Entenda sobre a importância de um e-commerce para sua marca
Se você é empresário e deseja expandir o seu negócio, certamente já ouviu falar sobre as vantagens de começar o seu e-commerce.
Com a internet mais presente na vida das pessoas, é preciso levar em consideração a quantidade de usuários que aproveitam as diversas ofertas de produtos e serviços oferecidos no mundo virtual.
Além disso, segundo dados da pesquisa anual de consumo online realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em 2019, 86% dos internautas entrevistados realizaram uma compra virtual no último ano.
Por isso, mais do que uma simples aposta no segmento online, ter um e-commerce para a venda de materiais elétricos para condomínios, por exemplo, pode ser a melhor maneira de alcançar bons resultados para o seu negócio.
Nesse cenário, é possível compreender que montar uma loja virtual deve ser um projeto dos proprietários de comércios e até mesmo de prestadores de serviços, já que o mundo virtual traz vantagens para vendedores e consumidores.
Então, se você quer saber qual é a importância de investir na criação do seu e-commerce, siga na leitura deste artigo e entenda mais sobre o assunto.
As vantagens do e-commerce
A internet trouxe bastante comodidade para que as pessoas pudessem comprar produtos de modo mais simples e prático, facilitando a rotina dos clientes de um estabelecimento.
Não à toa, muitas lojas e até mesmo supermercados já investem em uma plataforma online para vender os seus itens, alcançando consumidores em diferentes locais da cidade ou até mesmo do país.
Isso porque grande parte das pessoas hoje possui um smartphone com acesso à internet, o que garante uma navegação rápida, independentemente do local em que elas estejam.
Por isso, entre os principais proveitos de ter um e-commerce como um complemento da sua loja física estão:
- Funcionamento em período integral;
- Atuação mais abrangente;
- Preços mais interessantes;
- Diferentes opções de pagamento.
1. Funcionamento em período integral
Uma das grandes vantagens do e-commerce é possuir um horário de atendimento sem limites, o que não ocorre normalmente com uma loja física.
Assim, se um cliente quiser realizar a compra virtual de uma rede de proteção para sacada de apartamento, ele pode realizar o pedido em qualquer período do dia, já que ele não depende do atendimento físico para isso.
Com isso, a empresa vende mais e conquista um bom resultado em suas vendas.
2. Atuação mais abrangente
Um e-commerce também não possui limites físicos, uma vez que ele trabalha com o transporte de suas mercadorias.
Assim, se antes uma empresa de limpeza de couro automotivo que também efetuava a venda de produtos higiênicos para os seus clientes só conseguia realizar as negociações presencialmente.
Hoje ela pode disponibilizar de uma loja virtual para complementar o seu negócio.
3. Preços mais interessantes
Justamente por não depender de uma estrutura física, que exige pagamento de aluguel, contratação de funcionários e toda a montagem de um estabelecimento, o e-commerce oferece preços mais vantajosos.
Com isso, a competitividade de uma empresa que oferece a venda online dos seus produtos cresce e a loja ganha destaque, atingindo boas margens de resultados.
4. Diferentes opções de pagamento
Um e-commerce pode facilmente disponibilizar várias opções de pagamentos, já que muitas plataformas financeiras aceitam cartões de crédito de várias bandeiras, assim como boletos e transferências bancárias.
Com isso, um cliente que deseja adquirir um serviço de limpeza de fachada comercial pela internet pode realizar o pagamento da forma que for mais conveniente e agendar a execução do trabalho posteriormente.
O e-commerce como complemento da loja física
Depois de conhecer algumas das principais vantagens do e-commerce, é possível entender como o formato de loja virtual pode ser interessante para diversos empresários.
Isso porque ele pode facilitar uma série de negociações, além de abrir novas frentes para a atuação de uma empresa.
Se o proprietário de uma empresa de instalação de sprinklers pensa em começar a vender outros itens relacionados com a sua área de atuação.
No entanto, o estabelecimento onde ele oferece os seus serviços possui pouco espaço, o e-commerce pode ser uma boa solução.
Desse modo, ele não precisará montar prateleiras e mostruários para que os clientes visualizem os itens, e poderá ter uma estrutura mais compacta para a sua loja virtual funcionar.
Além disso, empresas que querem expandir, mas ainda não possuem o capital ideal para manter uma filial funcionando, podem encontrar no e-commerce uma alternativa vantajosa para atuar.
Assim, não é necessário investir altas quantias com locação de espaço, contratação de funcionários e compra de mobiliário, já que o estoque pode ser facilmente coordenado diretamente na matriz da companhia.
Em outros casos, se um empresário deseja abrir novas frentes de trabalho no seu estabelecimento de restauração de piso de mármore, ele pode investir na criação de um e-commerce voltado para a venda de revestimentos.
Assim, ele terá mais formas de impactar os seus clientes, garantindo mais resultados para o seu negócio.
Como impulsionar o seu e-commerce
Para que o e-commerce possa ganhar mais visibilidade na internet e atrair novos clientes, é interessante utilizar algumas técnicas que podem impulsioná-lo.
Assim, mais pessoas saberão da existência da sua loja virtual, gerando mais tráfego para a sua página e aumentando o seu número de vendas.
E-mail marketing
O e-mail marketing é uma estratégia bastante importante para se comunicar com o seu público, sendo utilizando tanto por uma construtora de obras comerciais quanto por lojas virtuais de vários segmentos.
Desse modo, é possível utilizar o e-mail para enviar conteúdos interessantes para o seu público, criando um relacionamento mais duradouro com os leitores.
Uma das maneiras de fidelizar e criar laços com os seus clientes é investir em marketing de conteúdo, podendo abordar assuntos de relevância ligados ao seu segmento.
Você pode aproveitar o formato para promover diversos produtos ou serviços, de um modo mais natural, ao enviar um artigo ou disponibilizar um link que leve o destinatário para o seu site.
Além das principais ofertas, você também pode enviar felicitações em datas especiais, e aproveitar o envio de newsletter para comunicar a abertura de novas unidades ou a implementação de novos serviços no seu estabelecimento.
Com isso, o seu e-commerce fica sempre em evidência e garante que o seu público esteja sempre acessando a sua loja virtual.
Redes sociais
Ter um perfil nas principais redes sociais também é um modo eficiente de promover o seu e-commerce.
Isso porque você pode criar uma página específica para a sua empresa de paisagismo empresarial e trabalhar a sua marca, divulgando a sua loja virtual para o seu público.
Por meio de postagens nas redes, você pode facilmente conduzir os seus seguidores para o e-commerce, de modo que eles conheçam a sua plataforma e possa realizar compras diretamente pelo site.
Nas publicações realizadas no seu perfil, é possível informar as novidades em relação aos serviços e produtos oferecidos pelo seu negócio, seja para divulgar o link direto de compra ou mesmo para informar a inclusão de novos itens na loja.
As redes sociais também permitem que sejam publicados alguns anúncios patrocinados, que podem ser configurados de acordo com as estratégias de venda do seu e-commerce.
Assim, se você deseja atingir um público mais regionalizado, é possível promover a sua loja virtual em um determinado perímetro ao selecionar as opções que correspondam ao seu objetivo.
Com esse tipo de anúncio, você consegue alcançar diversos usuários da plataforma, divulgando o seu e-commerce de modo mais eficiente.
Link Patrocinado
Se você deseja impulsionar o seu negócio para atingir melhores resultados na sua loja online, outra boa opção é investir em Link Patrocinado, a modalidade de anúncios dos mecanismos de busca, como o Google.
O Link Patrocinado ajuda o link do seu e-commerce a ficar bem posicionado, de modo que quando um possível cliente realizar uma pesquisa no buscador, o endereço da sua loja virtual estará entre as primeiras posições da página.
Com isso, o seu e-commerce pode ser visto mais facilmente, gerando um maior número de visitas na página e elevando a sua quantidade de vendas.
Fidelização de clientes
Depois de realizar campanhas para impulsionar o seu e-commerce, é de grande importância que você fidelize os seus atuais clientes, para que o relacionamento possa ser de grande durabilidade.
Isso pode ser feito de diferentes formas, tanto ao enviar e-mail marketing para marcar presença na rotina dos consumidores do seu e-commerce, quanto enviando benefícios para compras recorrentes.
Desse modo, ao enviar descontos especiais em épocas variadas do ano, você consegue estimular os clientes antigos a manterem maior contato com a sua marca, e gerar novas vendas dessa maneira.
Definir boas estratégias para impulsionar o seu e-commerce é primordial, afinal você está conquistando novos clientes.
No entanto, também é de grande importância que você fidelize os atuais, fazendo com que a sua loja virtual cresça e traga bons resultados para a sua empresa.
Bruno Stainen
Olá, Bruno Stainen aqui! Desde 2014 venho ajudando a empresas de todos os tamanhos e de todos os tipos a melhorarem seu posicionamento na internet através de técnicas de Marketing Digital. Espero que minha expertise possa te ajudar a alavancar seu negócio para o próximo nível. Sucesso é a única possibilidade!