade a Divulgação e Gestão da mesma.

Aqui é onde entra uma parte crucial em um lançamento, um especialista em tráfego seria muito bem vindo pois as peculiaridades que o facebook, google, taboola, UOL e outras plataformas de ADS apresentam de tempos em tempos requer alguém que possua experiência no manuseio dos dados coletados ao decorrer do tempo.

Para esta fase precisaremos:

– Divulgar Conteúdo em diversas Mídias
– Disparar Sequência de Emails

Note que dentro deste Marco faremos o primeiro disparo para nossa lista recém criada, ou alguma lista já disponível. Aqui é uma boa oportunidade para mapear objeções, coletar informações importantes sobre seu avatar/persona e principalmente iniciar um contato próximo com sua lista.

Quarto Passo: Interação e Descoberta

Marco 3: Hipóteses de Produtos e Necessidades Validadas

Aqui faremos as análises do mapeamento das objeções, faremos uma análise dos dados como abertura de emails, interesse por parte dos leads, e outros detalhes.

Para esta fase precisaremos:

– Criar e Enviar Formulário de Pesquisa
– Tabular Respostas da Pesquisa

Com os dados nas mãos vamos para o próximo passo.

Quinto Passo: Oferta Tentadora

Marco 4: Oferta de Venda Realizada

Esta é a tão esperada fase em um lançamento! Onde dentre sus ações está os webinários de vendas e a abertura do carrinho.

Note que esta é uma parte importantíssima no seu lançamento digital, então seria importante rever todos os passos anteriores, verificar todas as ações pendentes caso existam e as que foram realizadas para que ao construir seu roteiro de vendas ele seja o mais assertivo possível.

Sem delongas vamos às ações necessárias neste passo:

– Escrever Roteiro
– Criar Apresentação para Webinário
– Testar Ferramenta de Webinário
– Agendar Webinário
– Criar Conta e Produto no seu Gateway de Vendas preferido
– Testar Link e Operação na Página de Vendas
– DIA DO WEBINÁRIO DE VENDAS

Pronto, após esta etapa seu infoproduto foi lançado… Mas espera que ainda não acabou! Agora é que começa a parte boa (rsrsrsr)

Sexto Passo: Entrega do Produto

Marco 4: Oferta de Venda Realizada

O Passo seis e o passo sete são complementares. Aqui você irá desenvolver o conteúdo de acordo com o que você planejou no decorrer do seu lançamento, juntamente com os ajustes (que sempre existem) no percurso.

Aqui você precisará:

– Desenvolver Conteúdo
– Configuração de Área de Membros
– Criar Apresentações para Webinários
– Desenvolver Cronograma de Entrega

Ao entregar seu produto lembre-se sempre de manter a integridade do que você prometeu, possuir uma equipe de suporte atenta às duvidas e solicitações dos alunos (mais uma oportunidade em ter uma agência de lançamento de infoprodutos ao seu lado).

Agora o próximo e último passo do ciclo.

Ciclo… Ainda tem mais? Sim!

Sétimo Passo: Escalada de Valor

Marco 5: Entrega de Produto/Serviço Realizada e Escada de Valor Iniciada

Uma das ações que os Infoprodutores mais deixam passar é justamente o passo sete: A escalada de valor. Muitas vezes os marinheiros de primeira viagem não sabem a oportunidade que possuem nas mãos após um lançamento.

Quando temos ao nosso lado um expert em lançamentos ou uma agência de lançamento de infoprodutos com toda a equipe e expertise que esta traz o especialista ganha muito com a experiência dos vários lançamentos já realiados.

Por exemplo, ao mapear as dores do seu avatar lá no passo 3 e 4 você pode descobrir que uma parcela da sua audiência pode (e quer) comprar algo de maior valor como uma consultoria presencial por exemplo!

As opções de escalada são infindáveis e você pode usar este fim de lançamento para iniciar um próximo por exemplo.

Vou deixar abaixo algumas ações que podem ser realizadas nesta fase:

– Criar novos Produtos
– Afiliação
– Escada de Valor

No mais eu espero que este breve conteúdo + o cronograma disponível para download ajude você a realizar seu lançamento!

Sucesso é a única possibilidade!

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Bruno Stainen

Olá, Bruno Stainen aqui! Desde 2014 venho ajudando a empresas de todos os tamanhos e de todos os tipos a melhorarem seu posicionamento na internet através de técnicas de Marketing Digital. Espero que minha expertise possa te ajudar a alavancar seu negócio para o próximo nível. Sucesso é a única possibilidade!

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