Melhores estratégias de Marketing de Conteúdo para 2021

Estamos no nosso segundo ano de pandemia de coronavírus, e desde o ano passado com o início dela até os dias atuais muitas mudanças foram presenciadas, em especial a antecipação de uma era mais digital com novas tendências.

Tomando os espaços que antes eram conquistados pelos grandes conglomerados de empresas, hoje o site, a rede social, o canal no YouTube, as entregas em delivery e a internet em si, se tornaram esse terreno, nossa nova realidade é totalmente digital, nossos hábitos, nossos trabalhos, nosso lazer e especialmente nossos costumes de consumo.

E quando falamos de costumes de consumo estamos também falando sobre a forma como buscamos comprar, como pesquisamos, e vamos atrás de adquirir algo.

Esta forma também mudou, nunca na história da humanidade compramos tanto online, pesquisamos preços e buscamos informações por meio de textos, sites, ou recomendações.

O marketing digital hoje se torna essencial, bem como muitas de suas estratégias, em especial a responsável por criar todo conteúdo que dará as informações necessárias para consumo do cliente: o marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo já existia como estratégia de marketing, mas com os avanços digitais a sua tendência de uso mudou se adaptando a nossa realidade.

Pensando nos produtores que estão buscando se alinhar com as novas tendências bem como os novatos nessa área apresentamos a vocês as melhores estratégias de marketing de conteúdo para 2021.

Para saber tudo sobre o tema, acompanhem o texto até o fim.

Análise de dados em foco

Segundo um estudo realizado, 72% das empresas afirmam que a análise de dados fornece insights valiosos, enquanto que 60% dizem que as análises permitem melhores inovações.

A análise de dados como podemos ver nunca vai sair de tendência, sendo apenas melhorada a cada momento para apurar com mais eficiência o impacto das ações de cada empresa no consumidor.

Hoje possuímos grandes bancos de dados e o investimento sobre os mesmos se torna maior a cada momento, afinal em um mundo informatizado, dados são tesouros muito valiosos para as empresas.

A análise de dados se torna uma das melhores estratégias de marketing de conteúdo para 2021 porque ela é o fio condutor do que será escrito.

Através da análise se consegue produzir o conteúdo correto na plataforma certa.

Por exemplo, se as pessoas estão começando a ir atrás de entender muito sobre marketing digital para o negócio, o foco vai ser compreender em qual sentido e qual o perfil das pessoas que estão indo atrás para então produzir o conteúdo que será interessante para aquela persona.

Saber atrair seu público e trazer confiança é o propósito do marketing e principalmente do de conteúdo.

SEO e tráfego orgânico

O que estamos vendo também é um aumento gigantesco na eficiência de tráfego orgânico; segundo a Rockcontent cerca de 80% dos usuários foca nos resultados orgânicos nas buscas.

O que significa que não apenas a análise de dados se mantém como uma das melhores estratégias de marketing de conteúdo em 2021, mas também o SEO que se torna o pilar para qualquer construção desde textos de blogs, até conteúdo de rede social.

O Google cada vez melhora a sua plataforma de busca para que os resultados das buscas que os clientes fazem sejam cada vez mais autênticos e com autoridade.

Por isso o SEO se torna uma ferramenta primordial nas estratégias de marketing de conteúdo na internet em 2021, um bom SEO te deixará nos parâmetros corretos no mecanismo de busca e te fazendo alcançar a primeira página dos resultados orgânicos de seus possíveis clientes o que fará eles se interessarem pela sua empresa já que, você teve autoridade suficiente para estar na primeira página do Google.

Claro que falando sobre presença digital e engajamento não podemos deixar de lado as redes sociais não é mesmo?

Redes sociais e mídias

Claro que a produção de textos ainda ocupa grande parte das estratégias de marketing de conteúdo em 2021, mas as redes sociais e seus recursos estão se tornando cada vez mais essenciais para essa estratégia principalmente agora que temos vários mecanismos de vídeos no Instagram como o Reels, no Tik Tok, no shorts do YouTube e nos vídeos padrões do YouTube em si.

E para não restar dúvidas do impacto dessas redes e das suas mídias visuais ainda no site da Rockcontent:

  • 4,5 milhões de vídeos são vistos no YouTube a cada minuto
  • 87 mil pessoas tuitam a cada minuto
  • 695 mil horas de vídeo são assistidas na Netflix a cada minuto
  • 1 milhão de logins são realizados no Facebook a cada minuto
  • 347 mil scrolls (movimento de baixar a tela) são feitos no Instagram a cada minuto

Todos esses dados são baseados em números recentes, estamos consumindo cada vez mais redes sociais e portanto procurando cada vez mais produtos através delas.

As estratégias que envolvam a criação de vídeos institucionais em canais no YouTube, no Reels, IGTV, entre outros estão se equiparando ao consumo de conteúdo via blogs quando o objetivo é marketing de conteúdo em 2021 os vídeos estão tomando muito espaço, isso condiz com uma sociedade cada vez mais rápida que não tem tanto tempo para ler e prefere consumir vídeos rápidos e concisos.

Não só os vídeos, mas postagens nas redes sociais com conteúdo bem produzido, com uso de SEO também são muito importantes, até porque as postagens te dão oportunidade para colocar maiores informações como por exemplo: Cases de sucesso, produtos, enquetes, textos com conteúdo relacionado.

Todas as informações dessas postagens podem ser usadas para promoções, campanhas mais alinhadas a seus clientes e principalmente para atrair cada vez mais Leads.

Conclusão

Estas são algumas das melhores estratégias de marketing de conteúdo em 2021 que você deve investir.

Existem outros recursos mas quis me focar nesses pois o centro de todo contato com o cliente neste século está na experiência de usuário e como participar dela através do tráfego orgânico, comunicação nas mídias visuais e bom SEO em textos e em publicações que tragam conteúdo de qualidade.

Agora é com você, vamos fazer marketing de conteúdo?

Sua opinião nos ajuda a fazer melhor, comenta aí...

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Bruno Gabriel

Redator e Escritor onde minhas experiências envolvem a criação de conteúdo para vários nichos. Desenvolvi trabalhos para a “Revista Digital Mistika”, site “O Segredo”, e hoje adentrando o mundo do marketing estou como redator na Stainen. Possuo certificações pela Rock Content, Hub Spot, Mirago e Udemy sobre Marketing Digital, Produção de conteúdo e Inbound. Também atuo como Designer desde 2017 em tudo que envolve Social Media. Não o bastante sou Formado em História, escritor e poeta, criei o blog “Nulo” e um podcast sobre a vida e filosofia chamado “Sombriocast”. Sou um freelancer atuante com certa experiência editorial no mercado. Amo criar, produzir, e auxiliar quem precisa de suporte nessas áreas. Nas horas vagas sou um bom gamer e um grande buscador de conhecimento. Fala comigo no instagram, vamos puxar um papo! @bruhgabrilu