
O Marketing da sua empresa nas redes sociais está correto?
Talvez você ainda não saiba, mas o marketing de conteúdo não é uma estratégia demarketing exclusiva do mundo digital, como muitas pessoas acreditam.
Lá em 1900, por exemplo, a Michelin, famosa fabricante de pneus, desenvolveu um Guia que dava dicas de inúmeros restaurantes, hospedagens e manutenção para veículos.
E como era de se esperar, essa publicação criou um engajamento considerável entre seus leitores que, consequentemente, acabavam por comprar pneus da empresa, uma vez que já tinham um certo relacionamento e confiança na marca.
A grande diferença é que hoje utilizamos os canais digitais como principais condutores e disseminadores de conteúdo e informação.
A internet permitiu e favoreceu que se formasse um elo entre a empresa e o cliente, estreitando relacionamentos e possibilitando que as empresas pudessem encantar clientes e potenciais clientes através de novas e várias estratégias.
Com isso, o número de vendas sempre tende a aumentar, possibilitando que muitas empresas pudessem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.
No entanto, muitos marketeiros e estrategistas teimam em promover produtos e serviços através de propagandas incessantes nos conteúdos que elas produzem.
E isso deve acabar de uma vez por todas!
Por que devo parar de vender produtos e serviços através do conteúdo?
- O conteúdo serve única e exclusivamente para ajudar um possível comprador. E, ao fazer isso, você estará ajudando e contribuindo para o crescimento da sua empresa.
- Empresas de pequeno, médio e grande porte precisam pensar e agir como verdadeiras referências em suas áreas de atuação. Daí a importância de criar conteúdos informativos e que as pessoas realmente desejam receber. Feito isso, aí sim sua empresa deve inserir propagandas e anúncios (na hora certa).
- Somente anúncios e propagandas não funcionam. Os clientes tendem a abandonar ou bloquear empresas que enchem suas caixas de e-mail e redes sociais somente com propagandas e nenhum tipo de conteúdo relevante.
- Os conteúdos que são produzidos e que focam nos clientes e possíveis clientes com certeza serão mais compartilhados e terão maior alcance, conversão e ROI.
Você sabe o que é e como funciona o marketing de conteúdo?
A definição mais interessante e completa a respeito do que o marketing de conteúdo é e o que ele representa hoje é que ele funciona como uma sobreposição entre o que as marcas querem dizer e o que os compradores estão realmente interessados em receber, através de conteúdos informativos e relevantes dessas empresas.
Ao mesmo tempo que inúmeras empresas pensam estar praticando o marketing de conteúdo na rede, com inúmeros textos e artigos desinteressantes e sem nenhum teor informativo, várias outras são verdadeiros mestres na arte de educar clientes e potenciais clientes, produzindo conteúdos top de linha que ganham inúmeras curtidas, comentários e são compartilhados a todo momento.
Hoje muitas marcas ainda acreditam que somente uma tonelada de anúncios e materiais promocionais atingem efetivamente os clientes, a fim de fazer com que eles comprem de suas empresas.
Mas o consumidor de hoje já não pensa mais assim.
Quando alguém pensa estar pronto para comprar, um enorme processo de pesquisa se inicia, a fim de obterem as informações necessárias a respeito de onde comprar e de quem comprar.
E é a partir dessa pesquisa feita pelo consumidor que qualquer empresa que realmente deseja se destacar precisa trabalhar duro para desenvolver uma boa estratégia de marketing de conteúdo a fim de captar e encantar esses possíveis clientes.
Os melhores conteúdos são vistos, lidos e compartilhados
E para que isso realmente aconteça é essencial que ele seja útil, educacional e que tenha o poder de entreter o seu público-alvo.
O maior erro dos gestores de marketing é compartilhar conteúdos que evidenciam demais o quanto a empresa é boa, o quando ela é prestativa, o quanto ela é isso ou aquilo. Pare agora!
Acho necessário citar aqui uma das primeiras líderes do marketing de conteúdo, Ann Handley, que afirmou que a melhor forma de praticar essa estratégia é levando sua marca (ou produto) para fora da sua história, fazendo com que seus clientes e potenciais clientes sejam os verdadeiros heróis da história da sua marca.
A verdadeira estratégia de sucesso de conteúdo procura ajudar e guiar o consumidor em um caminho onde ele possa, por fim, confiar na sua empresa e comprar dela.
Ao fazer isso, você não só ganha a confiança de cada um deles, como também o respeito e a atenção, sempre que quiser.
Por fim, esqueça a ideia de adicionar um campo promocional ou anúncios diretamente no conteúdo que sua empresa produz, pois os leitores certamente não gostam e não pensarão duas vezes antes de sair do seu site/blog e olhar o que a concorrência tem a oferecer.
Você ainda não acredita? Então faça o teste e comprove!
Ao fazer o comparativo através dessas duas estratégias tão diferentes, você e outros colegas de trabalho poderão evidenciar o quão rentável e lucrativo pode ser para a empresa investir em conteúdo de qualidade e não apenas em anúncios e campanhas desenfreadas.
Um negócio que procura empurrar propaganda e anúncios para seus possíveis clientes só conseguem um número mínimo de leads realmente qualificados.
Essas propagandas até podem atingir muitas pessoas, mas a conversão é mínima.
Mas o que deve ser feito?
O instinto natural de um bom gestor de marketing de conteúdo é obter novos leads através de conteúdos de liderança, que possam evidenciar o quão boa a empresa pode ser na hora de entregar aquilo que o potencial cliente realmente quer, além de relatórios, pesquisas e white papers que sejam focados no público-alvo.
Caso você queria fazer o teste, não há dúvidas de que promoções e anúncios geram pouquíssimos resultados com relação ao número de leads qualificados.
Já a produção de conteúdo relevante e que foca no cliente certamente gerará um volume maior de leitores e também de leads qualificados para sua empresa.
Sabe o que mais?
Muitas vezes o marketing nos surpreende e pode nos revelar dados interessantes. Você pode descobrir, por exemplo, que o conteúdo direcionado ao público-alvo nem sempre gera mais leads nesse determinado grupo.
Mas o que você pode aprender com isso?
Procure sempre entender quais são os assuntos que realmente interessam a seus possíveis compradores.
Em seguida, publique o conteúdo ideal e com a finalidade de ajudar cada um deles, respondendo às suas principais dúvidas, desafios e preocupações.
Certamente esses conteúdos serão simples e servirão para guiar seus possíveis compradores, a fim de que eles tomem a decisão de comprar da sua empresa.
Por fim, se sua empresa deseja produzir conteúdo que realmente funcione e que aumente cada vez mais o número de leads e de vendas, comece agora mesmo a produzir conteúdo útil e não-promocional.
Agora, se você quiser que o conteúdo seja facilmente ignorado, continue anunciando e vendendo produtos no meio dele.
A grande principal promessa do marketing de conteúdo é atrair o público
Não é à toa que grandes marcas como Kraft, GE e a Red Bull já cansaram de repetir que o marketing de conteúdo gera um ROI incrivelmente superior se comparado aos esforços promocionais tradicionais de marketing.
A partir do momento que você ganha seu público através de um bom e efetivo conteúdo você também ganha a confiança dele.
Com isso, na próxima vez que eles quiserem comprar algo, eles virão até seu site/blog para conseguir informações relevantes sobre os produtos ou serviços que desejam adquirir, em vez de partir direto para a concorrência.
Então, como minha empresa deve promover os produtos e serviços?
A melhor maneira de promover os produtos é no site da empresa.
Sendo assim, você – e qualquer outro gestor de marketing – deve parar de fazer publicidade desenfreada não só em posts para blog, como em qualquer outro tipo de canal.
Em vez disso, passe a criar conteúdos que atraiam os consumidores até a sua empresa.
Confira abaixo como sua empresa deve trabalhar na hora de promover os produtos:
Site da empresa
Quando seu conteúdo redireciona os leitores para o site da empresa, certamente o tráfego aumentará.
Alguns desses leitores com certeza lerão artigos importantes a respeito dos produtos que sua empresa vende e ficarão interessados em comprar.
Estágio médio de ofertas
Promovendo um campo de ofertas ao lado direito do seu conteúdo ou na parte inferior do artigo, por exemplo. Isso é conhecido como “promoção nas bordas” e constitui a principal forma de alguns publicitários ganharem dinheiro.
Assinantes
Já que o objetivo do marketing de conteúdo é atrair o público a longo prazo, a decisão mais importante que um gestor de marketing deve tomar diz respeito ao número de leitores que realmente assinam seu conteúdo.
A grande vantagem aqui é que sua empresa agora deve construir um grande banco de dados, a fim de nutrir esses possíveis clientes em cada uma das etapas da jornada do comprador.
Pense da seguinte forma: ao criar um conteúdo com a intenção de ajudar seus compradores e não promover seu negócio, o processo de geração de leads é muito maior quando falamos na atração de prospects nos primeiros estágios da jornada de compra.
Depois basta mensurar a eficácia da estratégia, tomando como base o número de pessoas que realmente optaram por assinar o conteúdo que sua empresa produz e que provavelmente ninguém teria notado.
Basta que você e sua equipe passem a ranquear os termos pesquisados por esses prospects. Dessa forma, surgirão novos leads e também novos consumidores pagantes para o seu negócio.
Então pare de uma vez por todas de promover seus produtos e serviços no marketing de conteúdo da sua empresa.
Isso simplesmente não funciona e só seu site deve servir para esses fins.
Um conteúdo útil e que ajuda seus potenciais clientes gerará uma perspectiva de negócio nunca vista antes por você e nem por sua equipe.
De que maneira sua empresa anuncia os produtos e serviços dela na internet? Quer compartilhar mais informações com a gente a respeito do assunto? Então não esqueça de deixar seu comentário no campo abaixo!
Fonte: resultados digitais