Como criar um curso online em 03 passos simples

Como criar um curso online em 03 passos simples

Com a evolução do EAD e a comunicação digital cada vez mais tomando o lugar da presencial os cursos online tiveram um aumento na sua popularidade.

Esse aumento se deve não apenas as instituições de ensino que precisaram se adaptar a revolução digital que uma era de crise acelerou, mas também ao número de pessoas que viram nos cursos online uma forma de ensinar algo que elas sabem com a vantagem de receber um bom retorno trabalhando em casa com maior flexibilidade.

Os últimos números de matrículas pelo Censo EAD só reafirmam o porquê de tanta gente estar migrando para cursos online, isso se tornou uma ideia lucrativa e que só tende a aumentar daqui pra frente.

Se você chegou até aqui, é porque também quer fazer parte deste número de pessoas dispostas a ensinar algo aproveitando das vantagens do sistema EAD.

É por isso que este post vai para você, aqui vamos te dar 03 dicas importantes de como criar um curso online com qualidade.

03 dicas essenciais para fazer um curso online

Preparamos este post com foco em pessoas que estão aprendendo agora sobre essa área, então as dicas serão completas mas serão voltadas a quem ainda não tem uma base ou nada criado.

01  – Escolha seu tema e entenda seu público

A primeira coisa que deve ser feita quando você pensa em como criar um curso online é qual tema que você mais tem experiência? Você não precisa ser um graduado, mas você deve entender bem do assunto, um exemplo: você nunca se formou em finanças, mas já fez dois cursos sobre a área financeira e acompanha o assunto a muito tempo, você pode criar um curso online sobre alguma área das finanças.

É importante que você encontre dentro dessa área um nicho, que você consiga focar em um público, mas em um público que esteja buscando uma solução que outras empresas não estão atendendo muito bem.

Então se muitas empresas estão falando sobre um tema, tente ver onde elas estão falhando e busque o público que está insatisfeito com esta área específica e produza seu conteúdo com base neles.

Um exemplo: muita gente está produzindo vídeos sobre como sobreviver na crise através da bolsa de valores, se você entende da área financeira que tal fazer vídeos com maiores opções? Que tal aulas de como sobreviver na crise importando mais barato?

As opções são muitas com base no que você entende e na sua vontade de ensinar.

02  – invista em seus recursos

Escolher seu público alvo, e abordar um tema que goste são importantes, mas quando você se pergunta como fazer um curso online, você deve analisar como este material vai chegar para seus alunos.

Portanto se você tem como investir num equipamento mínimo o faça.

Não precisa ser algo grande no começo, um microfone lapela, um celular que tenha um bom foco, e um ambiente que possa ser decorado com base no que você vai passar aos seus alunos já está de bom tamanho.

Adapte seus recursos a seu orçamento e ao tema que você quer passar. Um exemplo:

Alguém que ensina sobre makes precisa ter uma boa câmera e as maquiagens para poder passar aos seus alunos os resultados do que ensina, ela também vai precisar editar seu vídeo, gravar com boa iluminação, e usar de efeitos e filtros cativantes.

03  – Adapte um roteiro a seu tema

Quando for criar um curso online você tem que ter em mente a organização, os vídeos normalmente vão ser longos, vão apresentar várias informações importantes, se você não criar um roteiro com base no seu tema, o risco de você não abordar algo importante é grande.

É pelo roteiro que você pode separar os assuntos e tópicos, e dividir nos vídeos de forma a fazer o seu aluno acompanhar parte por parte.

Isso evita e muito a falta de entendimento sobre o tema também, os assuntos ficam bem mais claros.

Tenha em mente sempre quando pensa em como criar um curso online, que organização traz melhor absorção de conhecimento.

Conclusão

Apesar de serem poucas dicas, acredito que conseguimos resumir os itens essenciais quando se fala em como criar um curso online, com essa base você pode p rocurar uma boa

 plataforma para deixar seu curso, fazer seu marketing e esperar seus alunos aparecerem.

 

Saiba que isto é a base, não se contente com isso, conhecimento é sempre o que nos move e quanto mais você saber de como criar um curso online melhor serão seus resultados.

Acredite em si, o sucesso é a única possibilidade!

Sua opinião nos ajuda a fazer melhor, comenta aí...

comentários

Bruno Gabriel

Redator e Escritor onde minhas experiências envolvem a criação de conteúdo para vários nichos. Desenvolvi trabalhos para a “Revista Digital Mistika”, site “O Segredo”, e hoje adentrando o mundo do marketing estou como redator na Stainen. Possuo certificações pela Rock Content, Hub Spot, Mirago e Udemy sobre Marketing Digital, Produção de conteúdo e Inbound. Também atuo como Designer desde 2017 em tudo que envolve Social Media. Não o bastante sou Formado em História, escritor e poeta, criei o blog “Nulo” e um podcast sobre a vida e filosofia chamado “Sombriocast”. Sou um freelancer atuante com certa experiência editorial no mercado. Amo criar, produzir, e auxiliar quem precisa de suporte nessas áreas. Nas horas vagas sou um bom gamer e um grande buscador de conhecimento. Fala comigo no instagram, vamos puxar um papo! @bruhgabrilu