
Marketing Médico: 4 Receitas simples para conquistar mais pacientes
Hoje as pessoas estão mais exigentes e antenadas do que antigamente, além disso elas estão mais preocupadas com a saúde, de forma geral.
O google é uma das principais opções na hora de pesquisar sintomas e encontrar possíveis especialistas bem avaliados por outros na internet.
Isto é uma oportunidade para médicos de diversas áreas conseguirem atrair mais pacientes e fidelizá-loas por meio de estratégias de MARKETING DIGITAL.
A receita é simples, basta fazer o que vc faz de melhor, só que de um novo ponto de vista, o dos seus possíveis clientes, que estão dispersos na web e muitas vezes se auto-medicando!
Acreditamos que o principal motivo que leva uma pessoa a se tornar médico é o de ajudar mais pessoas. Aí entra a primeira parte da receita:
1- Eduque seu paciente:
As pessoas buscam pessoas em que possam confiar, pessoas que tenham autoridade em determinado assunto e que possam sanar suas dúvidas ou literalmente resolver suas dores. Um médico comprometido com sua audiência, mesmo que não sejam pacientes, não exita em explicar qual a melhor forma de combater ou prevenir alguma enfermidade. Estamos aqui pra dizer que isto pode ser uma ótima forma de melhor maneira de promover a si mesmo, e de quebra conquistar uma legião de pessoas que confiam no que você diz, já que você é a autoridade no assunto não é mesmo?
Autoridade, esta é a palavra chave para qualquer negócio, e a construção dela pode ser demorada, mas seus frutos são doces e duradouros. Vamos citar alguns exemplos de como se comunicar com seus pacientes e se tornar uma autoridade em seu segmento:
Vídeos Educativos
Em suas estratégias de marketing digital a primeira coisa que você deveria considerar seria a criação de um canal no youtube, ou mesmo posts diários com você falando sobre algum assunto de sua especialidade, de preferência sanando as dúvidas dos pacientes. Imagine que você está numa consulta, atendendo à um paciente. O vídeo tem o poder de diminuir as distâncias entre as pessoas, a coisa do “olho no olho” cabe muito bem aqui e esta proximidade gera ao longo do tempo uma sensação de confiança, você sabe, quanto mais um paciente te visita, menos ele considera mudar por outro em determinada especialidade. Mas para os mais acanhados, existem outras opções, veja abaixo:
Infográficos
Uma outra alternativa seria a criação de infográficos como forma de atingir sua audiência, imagine que eles funcionam como “panfletos online” onde você pode usar da criatividade para falar dos diversos assuntos que você sabe como:
– Boas práticas
– Procedimentos personalizados
– Dicas de comportamento
– Guia Pós Cirúrgico
Viu? As opções são infinitas, dentro do seu nicho da medicina você pode fazer um infográfico para qualquer sub-nicho, causando um impacto positivo na vida das pessoas.
Agora como vou educar meus pacientes? Que ferramentas posso usar? Aí entra nossa segunda parte da receita:
2- Crie um blog
Depois que você decidiu mudar a vida das pessoas para melhor sendo um médico, e agora está buscando executar seu sonho com excelência em atender ao máximo de pessoas possível educando-as sobre as diversas nuanças que existem em sua especialidade é hora de escolher o canal. Nos aconselhamos a criação de um blog pois esta ferramenta funciona como um canal aberto à sua pessoa ou seu consultório, através de um blog você pode postar seus conteúdos nas diversas formas possíveis, sem a limitação de algumas regras em que as redes sociais impões por exemplo: no instagram as imagens devem possuir um tamanho específico, vídeos são limitados à 60s, etc. No blog você pode reunir todas as informações em que você divulga nas redes sociais em um único lugar, que oferece todo material necessário à sua audiência.
Além disso publicar conteúdo com frequência faz com que sua empresa tenha muito mais páginas indexadas no Google do que um website comum aumentando a probabilidade de outros sites colocarem links para o seu site, o que ajuda você a se posicionar melhor no Google e a receber mais visitas organicamente.
A maioria dos blogs tem espaços para comentários. Incentivar essa conversa é uma nova forma de criar relacionamento com seus clientes.
Diferentemente de uma propaganda de TV, um banner em um site de terceiros ou um flyer entregue no semáforo, o blog é um ativo permanente.
Se você deixar de investir na propaganda, não terá mais a presença nesses canais. Se você deixa de escrever no blog, no entanto, os links de indicação e a autoridade das suas páginas perante o Google continuam, e assim sua empresa continua recebendo tráfego para o site de forma gratuita.
3- Escolha suas estratégias
Há muitas estratégias de marketing à disposição, por isso tentar tudo de uma vez pode ser um caminho muito confuso e pouco eficaz.
A melhor saída é entender o que envolve cada estratégia, seja de marketing digital ou tradicional, e escolher as que fazem mais sentido no seu caso.
Mais à frente nesse artigo vamos te dar algumas dicas sobre isso, então continue lendo!
4- Busque parceiros capacitados
Da mesma forma que você precisou de um bom tempo estudando medicina para cuidar dos pacientes, é importante buscar pessoas que estudaram para trabalhar com marketing.
Além disso, uma estratégia de marketing leva tempo, e você não poderia se dedicar a ela sem desperdiçar muito tempo tratando dos pacientes.
Por isso, escolha parceiros qualificados para montar um plano de marketing, de acordo com as estratégias que resolver adotar.
5- Bônus
Já imaginou a possibilidade de seus colegas serem seus clientes? Isso mesmo! Muitos médicos possuem décadas de conhecimento e experiência na bagagem, e muitos médicos jovens e até colegas buscam estas experiências como referência para sua carreira. A boa notícia é que com o Marketing Digital seu conhecimento pode ser modulado e entregue ao mundo todo! Como forma de curso, palestra online e uma infinidade de opções. O importante nisso é saber se você está preparado para compartilhar o que te motiva acordar todos os dias pela manhã, e principalmente passar isto para que outros médicos possam também ajudar as pessoas.
Uma coisa é certa: o marketing médico bem feito é de grande relevância para uma prática bem-sucedida. A porta que a internet oferece para os negócios não poderia deixar a área da saúde de fora, e quem investir nisso provavelmente vai conquistar muitos pacientes.