
Nutrição de Leads como ferramenta para expansão de franquias
Se você tem uma franquia e trabalha com estratégia digital provavelmente vai saber o que são Leads, eles estão em todo lugar e são os responsáveis por fazer com que sua franquia cresça, são os Leads que geram a renda e trazem oportunidades de expansão da marca.
Caso você ainda esteja se familiarizando com estes termos em inglês Leads nada mais são do que clientes em potencial para a sua marca ou franquia, todas as pessoas que um dia já viram algum anúncio do seu negócio são Leads, pois tendem a comprar ou não aquilo que você oferece através de sua estratégia de vendas.
Esses Leads se tornam mais propensos a serem convertidos para clientes quando os mesmos fazem parte de sua lista de emails já que assim você consegue estabelecer um relacionamento maior com eles gerando confiança e incentivo para eles comprarem sua idéia.
Para franquias os Leads são muito importantes, pois são eles os compradores da marca, são eles que vão até o estabelecimento, ou compram o serviço online, também são eles que podem se tornar possíveis franqueados, em resumo eles são importantes não importa qual estratégia você esteja fazendo e para qual objetivo.
Mas para que um Lead tenha interesse em seguir adiante na jornada de compras por sua marca, ele precisa ser “alimentado” com conteúdo relevante e interessante, que o chame para tomar a ação, este procedimento se chama “nutrição de Leads”, e este post vai te mostrar com maiores detalhes porque a nutrição de Leads para franquias é tão importante e como ela funciona.
Acompanha comigo!
Como funciona a nutrição de Leads
O procedimento é bem simples, você já esteve acessando suas redes sociais, seu email, ou algum site, e neles você se deparou com vários anúncios dos mais variados tipos, a maioria deles é filtrado pelo algoritmo do Google para que somente assuntos que te interessam possam aparecer.
Saiba que para todas essas empresas desses anúncios você é um Lead ou potencial cliente, quando algum email ou anúncio te chama atenção você clica no botão, preenche com seu email e começa a receber conteúdo, consideramos que você como lead está sendo “nutrido” com material relevante.
E o que significa essa “nutrição”? Significa que todo o material que vier para você seja por meio de email, ou assinando Newsletter serve para fortalecer o relacionamento que você tem com aquela marca aos poucos.
Este relacionamento baseado no funil de vendas, resulta num engajamento cada vez maior, começando por aumento de confiança e indo até a etapa de conversão desse Lead em cliente.
A nutrição de Lead para uma franquia tem papel importante, ela alimenta um banco de dados que pode implementar melhores estratégias de marketing através das informações que ele dispõe isso gera campanhas mais segmentadas e mais efetivas.
Importância da nutrição de Leads para franquias
Como dito acima, uma franquia que tem uma base de Leads boa, tem também uma base de futuros clientes mais fácil, ela também tem formas de realizar pesquisas com estes compradores em potencial e com isso desenvolver dados mais relevantes para estratégias de conversão desses Leads.
Quando o número de clientes aumenta, uma franquia lucra, e se expande, quando ela se expande, ela também ganha mais nome e confiança dos investidores que desejam ser franqueados, por isso a nutrição de Leads para franquias se torna tão importante.
Além de um Lead poder virar um cliente, se pode mudar a estratégia totalmente e direcionar a campanha para converter pessoas a franqueados, isso só mostra o jeito flexível dessa ferramenta.
Se você nutre seus Leads e consegue ter uma boa eficiência com o conteúdo que você traz a eles, pode ter certeza que você terá um retorno maior do que investindo em campanhas para vender rápido. Já que um cliente que se mantém em sua plataforma por meio dessa estratégia sempre irá voltar a comprar de você novamente.
Uma franquia que tem esse retorno cresce, se expande, pois ganha autoridade no mercado através dos clientes conquistados, e uma marca que consegue isso, também consegue franqueados muito mais rápido, basta aliar esse retorno positivo a uma campanha de conversão que vise esse objetivo.
Como vimos, a nutrição de Leads para franquias não deve ser considerado mais uma ferramenta ele deve ser o pilar central para qualquer estratégia.
Nos vemos em um próximo post e até lá saibam que: “sucesso é a única possibilidade”.


Vamos conversar sobre a expansão da sua rede?
Vamos conversar sobre a expansão da sua rede?

Bruno Gabriel
Redator e Escritor onde minhas experiências envolvem a criação de conteúdo para vários nichos. Desenvolvi trabalhos para a “Revista Digital Mistika”, site “O Segredo”, e hoje adentrando o mundo do marketing estou como redator na Stainen. Possuo certificações pela Rock Content, Hub Spot, Mirago e Udemy sobre Marketing Digital, Produção de conteúdo e Inbound. Também atuo como Designer desde 2017 em tudo que envolve Social Media. Não o bastante sou Formado em História, escritor e poeta, criei o blog “Nulo” e um podcast sobre a vida e filosofia chamado “Sombriocast”. Sou um freelancer atuante com certa experiência editorial no mercado. Amo criar, produzir, e auxiliar quem precisa de suporte nessas áreas. Nas horas vagas sou um bom gamer e um grande buscador de conhecimento. Fala comigo no instagram, vamos puxar um papo! @bruhgabrilu