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Você sabe o que é uma franquia ou sistema de franchising?

Franquia, franchising ou franchise é uma estratégia utilizada em administração que tem, como propósito, um sistema de venda de licença na qual o franqueador (o detentor da marca) cede, ao franqueado (o autorizado a explorar a marca), o direito de uso da sua marca, patente, infraestrutura, know-how e direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços. O franqueado, por sua vez, investe e trabalha na franquia e paga parte do faturamento ao franqueador sob a forma de royalties. Eventualmente, o franqueador também cede ao franqueado o direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistemas desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem ficar caracterizado vínculo empregatício.

stainen-primeira-escola-yazigiÉ obrigatória a apresentação de uma circular de franquia pelo franqueador, indicando as condições gerais do negócio jurídico. Embora possibilite retorno mais rápido, a compra de uma franquia geralmente exige um investimento inicial alto, pois é preciso prever custos com local de instalação, equipamentos e pessoal.

As técnicas, ferramentas e instrumentos utilizados nas melhores redes de franquias vêm sendo utilizados para otimizar o desempenho de outros tipos de canais de vendas, como redes de revendas, de representantes comerciais, de assistências técnicas, de distribuidores e outros.

A primeira empresa a implementar o sistema de franchising no Brasil foi o Yázigi Internexus, em 1950.

Vantagens da implementação

  • Possibilidade de abertura de negócio sem necessidade de experiência empresarial no setor;
  • Redução do risco envolvido, face a utilização de conceito de negócio já experimentado e com sucesso;
  • Benefício e aproveitamento de marca já com notoriedade no mercado;
  • Formação inicial e de forma contínua;
  • Existência de ferramentas de gestão, informação disponível sobre volume de vendas, número de clientes, percentagem de lucros obtida, percepção das preferências, hábitos de consumo, gestão do ciclo de rotação dos estoques e das necessidades de reposição;
  • Aproveitamento dos canais de distribuição e logística existentes, permitindo a adoção de preços competitivos e com ganhos de escala nas encomendas;
  • Os estudos de mercado elaborados são compartilhados na rede existente, permitindo investimentos em publicidade financeiramente sustentáveis;
  • Melhor acesso na compra, ou aluguel de espaço, em resultado da existência de marca reconhecida;
  • Apoio técnico, administrativo e de gestão, inclusive na seleção do espaço, de acordo com critérios de área, localização e acessibilidades;
  • Sinergias na resolução de problemas que em outras unidades da rede já tenham ocorrido;
  • Aproveitamento do recrutamento de recursos humanos, pois é mais acessível trabalhar em rede conhecido, do que em unidade do mesmo ramo mas com pouca notoriedade;

Benefícios para o franqueador

  • O franqueado financia grande parte da expansão, não necessitando o franqueador de capital avultado;
  • Concentra-se na produção e desenvolvimento de novos produtos e serviços;
  • Os franqueados atingem resultados superiores aos obtidos por unidade própria, sendo parceiros altamente moralizados e motivados;
  • Existe a criação de um canal de distribuição fluido, eficiente e diferenciado;
  • A imagem da marca sai cada vez mais reforçada, pois é associada ao know-how, à força do trabalho e aos relacionamentos locais do franqueado;
  • Existe uma descentralização da estrutura, gerando benefícios em termos de custos fixos menores do que com unidades próprias;
  • Possibilita ganhos acrescidos em economias de escala;
  • O sistema possibilita expansão de mercado de forma rápida, pois a abertura de novos espaços é célere;
  • Viabiliza ações de promoção e de marketing de forma conjunta e coordenada.

Legislação

Na legislação brasileira, a Lei 8 955/94, de 15 de dezembro de 1994, dispõe sobre o contrato de franquia empresarial (franchising) e dá outras providências. O estado de São Paulo detém 56,9 por cento das franquias do país, setor que cresceu 20,4% no Brasil em 2010.

O segmento de franquias no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), encerrou o ano de 2012 com um crescimento de 16,2% em relação a 2011, com um faturamento bruto de mais de 103 bilhões de reais. Hoje, é responsável por mais de 777 mil empregos diretos gerados, com mais de 1 800 marcas de franquias atuantes no país.

Existem outras formas de licenciamento de marcas, mas somente as que cumprem o disposto na lei supracitada podem ser tratadas como contratos de franquia.

Tipos de Franquias

Existem vários diferentes tipos de oportunidades de negócios de franquia, sendo elas divididas nas seguintes categorias, como classificação do Portal do Franchising:

  • Acessórios Pessoais e Calçados;
  • Alimentação;
  • Bares, Restaurantes e Pizzarias;
  • Bebidas, Cafés, Doces e Salgados;
  • Beleza, Saúde e Produtos Naturais;
  • Comunicação, Informática e Eletrônicos;
  • Construção e Imobiliárias;
  • Cosméticos e Perfumaria;
  • Educação e Treinamento;
  • Escolas de Idiomas;
  • Fotografia, Gráficas e Sinalização;
  • Hotelaria e Turismo;
  • Limpeza e Conservação;
  • Livrarias e Papelarias;
  • Móveis, Decoração e Presentes;
  • Negócios, Serviços e Conveniência;
  • Serviços Automotivos;
  • Vestuário.

Ótimo, já sabe o que é franquia, mas, e vale a pena iniciar uma? Abrir uma franquia tem suas vantagens e desvantagens. Dentre as vantagens podemos citar uma maior taxa de sucesso do que outros negócios e o “conhecimento” tecnológico e  de mercado repassado pelo franqueador.

As principais desvantagens são o pagamento de royalties, valor elevado do investimento inicial e pouca independência na condução do negócio.

Custos e taxas de uma franquia:

Taxa de franquia

Valor pago inicialmente pelo franqueado para uso dos direitos especificados no contrato.

Royalties

Percentual sobre o faturamento (bruto ou líquido) conforme contrato.

Taxas diversas

Algumas franquias podem estabelecer outras taxas como, por exemplo, taxa de propaganda. Assim é preciso verificar especificamente no contrato de cada franquia quais as taxas cobradas.

Antes de escolher por abrir uma franquia você deve avaliar o custo benefício do negócio. Algumas vezes você pode perceber que o melhor é abrir a empresa por si, ao invés de comprar uma franquia com alto custo e pouco valor real para o empreendimento.

Não se esqueça de que, assim como em qualquer negócio, uma franquia deve ser lucrativa. Faça um bom plano de negócios considerando todos os aspectos financeiros (taxa de franquia, royalties, porcentual destinado a propaganda, custos fixos e variáveis, manutenção da franquia, etc), assim você terá maior segurança.

Numeros do Franchising

Faturamento de R$ 127,3 bilhões

O crescimento em relação ao faturamento 2013 foi de 7,7%

2.942 redes franqueadoras

crescimento de 8,8%

125.641 unidades franqueadas

crescimento de 9,8%

MAIS DE 1 MILHÃO DE EMPREGOS DIRETOS

total de 1.096.859

crescimento de 6,5%stainen-unidades-de-franchising-brasilstainen-cidades-com-mais-unidades-de-franchising

Bruno Stainen

Olá, Bruno Stainen aqui! Desde 2014 venho ajudando a empresas de todos os tamanhos e de todos os tipos a melhorarem seu posicionamento na internet através de técnicas de Marketing Digital. Espero que minha expertise possa te ajudar a alavancar seu negócio para o próximo nível. Sucesso é a única possibilidade!