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O que é persona no marketing digital em 5 dicas simples

Você já ouviu falar sobre persona? Sabe a importância da persona no marketing digital?

Se você não sabe, ou sabe muito pouco sobre o assunto, este texto vai ajudar você a definir o que é persona no marketing digital e usar essa importante estratégia no seu negócio.

Vem comigo então?

O que é Persona

O que é persona no marketing digital?

Para conseguir entender melhor vamos usar esse exemplo:

Você é o dono de uma agência de marketing digital, os clientes que você deseja atrair são empresários que começaram agora sua carreira.

Essas compradores em potencial que você quer atrair  definem o que é um público alvo.

 Ao analisar bem os perfis das pessoas que compõem esse público, pode-se observar que a maioria compartilha de características em comum.

 

Uma persona nada mais é do que a criação de um perfil mais elaborado do seu cliente com base nessas características em comum.

Se você conhece e já jogou  jogos de Vídeo Game ou RPG a mecânica de criação segue quase a mesma construção de personagem, mas aqui os dados utilizados para desenvolver seu “personagem” são reais, coletados através de vários meios empregados pela marca.

O objetivo dessa criação é sintetizar todas as características do cliente, assim a marca consegue gerar estratégias de marketing que se alinhem com o desejo de seu público e atendam suas necessidades, por isso é uma ferramenta tão importante no marketing digital.

05 dicas simples sobre persona

 Agora que você já sabe o que é persona para o marketing digital, e qual a importância dela, vamos dar 05 dicas simples de como definir uma persona ideal para sua estratégia de mercado.

01 –  Quem é seu cliente?

Aqui você irá analisar quais são as características físicas, psicológicas e emocionais dos seus clientes em potencial, é aqui que você entenderá seus maiores desejos e aspirações.

02 – Quais são seus obstáculos?

Agora que você já definiu quem é seu cliente chegou a hora de falar sobre seus interesses dentro do mercado, qual seus objetivos para o futuro, e o que está impedindo de realizar isso? É aqui que você pode começar entender a “dor” do seu cliente, ou seja, saber quais são seus obstáculos e definir a sua estratégia de solução para o problema.

03 – Quais os Hobbies (Profissionais e pessoais) do seu cliente?

Uma vez que você já entendeu o perfil de seu cliente, descobriu como vender a solução para o problema que o mesmo possui, neste tópico você terá noção de qual conteúdo gerar para o cativar melhor e por qual canal.

Pois é aqui que você entenderá as afinidades dele como: ele fica muito em redes sociais? Gosta de comprar por email? Se interessa por cursos na área? Gosta de aprender, ler Newsletter de sua área? Viajar? essas informações dão toda a base para você estruturar uma campanha efetiva visando a persona escolhida, pois um Hobbie fala muito sobre como é uma pessoa.

4 – Qual tipo de informação ele consome?

Saber os Hobbies de sua persona lhe garantem uma boa campanha de marketing, mas saber qual tipo de informação seu cliente consome faz você  qual a opinião dele, seu ponto de vista sobre vários assuntos (profissionais e pessoais) isso ajuda você a personalizar a abordagem para com ele, humanizando ainda mais seu tratamento.

5 – Quem influencia as decisões de sua persona?

O último ponto que deve ser levado em conta é quem influencia nas decisões que sua persona toma? Família? Banco?

Isso é importante e deve ser levado em consideração quando for montar uma campanha de marketing, você precisa saber falar sobre esses pontos tão sensíveis gerando impressões positivas.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é persona para o marketing digital, está na hora de colocar em prática na sua empresa.

Essas cinco dicas que passamos já te dão uma boa ideia de como começar a criar um modelo de persona ideal.

Utilize nossas informações se baseando  nos dados que coletar através de pesquisas e entrevistas com seu público alvo, assim quando for vender, sua abordagem além de mais personalizada e humanizada, encantará cada cliente que passar por você.

Bruno Gabriel

Redator e Escritor onde minhas experiências envolvem a criação de conteúdo para vários nichos. Desenvolvi trabalhos para a “Revista Digital Mistika”, site “O Segredo”, e hoje adentrando o mundo do marketing estou como redator na Stainen. Possuo certificações pela Rock Content, Hub Spot, Mirago e Udemy sobre Marketing Digital, Produção de conteúdo e Inbound. Também atuo como Designer desde 2017 em tudo que envolve Social Media. Não o bastante sou Formado em História, escritor e poeta, criei o blog “Nulo” e um podcast sobre a vida e filosofia chamado “Sombriocast”. Sou um freelancer atuante com certa experiência editorial no mercado. Amo criar, produzir, e auxiliar quem precisa de suporte nessas áreas. Nas horas vagas sou um bom gamer e um grande buscador de conhecimento. Fala comigo no instagram, vamos puxar um papo! @bruhgabrilu