Melhores estratégias de Inbound Marketing para 2021

Melhores estratégias de Inbound Marketing para 2021

O marketing digital hoje é essencial para qualquer empresa que esteja na corrida por clientes nessa nova era.

Se torna essencial saber fazer uso das estratégias variadas que essa ferramenta apresenta, uma vez que hoje em dia a experiência do usuário e a interação mais humana com seu público são mais importantes que qualquer outra coisa, saber fazer uso de estratégias que contemplem isso que tragam a inovação é o que faz a diferença entre quem venderá e quem será esquecido.

Como importante estratégia que aborda os princípios da interação e da experiência de usuário, o Inbound marketing se torna imprescindível dentro do marketing digital.

Entender o que é o Inbound Marketing e as melhores estratégias para 2021 vão ser essenciais para saber como você deve agir nesta era de aceleração digital.

Gostou do assunto? Então acompanhe até o fim para saber tudo sobre o tema!

O que é Inbound marketing

Antes de mais nada, para falar um pouco sobre as melhores estratégias de Inbound Marketing para 2021 devemos conhecer o que é essa importante estratégia e porque ela é tão usada hoje em dia.

O Inbound Marketing se baseia na interação com o cliente através da busca espontânea do mesmo por sua marca.

Você deve estar se perguntando “E como isso é possível? Atração espontânea?”

É bem simples de responder; a atração ocorre quando através de uma organizada ação a empresa promove conteúdo relevante para seus Leads e visitantes, este conteúdo feito se dirige diretamente às pessoas que tenham mais propensão de comprar e isto é feito após um estudo sobre o perfil dos clientes daquela empresa.

Seguindo normalmente com a criação de conteúdo por blogs, podcasts e redes sociais o Inbound Marketing busca fazer o cliente sentir a vontade de consumir seu produto pela confiança e autoridade que passa em cada interação com ela, seja por formulários, textos interessantes, e e-mails com informações muito boas para a vida do seu lead.

Mas sem nunca ter sido você que começou tudo, você deixa que seu cliente o encontre através de todas as ferramentas orgânicas necessárias de tráfego do Google, após estabelecer o primeiro contato, e manter a nutrição dessa relação, o cliente realiza a ação de compra e faz o marketing boca a boca de sua empresa pela ótima relação entre ambos.

Entendeu porque eu disse que o Inbound se baseia na interação?

Ele permite que o cliente interaja, assinando newsletters, comentando em blogs ou redes sociais, decidindo se irá querer ou não conteúdo via email, e a empresa apresenta seu conteúdo focado naquele perfil e se disponibiliza de braços abertos a encurtar a relação mas somente através da decisão do cliente.

Uma relação de interação, em mão dupla, diferente das relações intrusivas como as propagandas do YouTube ou da TV que afetam sua vida sem se importar com sua opinião ou seu tempo.

No Inbound seu tempo é precioso, e a empresa se apresenta a você porque você se sentiu confortável para querer que ela se apresente.

Além disso, ele é uma estratégia muito barata já que Marketing de conteúdo gera 3X mais leads que outbound marketing, e custa 62% menos, sendo o marketing de conteúdo o coração do Inbound Marketing não é a toa que o mesmo se torna uma opção mais eficiente com menos custos para você.

“Mas nossa! Que legal saber sobre esse assunto, porém quais são essas estratégias tão boas?”

Boa pergunta se foi isso que você pensou, e é exatamente o que vamos ver agora!

Melhores estratégias de Inbound Marketing 2021

O Inbound Marketing possui 3 objetivos que se relacionam com o que já falamos: Converter, Vender, Fidelizar.

Todos eles ligados com a busca por atrair os clientes em potencial e aumentar o volume de vendas bem como a análise dos números e dos feedbacks de forma mais assertiva. Interação e atração resumem bem tudo isso.

Dessa forma as melhores estratégias de Inbound Marketing para 2021 acompanham estes princípios mas se adaptam conforme os anos avançam vamos falar das mais importantes.

Marketing de permissão

O marketing de permissão é algo inerente ao Inbound Marketing, e há quem diga que o Inbound foi criado dentro da estratégia de Marketing de permissão.

Esse argumento foi feito pelo Peter Drucker que sugeriu que os princípios do Inbound Marketing foram criados pelo Seth Godin criador do marketing de permissão.

Então não dá para falar sobre o tema e deixar de citar o marketing de permissão porque é ele que dá essa característica de privacidade do cliente, autonomia na interação do mesmo com conteúdo da empresa e aumento na conversão de Leads.

Isso porque o marketing de permissão é aquele que dá a liberdade pro cliente aceitar ou não assinar a Newsletter do seu site, entrar na sua lista de email, grupos de whatsapp ou permitir conteúdos mais comerciais.

Usando apenas a seguinte pergunta: “você deseja participar?”

É a partir dessa simples pergunta que se consegue classificar quem realmente está interessado e quem não está, podendo assim começar o vínculo com o lead através do marketing de conteúdo, email marketing, divulgação de eventos e o envio de informações importantes.

Ou seja, o Marketing de permissão é a porta que te dá a oportunidade de continuar a relação com seus possíveis Leads e convertê-los em clientes.

O marketing de permissão é com certeza uma das melhores estratégias de Inbound Marketing para 2021.

Marketing de conteúdo

Discutir as melhores estratégias de Inbound marketing para 2021 e não falar do que em essência é o Inbound seria um grande erro.

O Inbound é o Marketing de atração, isso é fato, e como você atrai seus clientes antes de tudo entendendo quem é sua persona e como ela pensa, quais são suas possíveis dores.

Após isso você investirá naquilo que é o que atrai, o marketing de conteúdo.

Esta estratégia busca criar conteúdo relevante, engraçado, ou importante, que trate da dor de sua persona com um tom de experiência buscando que o seu público se identifique e confie na sua empresa para lidar com o problema dela.

O diferencial do marketing de conteúdo é que ele não é pedante, ele se faz puramente na criação de conteúdo de qualidade e de boas relações com quem está buscando aquele conteúdo.

Lembre-se que a experiência de usuário hoje em dia é muito mais importante.

É importante que ele se sinta identificado, que ele goste do que está lendo, e que ele sinta a confiança na comunicação que faz com a empresa seja por chat, ou pelos comentários.

Esse conteúdo é produzido por qualquer plataforma, seja por vídeos no YouTube e canais variados, por blogs e sites, por posts no Instagram e nas redes sociais, por ebooks.

Principalmente por blogs, pois não adianta que você produza conteúdo e deixe ele lá, sem ter como atrair seus esforços serão nulos.

É por isso que blogs são uma opção necessária, pois você consegue fazer uso do SEO e configurar seu texto da melhor forma possível para que o Google veja seu blog como importante e ranqueie na primeira página das pesquisas sobre o tema.

O SEO é uma importante mecânica do marketing de conteúdo, porque ele dá um conjunto de regras que o Google exige e isso faz os clientes certos encontrarem seu texto, junto com conteúdo de qualidade você já está cumprindo os primeiros passos do Inbound Marketing.

O SEO não é só usado para blogs, mas pode ser usado em redes sociais com hashtags, boas legendas, e algumas outras estratégias.

Também é usado em vídeos, mas o interessante é que se tenha um blog, ou site para publicar seguindo as regras do marketing de conteúdo, permita a assinatura dos clientes em newsletters e listas de email, aliando isso às redes sociais e a comunicação via vídeo seja no YouTube ou em outra plataforma.

O marketing de conteúdo é multicanal e saber fazer um bom Inbound Marketing é saber usar dessa qualidade de comunicação.

Jornada do cliente

Essa além de ser uma das melhores estratégias de Inbound Marketing para 2021 é algo que nunca vai deixar de existir.

A jornada do cliente é um ponto importante e necessário que alia todos os recursos que falamos aqui (aliás todas as estratégias se relacionam afinal todas tem o mesmo objetivo e fazem parte de uma estratégia maior.).

A jornada do cliente tem por objetivo se concentrar nas etapas que vão desde o primeiro encontro com a sua marca até a compra e fidelização do cliente, como em toda experiência do Inbound Marketing o usuário precisa ser o foco, e é esta estratégia que vai determinar como isso vai ser feito.

A jornada do cliente divide o percurso de compra em 3 etapas chamadas “funil de vendas” e cada etapa se torna importante para ir conduzindo cada vez mais o cliente até a última etapa do funil, que é a fase de compra.

Todas essas etapas trabalham com gatilhos mentais e CTAs (Call to Actions) como uma forma de fazer o usuário ir se interessando ainda mais sobre os temas abordados, gerando confiança e engajamento para a empresa.

E em cada uma dessas etapas alguma parte do Inbound marketing é efetuada.

Como:

Topo do funil:

Aqui o foco será a produção total de conteúdo relevante através do marketing de conteúdo e SEO, essa produção visa atrair os clientes, mas não divulgar nada da marca, apenas fazer os mesmos se identificarem com os temas e perceberem que tem uma “dor” a ser resolvida.

Meio de funil:

Nesta etapa o conteúdo ainda é produzido sem a pretensão de vender sua marca, mas nesta etapa alguns textos devem direcionar o cliente através de uma Call to Action e gatilhos mentais a assinar sua newsletter para maiores informações e assuntos publicados, ou para fazer parte da lista de email com conteúdo exclusivo ou mesmo fazer parte de algum grupo sobre o tema. Aqui você está trabalhando a confiança que ele pode ter em sua empresa, e em como você pode ser aquele que vai solucionar seu problema.

Fim do funil:

Após um tempo enviando conteúdo de qualidade através de email, blog, ou outro meio de comunicação você terá nutrido esse lead firmando um bom relacionamento, agora é a hora de trazer um conteúdo mais comercial, falar sobre sua marca, e sobre quais produtos você dispõe para solucionar seu problema, o cliente já está muito convencido da competência da empresa, e de como ela é empática com sua dor e é nessa etapa que a venda é fechada.

O pós venda é importante então quando acontecer a venda mantenha contato, fidelize o cliente para que ele possa fazer a divulgação boca a boca e atrair mais clientes para sua empresa.

Falando isso, explicamos o pilar de como o Inbound marketing vai direcionar todas as suas estratégias.

Automação

A automação hoje em dia é muito necessária para agilizar os processos, e dentro do Inbound Marketing é determinante para que você possa cumprir as metas de comunicação com o cliente.

A automação vai te permitir por exemplo programar através de sua lista de email os conteúdos a serem enviados mensalmente para seus Leads, programar a comunicação com eles por meio de chatbots, e avaliar a aceitação do conteúdo produzido e do retorno que eles estão dando.

A automação te ajuda a realizar processos mais rápido, mais eficiente e com menos falhas como o de enviar mais de 1000 emails um para cada usuário.

Então investir em automação para melhorar sua estratégia de Inbound Marketing para 2021 é muito necessário.

Conclusão

Ufa! Hoje conversamos bastante, né? Mas o papo estava tão bom que não vemos a hora passar às vezes.

Esperamos que o assunto tenha sido tão bom pra vocês quanto pra mim e quando se tratar de fazer um bom Inbound Marketing o assunto tenha ficado afiado em sua cabeça.

Mas se ainda precisar de uma ajudinha, não tem problema, que tal trocar uma ideia sobre o tema conosco?

Estamos sempre prontos a te ajudar.

No mais desejo um bom final de semana e, vamos fazer Inbound Marketing?

Sua opinião nos ajuda a fazer melhor, comenta aí...

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Bruno Gabriel

Redator e Escritor onde minhas experiências envolvem a criação de conteúdo para vários nichos. Desenvolvi trabalhos para a “Revista Digital Mistika”, site “O Segredo”, e hoje adentrando o mundo do marketing estou como redator na Stainen. Possuo certificações pela Rock Content, Hub Spot, Mirago e Udemy sobre Marketing Digital, Produção de conteúdo e Inbound. Também atuo como Designer desde 2017 em tudo que envolve Social Media. Não o bastante sou Formado em História, escritor e poeta, criei o blog “Nulo” e um podcast sobre a vida e filosofia chamado “Sombriocast”. Sou um freelancer atuante com certa experiência editorial no mercado. Amo criar, produzir, e auxiliar quem precisa de suporte nessas áreas. Nas horas vagas sou um bom gamer e um grande buscador de conhecimento. Fala comigo no instagram, vamos puxar um papo! @bruhgabrilu