4 ferramentas que podem ser usadas no setor de turismo

4 ferramentas que podem ser usadas no setor de turismo

Um dos grandes aprendizados que a pandemia de Covid-19 trouxe ao setor de turismo foi a importância da adaptabilidade diante das novas necessidades dos turistas e do mercado. Nesse cenário, o uso de tecnologias tornou-se mais imprescindível. Dito isso, separamos neste artigo 4 ferramentas que podem ser usadas no setor de turismo e que são determinantes para o crescimento de todo negócio.

Mas antes de continuar a leitura, vamos esclarecer logo de cara que independentemente da pandemia, quem trabalha no segmento turístico precisa estar sempre atento aos novos perfis de turistas que surgem de tempos em tempos.

Acontece que a crise econômica gerada pelo novo coronavírus trouxe um grande impacto para o setor, na qual muitas empresas tiveram que redesenhar seus modelos de negócios e recorrer rapidamente aos processos de transformação digital.

Portanto, seguindo essa lógica, o uso de novas tecnologias é obrigatório. Tanto para uma empresa sobreviver no mercado, como para gerar mais lucro e ter mais relevância. Logo, é preciso abraçar os novos cenários para tirar melhor proveito de ferramentas úteis que podem ser usadas no setor do turismo. Vamos conhecê-las a seguir?

 

Ferramentas que podem ser usadas no segmento turístico

CRM: entenda seu cliente e crie experiências inesquecíveis

Todo negócio do setor de turismo sabe como é importante proporcionar um bom atendimento ao turista. Até porque, se esse turista teve uma ótima experiência com uma empresa, é praticamente garantido que ele irá recomendá-la para os amigos, familiares e até para desconhecidos por meio da internet.

Porém, para oferecer um atendimento impecável, é necessário antes entender os hábitos de consumo dos seus clientes; como as suas preferências de destino, datas de viagem e passeios.

Nesse momento, o uso de um CRM é parte fundamental dessa estratégia. De modo resumido, o CRM significa a Gestão de Relacionamento com o Cliente. Essa ferramenta tem a capacidade de armazenar todas as informações de contato e compra do seu cliente, oferecendo uma visão em 360º desse processo de relacionamento ao seu time de vendas.

Com isso, a sua empresa consegue entender as diferentes necessidades de cada viajante e oferecer experiências personalizadas para vender mais. Só para ilustrar, com o CRM você consegue direcionar anúncios específicos de pacotes turísticos para aquele cliente que prefere viajar para a praia. Ou, ainda, oferecer passeios exclusivos para o viajante que nunca recusaria boas experiências gastronômicas.

 

WhatsApp Business: torne sua empresa mais acessível

Não precisamos nem dizer o quanto o WhatsApp está presente no dia a dia das pessoas. Com mais de 2 bilhões de usuários no mundo, essa ferramenta de mensagens instantâneas passou a fazer parte também da comunicação entre cliente e empresa com a versão do WhatsApp Business.

Se o seu negócio ainda não utiliza a versão comercial, provavelmente ele está perdendo chances reais de gerar mais confiança e uma boa impressão ao cliente. O seu uso proporciona diversas vantagens, tais como:

 

Informações sobre o perfil comercial da empresa

Quanto mais você oferecer informações a respeito da sua empresa, mais confiança o cliente terá para fechar a compra de um pacote turístico ou uma hospedagem. No WhatsApp Business é possível inserir foto, horário de funcionamento, links e localização da empresa por meio de um número comercial.

 

Catálogo de produtos e serviços

Outra vantagem do WhatsApp Business é a possibilidade de criar dentro da ferramenta um catálogo de produtos e serviços dos seus pacotes turísticos, ofertas ou promoções. Sendo assim, você pode adicionar no catálogo fotos dos destinos, descrição, preços e código de ofertas para serem enviadas aos seus potenciais clientes ou para aqueles consumidores já fidelizados e que adoram uma novidade.

 

Mensagens automáticas

Perder uma venda devido à demora no atendimento é um fator inaceitável nos dias de hoje. Isso porque é muito fácil criar mensagens automáticas com o WhatsApp Business. Nele você pode elaborar respostas rápidas a dúvidas frequentes, mensagens de saudação, ausência ou agradecimento.

Além disso, quando o WhatsApp Business está integrado ao CRM, é possível ainda vender com métodos de mensagens personalizados que aparecerão diretamente na interface do sistema. Assim, os dados de contato do cliente são adicionados automaticamente a cada conversa, diminuindo tarefas repetitivas e aumentando a produtividade da equipe de vendas.

 

Google Meu Negócio: ajude os turistas a te encontrarem

Você não concorda que todo planejamento de viagem nasce e morre na internet? E sem dúvida, é no Google que boa parte dos turistas inicia suas primeiras pesquisas sobre os destinos turísticos, valores de passagens, hospedagens e passeios. Isso significa que a sua empresa precisa estar presente nesse ambiente para ter mais chances de ser encontrada.

Uma das ferramentas que podem ser usadas no setor de turismo é o Google Meu Negócio. Totalmente gratuita, com ela você pode:

 

  • Cadastrar o endereço, horário de funcionamento, telefone, comentários, fotos, avaliações, site e links das redes sociais;
  • Interagir com os clientes respondendo aos comentários, tirando dúvidas e agradecendo aos elogios;
  • Receber dados sobre a quantidade de pessoas que ligaram para a empresa com o número exibido na ferramenta, quantas solicitaram informações sobre a localização e de onde essas pessoas são.

 

PMS: facilite seus processos administrativos

Outra ferramenta fundamental para o setor de turismo, sobretudo, para as redes hoteleiras, é o PMS. O PMS significa Property Management System e é um software de gerenciamento hoteleiro que auxilia as operações de diárias de um hotel ou pousada, mantém registro de clientes, custos, tarifas, ocupação, contratos etc.

Portanto, é uma ferramenta que facilita a rotina da administração da rede hoteleira, independente do seu tamanho. Com o software é possível ainda ter acesso a relatórios gerados para tomar decisões mais assertivas a partir de dados, centralizar informações em tempo real sobre reservas e tarifas e permissão para o cliente de fazer seu check in e check out pela internet.

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Bruno Stainen

Olá, Bruno Stainen aqui! Desde 2014 venho ajudando a empresas de todos os tamanhos e de todos os tipos a melhorarem seu posicionamento na internet através de técnicas de Marketing Digital. Espero que minha expertise possa te ajudar a alavancar seu negócio para o próximo nível. Sucesso é a única possibilidade!