5-erros-escolher-franquia

Cinco erros que todo candidato a franqueado comete ao escolher uma franquia

Sabemos  o  quanto  é  lucrativo  investir  no  ramo de franquias, a taxa de mortalidade desses negócios segundo último balanço em 2018 é de 3,9%, em comparação a 21% das empresas que quebram no seu primeiro ano de atuação adquirir uma franquia se torna um negócio seguro até mesmo para quem nunca investiu.

Mas não é porque um sistema é seguro que ele não tem falhas, errar aqui também é quebrar, se comprometer com dívidas e perder todo seu investimento.

Pensando no bem-estar de quem deseja se tornar um franqueado a Stainen preparou estas dicas com os cinco erros que todo candidato a franqueado comete ao escolher uma franquia para que sirva como modelo do que não se fazer na hora de fechar seu contrato.

Vem com a gente!

01  – Não ter preparação para o mercado

A primeira e mais importante coisa que você deve fazer quando se decide iniciar uma carreira é estudar sobre ela.

No sistema de franquias não é diferente, não pense que somente porque você está adquirindo um modelo de negócios que já está estabelecido no mercado você não deve fazer nada.

Existem termos técnicos, documentos jurídicos, preparação para gerenciar, conhecimento de marketing entre muitas outras coisas que são necessárias para um franqueado conseguir administrar seu negócio.

Estude tudo que for necessário sobre Franchising, entenda como são os cálculos de investimento, se dedique a esse tema se realmente quer seguir carreira.

A maioria dos franqueados entra em falência somente cometendo este primeiro erro aqui.

02  – Escolher o negócio pelo lucro e não pela afinidade

Um dos erros que todo candidato a franqueado comete e é bem comum: Escolher o negócio pelo lucro.

Este erro pode ser o causador de uma verdadeira bola de neve envolvendo frustração e desânimo.

Afinal, para ser um franqueado você deve investir muito tempo em seu negócio, precisa estar lá, conhecer e principalmente gostar do que faz já que você decidiu seguir por este caminho para poder se realizar com o que tem afinidade.

Quando você escolhe algo pelo lucro a primeira coisa que vai acontecer é a total falta de desânimo depois de um tempo gerenciando seu negócio com isso gerando um sentimento de frustração e a queda total.

Escolha algo que goste! Procure bem uma franquia que consiga aliar boa lucratividade e afinidade com sua visão de mundo.

03  – Não saber gerenciar suas finanças

Este é um dos erros que todo candidato a franqueado comete no começo: não saber investir seu dinheiro.

Você deve pensar em quanto tem para investir e em quanto você vai precisar manter em reserva e capital de giro.

Também se deve pensar nos gastos com família e pessoais.

Então antes de assinar qualquer acordo com uma franquia, saiba bem se o valor mínimo que você tem para investir não vai acabar comprometendo gastos importantes.

Caso comprometa, procure franquias que se encaixem em sua realidade e despesas.

04  – Não conhecer a franquia a fundo

Muitas pessoas se empolgam com a apresentação de uma franquia, acham tudo muito lindo e entram de cabeça num negócio sem saber nada sobre a empresa, este é um erro que todo candidato a franqueado comete que pode custar caro.

Muitos não leram nem a COF (Circular de Oferta de Franquia) um documento contendo todos os valores, regras, e visões da empresa, além da lista com franqueados e ex franqueados.

Se você assina com uma empresa que não inova? Que não traz um treinamento eficiente? E que talvez esteja quebrando e só vise sumir com seu dinheiro?

Viu como é importante conhecer a franquia que você vai investir a fundo?

Pesquise sobre a imagem da empresa, o que as pessoas falam dela, qual seu público, ela consegue atingir bem seus objetivos?

Leia a COF ela contém o nome dos ex franqueados e dos novos, saiba da saída dos Ex franqueados, e conheça o estabelecimento dos novos.

Não caia de cabeça, se precisar contrate uma acessoria jurídica.

05  – Expectativa X Realidade

Você já viu aquelas imagens de “Expectativa x realidade” onde algo parece muito bonito em nossa cabeça mas a realidade é totalmente diferente?

Um dos erros que todo candidato a franqueado comete é justamente esse.

Quando uma pessoa decide se tornar um investidor em alguma rede de franquias ele normalmente acha que vai ser tudo fácil, a matriz vai pegar na mão dele e fazer tudo, o mesmo não vai precisar fazer nada.

Às vezes acham mesmo que irão poder manter um emprego fixo e mesmo assim gerenciar seu negócio.

Mais uma vez eu indico, se você deseja ser franqueado vá decidido, não se pode separar seu tempo, em uma rede franqueada cada pessoa tem sua importância numa rede de franquias, e é essa relação de interdependência que faz o negócio crescer ainda mais.

Ou você se dedica, cuida de seu negócio, se engaja nós treinamentos da franqueadora e em outros que você queira fazer por fora, ou você vai ser mais um investidor olhando expectativa e se frustrando com a realidade.

Conclusão

Esses são os cinco erros que candidatos a franqueados cometem, tentamos dar dicas juntamente com as atitudes erradas de forma a dar um norte melhor a todos que querem entrar neste mundo tão lucrativo que é o das franquias.

Esperamos sucesso em seus próximos negócios. Até breve!

vantagens-e-desafios-do-franchising
vantagens-e-desafios-do-franchising

Vamos conversar sobre
a expansão da sua rede?

Vamos conversar sobre
a expansão da sua rede?

Bruno Gabriel

Redator e Escritor onde minhas experiências envolvem a criação de conteúdo para vários nichos. Desenvolvi trabalhos para a “Revista Digital Mistika”, site “O Segredo”, e hoje adentrando o mundo do marketing estou como redator na Stainen. Possuo certificações pela Rock Content, Hub Spot, Mirago e Udemy sobre Marketing Digital, Produção de conteúdo e Inbound. Também atuo como Designer desde 2017 em tudo que envolve Social Media. Não o bastante sou Formado em História, escritor e poeta, criei o blog “Nulo” e um podcast sobre a vida e filosofia chamado “Sombriocast”. Sou um freelancer atuante com certa experiência editorial no mercado. Amo criar, produzir, e auxiliar quem precisa de suporte nessas áreas. Nas horas vagas sou um bom gamer e um grande buscador de conhecimento. Fala comigo no instagram, vamos puxar um papo! @bruhgabrilu

Expansão de Franquias pode ser
muito mais simples e lucrativa.

Um dos nossos consultores entrará em contato via whatsapp em alguns instantes.
*Campos obrigatórios
Seus dados estão seguros conforme LGPD. Saiba Mais