SEO: Guia prático para otimizar o site do seu negócio

SEO: guia prático para otimizar o site do seu negócio

A otimização dos mecanismos de busca é um dos segredos para aparecer nas primeiras páginas dos resultados do Google.

Esse processo envolve algumas etapas, comumente batizadas de estratégias de SEO, sigla que significa Search Engine Optimization.

As estratégias dizem respeito a elementos como:

  • Originalidade do conteúdo;
  • URLs;
  • Título chamativo;
  • Nome dos arquivos de imagens;
  • Conteúdos ricos.

Os fatores citados acima são denominados SEO on page, pois caracterizam elementos exclusivos das páginas de sites.

Por isso, continue acompanhando para conhecer os principais determinantes para um posicionamento de expressão no Google.

Conheça o SEO on page

O SEO on page consiste nas ações que o webmaster pode realizar de modo a melhorar o rankeamento da página no Google sem necessariamente investir em marketing digital, à princípio.

A integração entre essas duas frentes é fundamental para conquistar uma alta visibilidade. No entanto, a otimização do SEO on page tem grande impacto no rastreamento do Google.

Prossiga a leitura e conheça os principais conceitos.

Originalidade do conteúdo

O conteúdo focado em conseguir boas pontuações de SEO deve ser interessante para uma parcela do público e, acima de tudo, totalmente original.

Em primeiro lugar é necessário conhecer as pesquisas e termos mais comuns buscados pelas pessoas.

Para isso, é indicado fazer pesquisas de palavras-chaves, de modo a saber com antecipação quais termos usar nos conteúdos.

É um princípio básico de inbound marketing, onde os desejos do público são as bases das estratégias de divulgação.

O tamanho do post também é levado em conta pelo Google. Conteúdos curtos são menos abrangentes, enquanto conteúdos mais longos são mais completos e elucidativos.

Cabe aos redatores trabalharem para encontrar o tamanho ideal de acordo com os interesses da persona do negócio. 

URLs

O papel das URLs (os links) é resumir todo o conteúdo presente na página que será rastreada.

Elas são geradas automaticamente pelo navegador e podem ser editadas posteriormente.

Essa edição é importante para tornar as URLs mais claras, e por consequência, mais rastreáveis.

Evite usar números e URLs extensas demais, o ideal é ser descritivo em poucas palavras.

É essencial que ela contenha a palavra-chave em foco, tenha relação com o título do post, seja curta e facilmente legível.

Títulos chamativos

Criar títulos que chamam a atenção é, em primeiro lugar, decisivo na hora de atrair cliques.

Há pesquisas que apontam que a grande maioria dos usuários não vai além da segunda página dos resultados de busca do Google.

Isso significa que, apesar do alto volume de resultados proporcionados, você tem espaço e tempo reduzidos para conquistar novos clientes.

Por isso, crie títulos interessantes e que realmente indicam o tipo de conteúdo que as pessoas vão encontrar caso cliquem nele. Também recomendamos o uso de palavras-chaves no título.

Não tente empregar títulos chamativos que não comunicam realmente do que se trata o texto, pois o Google rastreia esse tipo de prática e pode diminuir o rankeamento nesse caso.

O bom título é aquele que atende aos interesses do público previamente estudado. 

Nesse ponto as estratégias de SEO e outras ações como anunciar no Google Ads convergem por conta das possibilidades de segmentação.

Conteúdos ricos

Os conteúdos ricos são materiais oferecidos em troca de informações específicas sobre os leads e clientes.

Normalmente, as empresas condicionam o acesso a um conteúdo exclusivo ao e-mail, nome ou número de telefone das pessoas.

O conteúdo pode ser uma planilha, um webinar ou um e-book. Em todos os casos, a relevância dos materiais deve ser inequívoca.

Essa é uma ótima prática para agregar valor à atuação da empresa, ao mesmo tempo em que permite captar dados da base de clientes de maneira sutil.

As estratégias de SEO continuam valendo para esse tipo de conteúdo. Além do mais, a disponibilização de conteúdos ricos melhoram as taxas de permanência na página, outro fator observado pelo Google.

Portanto, se a campanha de Twitter Ads não está surtindo o efeito esperado, considere investir em conteúdo realmente impactante.

Considerações finais

A otimização para mecanismos de busca é a garantia de que seu site vai aparecer para mais pessoas. Nesse contexto, somente a qualidade do conteúdo não é o bastante.

É preciso seguir as diretrizes determinadas pelos motores de busca para criar sites com bons rankeamentos. Siga os conceitos apresentados neste texto e conquiste um público vasto.

Bruno Stainen

Olá, Bruno Stainen aqui! Desde 2014 venho ajudando a empresas de todos os tamanhos e de todos os tipos a melhorarem seu posicionamento na internet através de técnicas de Marketing Digital. Espero que minha expertise possa te ajudar a alavancar seu negócio para o próximo nível. Sucesso é a única possibilidade!