Link-building-entenda-mais-sobre-essa-estratégia-

Link building: Entenda mais sobre essa estratégia

Link building: entenda mais sobre essa estratégia

Você sabe o que é link building e como ele pode ser utilizado para o crescimento de uma marca na internet? 

Com foco na ligação entre links interessantes de diferentes páginas, é possível fazer com que um site ganhe relevância e seja bem avaliado pelos parâmetros de posicionamento do Google. 

Por isso, o link building faz parte das estratégias de SEO (Search Engine Optimization), que quando aplicado com outras ferramentas de otimização para mecanismos de busca, faz com que uma página da internet fique bem posicionada nos resultados de pesquisa. 

Uma empresa especializada em cenografia para shows, por exemplo, pode ter um site que é frequentemente alimentado com artigos sobre o segmento. Nesses textos, é possível inserir links relevantes, que se tornam um complemento para o seu material. 

Assim, enquanto um visitante está fazendo a leitura dessa postagem, ele pode acessar outras páginas que tragam maior aprofundamento no tema, tornando o material compreensível e didático. 

Ou seja, o link building é um meio de fazer com que a experiência do usuário dentro de uma página seja mais completa e prática, proporcionando conhecimentos extras sobre um assunto e ganhando posicionamento nos buscadores por isso. 

Então, se você quer saber como aumentar a autoridade da sua marca ao utilizar o link building como uma estratégia dentro das suas ações de marketing digital, siga na leitura deste artigo.

O marketing digital e o crescimento de uma marca

Os empresários que buscam soluções eficientes para que as suas marcas cresçam e se destaquem na internet certamente já sabem dos benefícios do marketing digital. 

Com a implementação das ferramentas disponíveis para divulgar uma empresa, é possível atingir bons resultados, garantindo maior relevância para o negócio.

Nesse sentido, uma empresa que realize manutenção de geradores pode apostar em estratégias para aumentar a sua autoridade e fortalecer a marca, com o uso de elementos como:

  • E-mail marketing;
  • Anúncios patrocinados;
  • Técnicas de SEO;
  • Link Building;
  • Entre outros.

O e-mail marketing é uma das ferramentas mais importantes do marketing digital, já que ele permite o envio de mensagens para uma lista de leads, e pode trazer melhores resultados em vendas e estreitar o relacionamento com os clientes.

Os anúncios patrocinados são investimentos que possibilitam atingir uma grande quantidade de pessoas com campanhas de divulgação de produtos, tal como uma promoção de disco embreagem, ou para promover um conteúdo relevante para o público.

As técnicas de SEO, conhecidas como as ferramentas para otimização de mecanismos de busca, são importantes para que uma página possa ser bem avaliada na internet. Isso quer dizer que ela estará bem posicionada nos resultados de uma pesquisa. 

Por isso, é importante que uma plataforma possua um carregamento rápido, imagens leves e de qualidade, formato responsivo para ser exibida em dispositivos móveis, títulos e subtítulos atrativos, etc.

Com isso, ela apresenta as características valorizadas pelos mecanismos de busca, que têm por objetivo indexar as páginas que oferecem uma boa experiência ao usuário.

O link building, que é considerado uma das técnicas de SEO, oferece uma maneira prática de relacionar conteúdos entre páginas, complementando um assunto e aumentando o tráfego delas. 

Sendo assim, ele pode ser responsável por trazer mais visitantes para uma página e, por isso, ele pode ser essencial dentro de um site que tem como meta crescer no seu segmento. 

No próximo tópico, é possível entender de modo aprofundado o conceito do link building, a sua importância e ver exemplos de utilização. 

Como utilizar o link building na sua página

Quando você utiliza um buscador para pesquisar sobre a cirurgia da calvície, existe uma lista de sites que falam sobre o assunto. 

Para que eles atinjam aquelas posições nos resultados da busca, eles passaram por uma avaliação, onde diferentes elementos precisam estar na página, de modo que a experiência do usuário seja valorizada. 

O link building é um desses elementos, pois ele pode enriquecer o contato do público com um determinado material. 

Por meio da inserção de links, sejam eles de páginas do próprio site ou de endereços externos, é possível aprofundar mais sobre um assunto. 

Isso se trata de um relacionamento entre duas páginas ou mais, que podem ser responsáveis pelo aumento no número de visitantes, assim como pelo fortalecimento da autoridade de um site diante dos mecanismos de busca. 

Mas esses links não devem ser escolhidos e inseridos no seu texto de modo aleatório e sem planejamento. 

Justamente porque os buscadores avaliam essa ponte entre duas páginas, elas precisam ser vistas como autoridades na internet, e ser reconhecidas pelo público como sites sérios e comprometidos com a veracidade das informações publicadas.

Assim, quando um artigo que aborda os benefícios do uso de uma cadeira giratória em polipropileno para escritórios faz link building com outros sites, é fundamental que ele escolha aqueles que possuem relevância mundo virtual.

Afinal, isso vai ser determinante para uma avaliação justa por parte dos buscadores, que entendem que a página se dedica em oferecer conteúdos complementares de qualidade para os leitores. 

A importância do link building

Levando em consideração que a internet é composta majoritariamente por links, é possível entender o valor que o link building pode ter diante desse fato. 

Antigamente, os sites eram indexados levando em consideração o seu segmento, ou seja, eles eram ordenados na internet de acordo com a área que eles cobriam, fossem esportes, moda, beleza ou notícias, por exemplo.

Porém, cada vez mais páginas surgiam na internet, o que exigiu uma mudança nos parâmetros de análise dos buscadores. Um desses requisitos é a qualidade dos materiais postados. 

Mas como isso é medido? De modo simples: o tempo de permanência de um usuário na página ajuda os robôs que avaliam a relevância do conteúdo, mostrando se o visitante encontrou uma boa resposta para a sua pesquisa. 

Se ao realizar uma busca por materiais de eletricidade necessários para uma reforma, o usuário efetuar a leitura de um artigo que contenha na descrição cabos e caixa de luz preço, certamente ele vai despertar o interesse do visitante.  

Isso porque o artigo oferece exatamente a resposta que o usuário buscou na internet e, como um modo de complementar o seu conteúdo, ainda existiam links que levavam o cliente até uma loja virtual para adquirir esses itens. 

Nesse cenário, é possível perceber o quanto o material oferecido pelo site auxiliou o leitor a entender o assunto que ele estava buscando e, com o uso do link building, ele conseguiu ter uma experiência completa ao ser encaminhado para o e-commerce.

Exemplos práticos de link building

O link building pode ser utilizado de várias formas, fazendo com que os leitores saibam mais sobre um determinado conteúdo ou fazendo com que eles possam acessar um site de compras na internet. 

Ele também pode ser colocado em prática levando em conta os links internos de um site ou externos de outras páginas, tornando o artigo mais completo. 

Se uma fábrica de equipamentos industriais escreveu um determinado conteúdo falando sobre os diferentes produtos que devem ser utilizados na cozinha de um restaurante, ela pode apostar no link building para levar os clientes até a sua loja virtual. 

Isso pode ser feito por meio do texto âncora, que é o termo que receberá um link para direcionar o leitor. Ao escrever no artigo a palavra-chave cafeteira industrial, o visitante pode clicar nela para ser direcionado para a página de compras. 

Outro exemplo do link building é o da utilização de conteúdos informativos, que levam o usuário até uma página externa. 

Uma loja de artigos decorativos pode dar dicas para os seus clientes das principais tendências do momento, indicando produtos com características próprias. 

Se ela possui uma parceria com um escritório de arquitetura, por exemplo, ela pode direcionar o leitor da página para visitar o site do estabelecimento ao inserir o link de redirecionamento em um termo como aço e madeira.

Nessa página, o visitante encontrará dicas de como valorizar o uso de elementos em aço e madeira, e como um projeto arquitetônico pode influenciar positivamente no momento de escolher os móveis de uma casa. 

A ligação entre as páginas é responsável pelo aumento de tráfego de um site, justamente porque ajuda o usuário a encontrar um material relacionado de modo simples e prático, tornando o conteúdo disponibilizado ainda mais completo.

Com esses exemplos, é possível entender como o link building pode ser utilizado e como ele influencia no número de visitas de uma página. 

Cuidando do link building da sua página

Uma dica importante para que o link building da sua página seja sempre bem avaliado pelos buscadores é revisar as linkagens periodicamente.

 

Se em um determinado momento uma dessas ligações foi feita com uma página que saiu do ar recentemente, o seu site pode cair no posicionamento dos buscadores por causa disso. 

 

Os links quebrados devem ser removidos para que a avaliação do seu site continue positiva. Por isso, é fundamental reavaliar o link building das suas páginas e mantê-los sempre em ordem.

Depois de abordar de modo mais aprofundado a estratégia do link building, você já pode inseri-lo no seu site para que a página alcance melhores resultados e ganhe autoridade no mundo virtual.

Sua opinião nos ajuda a fazer melhor, comenta aí...

comentários