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5 estratégias de marketing digital para sua empresa investir

Atualmente, a internet faz parte da rotina de boa parte da população mundial. Esse já o primeiro para que empresas invistam em estratégias digitais. As mudanças de comportamento dos consumidores, está cada vez mais acelerada e em rumo ao universo digital. Pedimos comida por aplicativo, trabalhamos, estudamos, conversamos, compramos e até marcamos encontros seguros por meio de aplicativos.   E conforme os comportamentos vão se modificando, é importante que as empresas  tenham ciência e encontre novas maneiras de impactar o seu público. Hoje, não basta apenas ter um site no ar e usar algumas redes sociais, é preciso pensar estrategicamente e conduzir o usuário até que ele feche negócio. Diante disso, separamos 5 estratégias de Marketing Digital que poderá levar a sua empresa a faturar ainda mais. Confira!

O que é Marketing Digital?

Antes de estudarmos as estratégias digitais, é preciso conhecer o que de fato significa Marketing Digital. O termo é bem recente, porém, tem crescido de forma exponencial. Além disso, seu conceito é bem abrangente e complexo.  Mas, o que você precisa saber para dar os próximos passos, é que o Marketing Digital é um conjunto de técnicas que tem como objetivo aproximar, converter e fidelizar os seus cliente. Para isso, existem inúmeras maneiras e técnicas. A escolha de quais usar vai de acordo com o objetivo e necessidade de cada empresa, mas entre elas estão 5 estratégias que está presente em quase todos os planejamentos. Acompanhe a leitura.

Quais são as principais estratégias?

1. Defina seu persona

O passo primordial para qualquer estratégia dentro do Marketing, é compreender quem é o seu público. Como ele se comporta, onde mora, do que se alimenta, quais são os seus gostos, redes sociais que mais utilizam, escolaridade e linguagem, essa são apenas algumas das informações necessárias para ter uma compreensão de quem é o seu público. No entanto, ter esse conhecimento nem sempre é o suficiente, uma das maneiras eficientes em produzir uma boa estratégia persona. Caso você nunca tenha ouvido falar desse termo, a persona nada mais é do que um  personagem semi fictício, criado com o as características do seu cliente.  Ela é essencial para que você consiga formular uma estratégia mais assertiva e que interaja diretamente com o seu público. Por menor que pareça, esse passo é fundamental, por isso, não a negligencie.

2. Monte a jornada do seu consumidor

Após entender que é o público-alvo, está na hora de projetar jornada do seu público. Isso significa que é preciso formular o trajeto que você deseja que o seu público permeia, desde a atração até a compra efetiva. Para isso,o Marketing desenvolveu o que chamamos de Funil de vendas, ele é dividido em três camadas principais, sendo elas: topo do funil, meio do funil e fundo do funil. Cada etapa corresponde a uma ação do usuário. Veja:

Topo do funil

A primeira camada é onde se encontra o maior volume de pessoas, no entanto, baixa taxa de conversão. Isso porque, nesse momento o usuário está pesquisando as possíveis soluções para o seu problema, mas ainda não está considerando nenhuma opção. Por isso, nessa etapa são oferecido ao usuários, conteúdos que sejam mais abrangente e educativos, sem falar do negócio propriamente dito.

Meio do funil

Já nessa etapa, o usuário já tem ciência de quais são as possíveis soluções e está considerando.  Por isso, nessa etapa é oferecido um conteúdo que já mencione o produto do seu negócio com uma das soluções, mas geralmente em comparativo com outras ou mostrando a relevância da solução. Apesar de ter um número menor de audiência, já é possível ter uma taxa de conversão nessa etapa.

Fundo do funil

Por último, essa etapa é a que o usuário decide fechar negócio, mas está em avaliação de que é o melhor negócio. Por isso, essa é a etapa em que você deve falar ao máximo sobre a sua empresa, e quais são os seus benefícios. Em outras palavras, basta convencê-lo de que é a melhor opção. Essa é a etapa com menor número de audiência, no entanto, que possui a maior taxa de conversão. Atenção!  Não dá para simplesmente pular para a última etapa do funil, ok? É preciso realizar ações que faça com que o usuário migre de uma etapa para a outra.

3. Invista em um site e em um blog

Por ser uma estratégia digital, nem precisa falar o quão importante é ter um site e um blog. Não é mesmo? Mas, não basta apenas ter um site, é preciso que ele seja responsivo e atrativo. Da mesma forma, o seu blog precisa estar com conteúdos que converse com o seu público da melhor maneira. Por isso, caso seja você que irá programar o seu site ou uma terceiro, se atente a todos os elementos e certifique-se de que ele será o mais amigável possível para o seu potencial cliente. Afinal, ele servirá como um cartão visita para a sua empresa, é por meio dele que o usuário poderá fazer o primeiro “julgamento”, ou seja, ele precisa causar uma boa impressão. Caso contrário, as chances dele não navegar pelo seu site e entrar em seu concorrente, são muito grandes.

4. Crie conteúdos relevantes

Como já foi dito anteriormente, o conteúdo é o motor de toda a estratégia de marketing. Porém, isso não significa que basta escrever vários textos e colocar no blog. O conteúdo precisa conversar com o seu público, além disso, existem inúmeras formas de criar conteúdos para que ela faça atraia seu potencial cliente. Nesse momento, use sua criatividade e explore outros formatos. Mas, o mais importante, não foque apenas em falar do seu produto, como já falamos anteriormente na jornada do consumidor. É importante criar conteúdos para as diferentes etapas. Por exemplo, uma clínica odontológica pode encontrar diversas maneiras de abordar o assunto plano odontológico Por exemplo, ela pode criar um post sobre os x motivos para contratar um plano odontológico, ou um vídeo falando sobre a importância de levar seu filho ao dentista e como um convênio odontológico é fundamental nesse processo. Além disso, existem outros formatos que quando intercalados com textos, podem trazer ainda mais efetividade para os seus resultados, como webinars, infográficos, ebook e podcasts. Não existe um formato mais eficiente que outro, tudo dependerá da aceitação e hábitos do seu persona.

5. Otimize sua página

Por fim, a otimização da sua página possui um papel muito importante em toda a estratégia. É ela que fará com que o seu site apareça em destaque que o usuário. Para isso, utilizamos as técnicas de SEO – Search Engine Optimizations. De forma bem resumida, o SEO é um métodos que possui como objetivo fazer com que o seu site fique em primeiro lugar na  página de busca, já que é onde usuário costuma clicar primeiro. Uma das suas principais técnicas é o uso das palavras-chave. Seguindo com o exemplo anterior, uma clínica poderá inserir em seu conteúdo palavras-chaves relacionadas a convênio dentário, para que todas as vezes que um potencial cliente pesquisar por convênio dental, convênio dentário preço ou convênio familiar, a sua empresa seja uma das primeiras  a ser exibida. Existem técnicas de SEO que podem ser realizadas sem custos, e ter resultados surpreendentes. No entanto, é uma estratégia que gera resultados a longo prazo, por isso, ela deve ser realizada de forma constante.  Essa estratégia é bem mais complexa, por isso, o ideal é que você conte com um profissional especialista, para que ele possa instruí-lo e até executar a melhor estratégia para o seu negócio.

Invista em Marketing Digital

O  Marketing Digital pode ser extremamente benéfico para a sua empresa. Ela oferece uma pluralidade de possibilidades totalmente acessível. Além disso, é permite que empresas de diversos portes concorra igualmente pelo mesmo público. Por isso, independente do setor em que você atua ou do tamanho do seu negócio, a melhor maneira de se destacar é investir em estratégias online. Não tenha medo, é uma estratégia segura e que trará um crescimento acelerado para a sua empresa.

Conteúdo produzido por Ana Laura Ferreira, redatora da Ideal Odonto.

Bruno Stainen

Olá, Bruno Stainen aqui! Desde 2014 venho ajudando a empresas de todos os tamanhos e de todos os tipos a melhorarem seu posicionamento na internet através de técnicas de Marketing Digital. Espero que minha expertise possa te ajudar a alavancar seu negócio para o próximo nível. Sucesso é a única possibilidade!