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Saiba como ter mais vendas através do e-mail marketing

Saiba como ter mais vendas através do e-mail marketing

 

Os empreendedores iniciantes nas estratégias de e-mail marketing podem até ficar tentados a enviar uma mensagem por dia, com uma nova oferta de produto ou serviço. 

No entanto, o sucesso nas ações de divulgação por e-mail depende de muito mais foco e planejamento.

O e-mail marketing permite às empresas de diversos segmentos de atuação e tamanho, atingirem metas de vendas, criarem relacionamentos duradouros com o público, fidelizarem e engajarem consumidores e potenciais consumidores. Por isso, trata-se de um grande aliado dos departamentos de vendas.

Aos empreendedores, cabe a compreensão sobre a importância do e-mail-marketing para captar mais potenciais clientes e expandir as vendas, além da análise de maneiras para atingir os melhores resultados.

E-mail marketing: o que é e quais as vantagens

O e-mail marketing é considerado por muitos especialistas, como o meio atual com maior potencial para construir e desenvolver uma audiência engajada. 

Isso é decorrente do fato de que ele permite contato direto, prolongado e contínuo com os leads.

Os leads são contatos que representam oportunidades de negócios. São interessados em uma oferta da empresa, que forneceram dados pessoais e de contato em troca. 

A isca pode ser um conteúdo educativo, para exemplificar, sobre instalação elétrica em alvenaria estrutural, ou outro tema relacionado ao serviço ou produto que a empresa oferece.

Os dados permitem a identificação da etapa em que o lead se encontra na jornada de compras. Assim, os profissionais de marketing podem investir em conteúdos diversificados para o envio segmentado de mensagens. 

A produção leva em conta as principais dúvidas, questionamentos e problemas do público em cada etapa do funil de vendas.

Portanto, é a partir de uma combinação de estratégias de produção de conteúdo e funil de vendas que acontece a conversão dos leads para as próximas etapas, resultando em mais vendas ou contratações, no caso de uma especializada em caçamba estacionária para entulho, por exemplo.

A conversão está baseada, principalmente, no poder do Marketing de Conteúdo, que oferece materiais educativos e relevantes, capazes de gerar valor, incentivar a aproximação e contribuir com uma visão positiva das marcas. 

Isso envolve a criação e divulgação de conteúdos em diversos meios, como as redes sociais, blogs, vlogs e o e-mail marketing.

Com relação aos benefícios de adotar o e-mail marketing, é válido citar:

  • Contato rápido, fácil e íntimo com os clientes, como um telefonema;
  • Contato menos invasivo, sem interromper o usuário;
  • Estratégia de marketing de baixo custo e ótimo retorno financeiro;
  • Possibilidade de segmentação e personalização das mensagens;
  • Disponibilidade de métricas de abertura, cliques e erros.

Já com relação ao alcance do e-mail marketing, é um aspecto que depende unicamente do tamanho da base de leads e assinantes que o empreendimento tiver. 

É válido lembrar que todos os contatos devem ser cadastrados pelos próprios usuários conscientemente; nenhuma lista deve ser adquirida por outros meios, sem que os destinatários permitam o recebimento de mensagens.

Como vender mais com o e-mail marketing?

O e-mail marketing é um dos principais aliados, dentre as estratégias de Marketing Digital, para impulsionar as vendas, fidelizar e engajar consumidores e contatos. 

Algumas recomendações auxiliam as empresas a realizarem campanhas certeiras e com potencial para bons resultados. São elas:

Focar no cliente 

O sucesso no e-mail marketing depende de uma estratégia bem definida, com foco no cliente e em suas necessidades, oferecendo o que ele precisa.

Para isso, uma dica é estudar o conceito de buyer persona e aplicá-lo ao negócio. Resumidamente, é um perfil semi-fictício, baseado em dados, que representa o cliente ideal de uma empresa. 

Para se ter uma ideia, uma das personas de um empreendimento focado em manutenção preventiva de transformadores, pode ser: Pedro, 50 anos, casado, engenheiro civil, possui casa e escritório próprios, procura um serviço de manutenção para equipamentos elétricos, focado em transformadores.

 

O estudo das personas permite a construção de mensagens personalizadas, que ajudam os clientes a resolverem os seus problemas.

Criar um cronograma de e-mail marketing com base no funil de vendas

Para conseguir conduzir o lead até o final da jornada de compras, é necessário nutrir o contato com materiais específicos. 

De uma maneira geral, eles se aprofundam ao longo do tempo, até o ponto em que o contato esteja convencido da utilidade da limpeza de piscina de vinil, ou outros tipos de serviços.

Portanto, o ideal é a construção de um cronograma de envios de mensagens, por meio de ferramentas de automação, que se encaixem nos diferentes momentos dos clientes: desde o primeiro contato, que costuma ser mais superficial e elucidativo, até o compartilhamento de informações mais aprofundadas.

A vantagem dessa estratégia é a facilidade em apresentar opções de produtos ou serviços, que ajudam o lead a se decidir pela melhor solução para um problema que ele pode estar enfrentando.

Ter uma base de contatos construída organicamente

A lista de contatos é o bem mais precioso das empresas, no que diz respeito às ações de e-mail marketing. 

Para vender mais por esse canal, é importante estabelecer uma relação de confiança com os leads, amadurecendo o contato e os conteúdos, até que eles fechem negócio.

Contudo, a confiança é estabelecida, principalmente, quando a empresa pede autorização para o envio por e-mail de materiais sobre filtro para piscina externo, ou outros tipos de produtos. 

É preciso considerar que os contatos devem se sentir recompensados com os conteúdos, que devem ser relevantes e de qualidade. 

Isso se reflete nos resultados, com a mensuração das taxas de abertura e cliques, fornecidas pelas ferramentas de automação.

Segmentar a base de contatos

Conforme a lista de contatos da empresa cresce, os profissionais de marketing podem notar e-mails de diferentes origens e perfis. 

Essas informações permitem um direcionamento mais adequado das campanhas de marketing.

Com a ferramenta de gestão e automação de e-mail marketing, uma empresa especializada em pintura intumescente estrutura metálica pode segmentar a audiência. 

Assim, o envio de mensagens realmente relevantes para o público certo é facilitado.

Sempre testar as ações

Para impulsionar as vendas com as ações por e-mail, a solução é ir testando diferentes títulos, tipos de mensagens, horários e dias para o melhor envio, sempre acompanhando as interações, para avaliar o que gera mais resultado.

A análise dos testes pode determinar o modelo de e-mail marketing mais adequado para uma fabricante de extintor a base de espuma, exemplificando. 

De uma maneira geral, a meta é conseguir realizar as ações que correspondem à expectativa dos clientes.

Investir na personalização das mensagens

As mensagens personalizadas (com o nome do destinatário, por exemplo) costumam ter taxas de abertura e de cliques maiores. 

Isso é um resultado da valorização dos clientes, que leva à um aumento da interação e, consequentemente, mais oportunidades de vendas.

A personalização faz com que o destinatário das mensagens crie identificação e empatia com o remetente. Assim, as campanhas são cada vez mais certeiras e irrecusáveis para os leads.

Acertar na quantidade de e-mails disparados

Saber dosar o envio de e-mails é fundamental. Enviar mensagens demais pode resultar em uma alta taxa de cancelamento de assinaturas. 

Por outro lado, o envio espaçado pode fazer com que os clientes se esqueçam da importância de um sistema automático de detecção de incêndios, por exemplo.

É importante lembrar que a maioria das ferramentas de automação de e-mail marketing cobra por quantidade de usuários na lista, não por quantidade de envios. 

Pensando nisso, para aproveitar o investimento e garantir um bom ROI (retorno sobre o investimento), uma boa ideia é enviar mensagens três vezes por semana, em média.

Incentivar opiniões no e-mail marketing

As pessoas que compram online não podem ver, tocar ou sentir os produtos ou serviços que adquirem. 

Por isso, valorizam bastante as opiniões de outros consumidores, que já tenham optado pela mesma escolha.

Nas ofertas, a opinião de outros consumidores destaca ainda mais as qualidades de um produto ou serviço. Além de deixá-los à vista, é preciso incentivar os clientes a comentarem sobre a sua satisfação.

Isso não só encoraja as vendas, mas também tem poder para desenvolver o relacionamento com os clientes atuais, mostrando que a corporação se importa com o que eles podem ter a dizer.

Investir em um bom design para o e-mail marketing

O design apropriado para uma campanha de e-mail marketing sempre vai depender das preferências da audiência. 

Por isso, é importante a análise das personas do negócio, e da segmentação de envios, possibilitando o tom adequado para cada tipo de contato.

Nesse sentido, uma identidade visual agradável e compatível com os destinatários pode alcançar os melhores resultados.

Mensagens com blocos densos de textos são bastante desanimadoras para a maioria das pessoas. 

Ao mesmo tempo, um design totalmente baseado em imagens, ou que não seja responsivo, pode ter a visualização prejudicada.

Por isso, por mais que o conteúdo seja a alma das ações de e-mail marketing, é essencial atentar-se para o design das mensagens.

Recompensar clientes dedicados na campanha

Os clientes frequentes, que voltam às lojas virtuais, compram com frequência e recomendam a conhecidos, representam uma boa porcentagem do faturamento final do empreendimento. 

No planejamento das campanhas de e-mail marketing, eles merecem ações separadas, incentivando ainda mais o relacionamento entre consumidor e empresa. Uma dica é a criação de um sistema de recompensas.

As dicas são úteis para empreendimentos de diferentes segmentos, que podem alcançar maior impacto no seu faturamento com ações de e-mail marketing.

Bruno Stainen

Olá, Bruno Stainen aqui! Desde 2014 venho ajudando a empresas de todos os tamanhos e de todos os tipos a melhorarem seu posicionamento na internet através de técnicas de Marketing Digital. Espero que minha expertise possa te ajudar a alavancar seu negócio para o próximo nível. Sucesso é a única possibilidade!