Lançamento de Infoproduto: Quantos tipo existem?

Lançamento de Infoproduto: Quantos tipo existem?

Tipos de Lançamento: Lista completa de todos existentes

Hoje em dia os negócios digitais dominaram nossa realidade.

Nenhuma empresa hoje em dia existe sem uma presença online, os espaços que antes eram físicos são agora ocupados por bytes de informação dentro da grande rede de computadores que é a internet.

Somente o Instagram faturou o total de 20 bilhões de dólares com os anúncios que a plataforma faz.

Isso é um número impressionante que demonstra a força dos negócios digitais e como hoje em dia a presença digital se tornou mais importante até mesmo do que a física, afinal se todas essas empresas desejam anunciar ao ponto de gerar essa receita é porque a certeza de ser mais lucrativo é indiscutível.

E assim como o digital se tornou o novo mercado, os infoprodutos se tornaram a porta de entrada para lucratividade e o lançamento digital a nova estratégia de marketing eficiente para decolar suas vendas.

Lançamentos digitais são estratégias desenvolvidas pelo especialista em marketing digital Jeff Walker em seu curso Lauch Formula, popularmente difundido aqui no Brasil pelo Érico Rocha como Fórmula de lançamento.

A fórmula de lançamento é um curso que te ajuda a lançar seu infoproduto começando do zero ou aumentar as vendas com o lançamento de um produto digital.

Mas o criador Jeff Walker sabia que somente um único modelo de lançamento não atenderia a todo um público que desejava decolar, afinal estamos falando de um produto que te ajudaria a criar do zero seu produto digital ou alavancar uma empresa já existente ou seja as variáveis eram muito altas para simplificar.

Pensando nisso Jeff inclui no seu curso vários tipos de lançamento um para cada situação específica e assim desenvolveu um método que se tornou um sucesso muito grande no Brasil e no mundo.

Se você veio até este texto para saber qual dos tipos de lançamento vai ser melhor para seu  parabenizo pois está no lugar certo!

Aqui vamos te ajudar nessa dúvida tão complicada que aparece na cabeça de quem vai iniciar nesta jornada digital e ainda não está seguro de investir tanto.

Vem comigo que vamos ver os 6 principais tipos de lançamento digital inclusos na fórmula de lançamento e de cara ainda veremos um totalmente brasileiríssimo de bônus: o lançamento Meteórico.

Vamos lá?

Lançamento Semente

Vamos começar com um dos tipos de lançamento mais usados para quem está iniciando no mundo dos lançamentos digitais: O semente.

Assim como o nome diz o lançamento semente serve para iniciar o germinar de uma coisa que ainda não existe, assim como uma semente vira uma árvore, seu infoproduto virará lucro mesmo que ainda não tenha público ou mercado estabelecido.

Por isso, esse é um lançamento muito utilizado por iniciantes no mercado que ainda precisa construir sua imagem e gerar sua autoridade.

O lançamento semente irá trabalhar todos os passos necessários para estabelecer a marca, ele não necessariamente serve para gerar lucro, mas para realizar uma espécie de pesquisa buscando entender melhor aquilo que seu público busca, e se você está entregando isso de forma correta.

O lançamento semente serve para monetizar antes de um produto finalizado, entender seu público alvo, e principalmente evitar riscos iniciais.

Lançamento Interno

Diferente do lançamento semente, o lançamento interno não é um tipo de lançamento usado para início de jornada o nome “interno” já diz respeito ao objetivo dele que é ser uma estratégia feita para sua base de Leads, para seus clientes e público já desenvolvido.

Ele é interessante para quem já tem sua base bem específica, uma rede social bem construída e autoridade no mercado.

O lançamento interno é muito comum para empresas que querem lançar e relançar produtos digitais somente para seus clientes se baseando na fidelização que já tem para garantir um lucro fixo estabelecido.

É um lançamento mais difícil porém muito importante pois ele reforça o poder de sua marca perante seus clientes.

Lançamento Externo

Alguns tipos de lançamento são mais eficientes se forem lançados juntos de outros em sequência.

Esse é o caso do lançamento externo, se o lançamento interno é feito com o objetivo de atingir o público que você já tem, o externo tem a função de trazer pessoas de fora e parcerias para você.

Ele normalmente é feito em conjunto com o interno já que servirá de apoio para atrair mais pessoas ao lançamento além dos seus clientes habituais, além de poder ser uma boa ferramenta para trazer parcerias e assim aumentar a credibilidade e o poder de ação do seu infoproduto.

Ele funciona a partir de estratégias de email marketing, divulgação nas redes sociais e através da busca da persona (que você já tem estabelecida) lá fora.

Lançamento relâmpago

O lançamento relâmpago é um tipo de lançamento digital que exige também do infoprodutor ou da empresa algum público construído para que possa ser um sucesso.

Ele normalmente é usado para causar um grande volume de vendas em pouco tempo normalmente em datas específicas que possam ser impulsionadoras de vendas.

O lançamento relâmpago não exige que você tenha uma imagem tão bem construída, tanto que você não precisa ter uma lista de email marketing com Leads para fazer ela ou sequer uma rede social muito bem engajada, basta ter alguma imagem já produzida para ter onde iniciar.

O período é bem curto como o nome diz é um relâmpago ele normalmente tende a ser realizado em uma semana desde sua divulgação até o lançamento propriamente dito.

Lançamento perpétuo

O lançamento perpétuo é um dos tipos mais utilizados quando você já tem vários lançamentos feitos e pretende relançar sempre aqueles que fizeram mais sucesso para continuar tendo uma renda sobre eles sempre.

O lançamento perpétuo como o nome diz é usado para empresas que já tem algum lançamento de sucesso e pretendem relançar o mesmo com o objetivo de sempre renovar o público e melhorar a abordagem do lançamento.

Muito usado para cursos, ou vivências esse é o modelo inclusive adotado hoje por Érico Rocha com a fórmula de lançamento.

Lançamento Meteórico

O lançamento Meteórico é um tipo de lançamento totalmente brasileiro, criado pelo empresário Talles Quinderé o método se parece em termos com o relâmpago mas tem mais complexidade e busca realizar um lançamento rápido normalmente em até duas semanas.

O lançamento Meteórico tem como principal meta o “boom” de vendas em pouco tempo atrás do investimento em gatilhos importantes e um trabalho totalmente focado nos grupos de whatsapp.

Como é a rotina de um lançamento digital.

Antes de encerrarmos esse nosso pequeno compilado de tipos de lançamento digitais, decidi que seria interessante falar um pouco de como é o cronograma de um lançamento de forma bem rápida e que seja estimulante para o infoprodutor novato buscar mais informações aqui em nosso site e em outros também.

Relacionamento

O lançamento digital é feito quase todo por relacionamento com o seu público alvo, ele ocorre através da análise da persona, do trabalho em conhecer melhor as dificuldades de seu público e de como se aproximar mais deles e mostrar que você os entende.

Por isso os primeiros passos sempre serão baseados na construção de uma rede social que engaje conteúdo, trabalho de divulgação, estudo e pesquisa de dados sobre seu público e muita análise dos seus concorrentes.

Estratégia

Todas as informações adquiridas acima foram produto de estratégia assim como o que fazer com elas também será. A estratégia de elaborar uma landing page para os Leads colocarem seu email, criar conteúdo que cada vez mais traga o seu público para perto, enviar emails em determinados momentos sempre seguindo funil de vendas, e alimentar cada vez mais seus Leads até obter sua confiança e partir para o próximo passo.

Vendas

A última etapa é a consolidação das vendas e a fidelização através de um bom pós venda.

Uma vez que você estabeleceu uma boa relação, trouxe estrategicamente os Leads para seu lado e conseguiu converter os mesmos em clientes chegou o momento de lançar o produto, seus clientes já estão interessados basta apresentar o conteúdo, não esquecer de melhorar o mesmo e principalmente após acabar a venda, se concentrar no pós venda pois ele irá garantir uma recompra, e um marketing boca a boca valioso.

Conclusão

Após essas explicações, esperamos que possam ter entendido os tipos de lançamentos que existem e assim saírem daqui com uma ideia de qual irão fazer.

A chave para o sucesso é continuar lendo e progredindo na compreensão do sistema e colocando em prática, sabendo seus limites e claro, sua realidade.

Nos vemos na próxima!

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Bruno Gabriel

Redator e Escritor onde minhas experiências envolvem a criação de conteúdo para vários nichos. Desenvolvi trabalhos para a “Revista Digital Mistika”, site “O Segredo”, e hoje adentrando o mundo do marketing estou como redator na Stainen. Possuo certificações pela Rock Content, Hub Spot, Mirago e Udemy sobre Marketing Digital, Produção de conteúdo e Inbound. Também atuo como Designer desde 2017 em tudo que envolve Social Media. Não o bastante sou Formado em História, escritor e poeta, criei o blog “Nulo” e um podcast sobre a vida e filosofia chamado “Sombriocast”. Sou um freelancer atuante com certa experiência editorial no mercado. Amo criar, produzir, e auxiliar quem precisa de suporte nessas áreas. Nas horas vagas sou um bom gamer e um grande buscador de conhecimento. Fala comigo no instagram, vamos puxar um papo! @bruhgabrilu