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7 Dicas simples para conseguir mais fãs no instagram

O Instagram é hoje uma das redes sociais de maior expressão no mundo online, e garantir o território da sua empresa é uma jogada inteligente, e no mínimo, necessária.

Você já sabe como funciona o Instagram, não é mesmo? A rede cresceu de maneira impressionante nos últimos anos, alcançando a marca de mais de 500 milhões de usuários ativos, superando o Twitter, Pinterest, etc.

Por que investir no Instagram?

Se o número de mais de 500 milhões de usuários ativos na rede não lhe convenceu, talvez saber que o uso de imagens no marketing de conteúdo traz resultados expressivos para qualquer tipo de negócio ajude a convencê-lo.
Não só isso, o Instagram tem hoje mais de 60% de usuários totais logados diariamente, com uma média de compartilhamento de 80 milhões de fotos por dia. E, ainda segundo a Global Index, a rede dobrou de tamanho no último ano, com previsão de crescimento ainda maior após a implementação do Instagram Stories.

Já sei! Vou comprar seguidores!

Bom, se você acha que comprar pacotes de seguidores, ou comprar perfis prontos é a melhor alternativa, talvez você se surpreenda negativamente, é melhor rever sua estratégia de marketing…

Comprar usuários significa que você está adicionando pessoas de maneira não orgânica, insto inclui diversos perfis fake, inativos, e o pior de tudo, pessoas ativas que não estão nem aí pro seu negócio! Estes números se tornam apenas enfeite.

Lembre-se o que sempre dizemos aqui na Stainen, os números das suas páginas estão comprando de vocês? Ou são apenas fachada? Note que um público conquistado de forma orgânica é muito mais engajado (vide: o marketing que as pessoas amam), consequentemente uma possível compra é mais fácil de acontecer, temos vários casos de páginas tanto de facebook quanto de instagram que possuem poucos seguidores, mas estes são fiéis defensores da marca e estão sempre antenados nas novidades do negócio em questão e com frequência comprando dele.

1. Conecte seu Instagram às outras redes sociais

Para divulgar seu perfil e aumentar o número de seguidores, a primeira coisa que você precisa fazer é conectar sua conta às suas outras redes sociais.
Para isso, acesse a área de opções do aplicativo, escolha “contas vinculadas” em Configurações e então selecione as alternativas de sua preferência.
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Você ainda pode compartilhar suas imagens em outras plataformas, como o Facebook, Twitter, Flickr, Tumblr, Swarm, VKontakte, Ameba e OK.ru, aumentando o alcance de suas publicações e as chances de ser visto e descoberto por outros usuários.

2. Saiba como usar as Hashtags

Uma Hashtag é feita da junção do símbolo da cerquilha (#) com alguma palavra que você queira apresentar como descrição daquela postagem. Você já deve ter visto por aí algumas super populares como #lookdodia ou #instafood em postagens no Instagram, Twitter ou mesmo no Facebook. O uso adequado desse recurso permite que os usuários encontrem o seu negócio com muito mais facilidade, além de permitir a organização de seu conteúdo por categorias dentro da rede.
Tente sempre utilizar hashtags que tenham relação direta com a sua imagem e evite o flood. Por mais que isso aumente o alcance do seu negócio, atrapalha, e muito, a experiência do usuário que já acompanha suas postagens.
Caso queira, porém, é possível utilizar a área de comentários da sua postagem para colocar as hashtags sem poluir a timeline alheia.

3. Busque fotos interessantes de verdade

Outro fator que faz toda a diferença no engajamento dos usuários do Instagram é a qualidade das fotos que você posta.
Não tenha medo de ousar nos ângulos, em experimentar uma boa iluminação ou optar pela boa qualidade na hora de tirar suas fotos. Esse diferencial pode garantir umas boas curtidas e chamar a atenção de quem estiver passeando pela timeline.
Também é fundamental a definição de uma identidade visual específica para seu negócio, assim você tem muito mais chances de ter uma foto reconhecida como sua em qualquer lugar da rede. Quer um exemplo? Confira a conta da @stainen.com.br e repare como as fotos, vídeos e imagens têm um padrão bem definido. Isso ajuda a estabelecer um vínculo muito mais forte com o usuário.
Lembre-se também que é fundamental entender o que faz sucesso com a sua persona. Experimentar é a chave para o alinhamento da sua marca com os interesses do público, e esse é um passo importante na hora de garantir o seu engajamento.

4. Alimente o engajamento na sua conta

Suas postagens não receberão interações se você não tomar a iniciativa. Portanto, dê o primeiro passo e estimule esses novos contatos. Curta, comente e marque as fotos mais legais que encontrar, sempre optando por postagens que tenham relação com o seu negócio ou de pessoas influentes na área.
Uma boa alternativa é começar conversas com os usuários em suas próprias postagens, ou mesmo saber responder quem dedica um tempo para comentar nas suas fotos. Assim você mostra que está ativo e se importa com os visitantes.

5. Aproveite da alternativa de posts patrocinados

Assim como nos anúncios pelo Facebook, o uso de posts patrocinados pelo Instagram permite a segmentação do público de interesse, o que otimiza – e muito – os resultados de suas campanhas.
Aproveite das possibilidades abertas pela inserção de postagens patrocinadas para divulgar eventos, oferecer vantagens e chamar a atenção do público que ainda não segue o seu negócio, garantindo assim, que mais usuários tenham acesso às suas novidades.
Não se esqueça, porém, que essa alternativa demanda um investimento proporcional ao sucesso de sua campanha, e precisa ser muito bem planejada para gerar os resultados desejados.

6. Encontre o tom da sua marca

Não adianta tentar repetir a fórmula: cada negócio tem um tom específico para tratar com seu público, e isso depende tanto da maneira como você se posiciona diante de sua persona quanto da maneira como ela consome e interpreta a sua marca.
Por isso, é preciso adaptar a maneira como você se comunica com base na idade, no nicho e no tipo de produto oferecido para garantir que ela possa criar um senso de identificação no receptor.
A informalidade e o uso de gírias podem não ser ideais para todos os segmentos, daí vale experimentar e ver o que realmente funciona com o seu negócio.

7. Explore do potencial do Instagram Stories

O Instagram Stories foi a última atualização de peso na rede, e você precisa estar presente se quiser engajar com sua marca.
Essa alternativa permite que você, assim como no Snapchat, grave vídeos pequenos ou tire fotos com o diferencial do tempo de expiração de 24 horas. Ou seja, todo conteúdo que você subir para a linha Stories do Instagram expirará dentro de um dia, ficando inacessível para outros usuários da rede.
Com o Stories você pode investir em cupons com data de validade, conteúdo exclusivo por trás das câmeras e, claro, adotar um tom bem mais informal para suas postagens.

Bruno Stainen

Olá, Bruno Stainen aqui! Desde 2014 venho ajudando a empresas de todos os tamanhos e de todos os tipos a melhorarem seu posicionamento na internet através de técnicas de Marketing Digital. Espero que minha expertise possa te ajudar a alavancar seu negócio para o próximo nível. Sucesso é a única possibilidade!