Taxa de Franquia: O que é, e qual sua função?
Para quem está iniciando agora e até para quem já tem experiência no assunto, entender como as taxas aplicadas no franchising funcionam é essencial.
Quando você compreende isso, você sabe onde seu dinheiro está indo, escapa de situações enganosas, taxas que podem ser abusivas e principalmente consegue ter uma logística financeira mais clara.
Uma dessas taxas que é muito destacada quando se está procurando alguma franquia para investir é a conhecida taxa de franquia, a sua importância e porque ela é cobrada não se torna assunto de interesse de muitos franqueados, ocorrendo dos mesmos procurarem franquias com taxas menores, que muitas vezes não podem dar as vantagens que eles precisam o que acaba a longo prazo sendo um investimento errôneo.
Dessa forma, com objetivo de preparar melhor os futuros investidores no mercado de franchising e atualizar os mais experientes, hoje vamos falar sobre a taxa de franquia: o que é, e qual sua função.
O que é a taxa de franquia
Taxa de franquia é um valor que o franqueado paga logo após assinar o contrato de adesão.
Esse é um valor único que é pago sempre quando acontece a renovação do contrato, ele serve como investimento inicial assim como serve de pagamento pela concessão da marca e de seu Know-how.
Pense na taxa de franquia como o pagamento por um produto, mas nesse caso o produto em questão é a fórmula de sucesso de uma empresa.
Outro ponto importante é que essa taxa precisa ser determinada antes e estar presente na COF bem como todas as informações pertinentes à franquia, o contrato precisa ter todas as especificações e ser objetivo como determinado pela lei de franquias.
Algumas franquias preferem não cobrar essa taxa, embutindo esses valores nas demais cobranças mensais que o franqueado irá ter como os Royalties e as taxas de propaganda.
Essa estratégia é muito utilizada quando o objetivo é aumentar a prospecção de franqueados.
Aqui concluímos a parte sobre o que é taxa de franquia, pois agora precisamos entender mais a fundo qual sua função.
Qual a função da taxa de Franquias
Quando falo que o franqueado precisa entender o que é a taxa de franquias é justamente para saber o que ele já está investindo neste início de contrato.
Pois um dos principais objetivos da taxa de franquias é cobrir variados custos que a mesma terá para dar treinamento, equipar ou disponibilizar o seu material, incluir a unidade do franqueado nas campanhas de marketing, bem como dar consultorias para o mesmo.
Se você encontra uma taxa de franquia e considera cara, provavelmente você não sabe que incluso naquele valor já estão muitos benefícios para o começo de sua trajetória.
O que acontece com um investidor que não leva isso em consideração é investir em franquias mais baratas que não disponibilizam em sua taxa de franquia alguns benefícios importantes para início de sua jornada, o que pode ser um pouco desagradável e poderia ser evitado investindo um valor a mais.
Claro que a franquia mesmo as que não cobram taxa de franquia devem disponibilizar seu “Know-How” e certos suportes ao franqueado, mas quanto mais se investe inclusive na taxa de franquias maiores serão esses suportes e adicionais.
E claro, isso é algo para considerar, sendo isso um dos erros mais comuns.
Outra função quando se fala sobre o que é taxa de franquias é a de cobrir os custos necessários de marketing para se prospectar um novo franqueado.
Segundo cálculos adaptados, atrair um novo franqueado pode chegar até a 15,554R$ por franqueado isso se estabelecermos que o custo total de investimento em marketing foi 170,000R$.
A taxa de franquias vem cobrir pelo menos uma boa parte deste investimento que chega a ser pesado, dependendo de como uma franquia investe em sua imagem então a taxa tende a diminuir ou aumentar e por isso que vemos preços tão diversos nesta taxa de franquias os fatores que impactam são os já explicados aqui: Marketing, treinamento, aparelhagem, consultoria e alguns outros benefícios dependendo da franquia em questão.
Existem outros fatores que vão impactar no cálculo da taxa de franquias, mas quando falamos sobre o que é a taxa de franquias e qual sua função temos estes pontos aqui como os mais importantes.
Mas para que o conceito sobre essa taxa possa ser explicado de forma mais completa e você nunca mais passe por dúvidas dos valores cobrados, vamos falar rapidamente quais são os outros fatores que determinam os valores.
Custo para abertura: Se leva em conta 10% do custo total para se abrir aquela unidade.
- Valores de mercado: quanto meus concorrentes estão usando como base para cobrar e como está sendo, torna-se até estratégico caso precise baixar o valor para concorrer de forma inteligente.
- A marca: Quanto vale aquela marca também é levado em conta e já foi discutido neste texto, quanto a fórmula de sucesso pode valer conta e quanto mais houverem cases de sucesso maior será o valor calculado.
- Tempo de contrato: O tempo de contrato entre uma franquia e seu franqueado pode determinar se o valor diminui já que um contrato longo permitirá maiores rendimentos enquanto um contrato renovável pode não ser lucrativo a longo prazo e por isso precise ter um cálculo de curto prazo.
Conclusão
Chegamos ao fim de nosso texto sobre taxa de franquia: o que é, e qual sua função?
Abordamos os principais pontos e esperamos que possam ser suficientes para ajudar você a escolher sua próxima franquia no futuro.
Lembre-se de sempre conferir a COF, e conferir todos os pontos que foram explicados aqui, calcule e avalie se todos os valores estão sendo justos o bom preparo faz o empresário de sucesso.
Desejamos sorte nos seus próximos negócios!
Vamos conversar sobre a expansão da sua rede?
Vamos conversar sobre a expansão da sua rede?
Bruno Gabriel
Redator e Escritor onde minhas experiências envolvem a criação de conteúdo para vários nichos. Desenvolvi trabalhos para a “Revista Digital Mistika”, site “O Segredo”, e hoje adentrando o mundo do marketing estou como redator na Stainen. Possuo certificações pela Rock Content, Hub Spot, Mirago e Udemy sobre Marketing Digital, Produção de conteúdo e Inbound. Também atuo como Designer desde 2017 em tudo que envolve Social Media. Não o bastante sou Formado em História, escritor e poeta, criei o blog “Nulo” e um podcast sobre a vida e filosofia chamado “Sombriocast”. Sou um freelancer atuante com certa experiência editorial no mercado. Amo criar, produzir, e auxiliar quem precisa de suporte nessas áreas. Nas horas vagas sou um bom gamer e um grande buscador de conhecimento. Fala comigo no instagram, vamos puxar um papo! @bruhgabrilu