As 5 principais tendências do marketing digital para 2017
As 5 principais tendências do marketing digital para 2017
O Brasil, apesar dos problemas causados pela crise econômica, passa por um momento bastante interessante nesta área, com cada vez mais empresas buscando na Internet um canal para geração de vendas e leads.
Uma das tendências do marketing digital em 2017 que nos parece mais forte, em termos de participação setorial é o aumento significativo da presença de pequenas e médias empresas no mercado online, até mesmo como forma de superar as dificuldades impostas pela crise econômica.
A seguir, vamos analisar algumas das tendências que deverão conduzir os esforços do marketing digital em 2017:
1. Análise preditiva
Em linhas gerais, trata-se do uso de dados, algoritmos estatísticos e técnicas de machine learning para identificar a probabilidade de um indivíduo realizar uma conversão. Esse estudo é realizado pelo uso de ferramentas de big data analytics e padrões de comportamento, para antecipar os movimentos de prospectos e consumidores.
2. Defensores da marca (advocate marketing)
Conquiste os consumidores e eles farão a defesa da sua marca – com impactos altamente positivos sobre taxas de conversão, receita e ROI. Este é o advocate marketing, conceito estreitamente ligado à jornada do consumidor e à customer experience. Proporcione uma experiência inesquecível ao seu cliente e ele espalhará a palavra, seja em ambientes on ou offline. Mas também faz parte do advocate marketing encorajar a clientela a falar bem de sua marca. Afinal de contas, se a experiência foi prazerosa, que tal pedir um testemunho para o seu site ou rede social?
3. A vez dos wearables
Dispositivos wearables ganham novas funções a cada lançamento, e 2017 promete ser o ano da tecnologia para vestir. Empresas digitais que criem aplicativos para dispositivos como os smartwatches, pulseiras e óculos inteligentes saem na frente e têm a possibilidade de atender a um público premium de maneira mais fácil.
4. Content Remarketing
O conceito de remarketing, usado em anúncios de e-commerces para estimular o retorno de um cliente para realizar uma compra que abandonou, vai ser uma das principais tendências de mercado para o marketing de conteúdo. Entre as principais vantagens desta tática de marketing estão o aumento na conversão de leads e aproximação com o cliente. As estratégias para o remarketing de conteúdo são muito parecidas com a do remarketing tradicional, mas em vez de levar o usuário de volta a uma página de compras, os anúncios devem direcionar o usuário para os melhores conteúdos do seu site, como posts, e-books e outros materiais ricos visando reconquistar o lead.
5. Soluções de compra multicanal
Com a popularização do mobile, as soluções de integração entre os diversos canais de contato com as empresas se tornaram essenciais para trazer e fidelizar clientes. É preciso que o usuário do site possa transitar confortavelmente entre a loja física e o APP da marca sem ter problemas de comunicação entre uma plataforma e outra.Por isso muitas marcas buscam fazer essa integração entre as mídias usando os programas de fidelidade.
Em 2017 a principal tendência de mercado será a sincronia total entre todos os meios. Um cliente poderá iniciar a sua compra pelo APP mobile, pagar no caixa na loja física e retirar o produto imediatamente, sem precisar fazer reservas ou qualquer procedimento burocrático. A fidelidade será recompensada através de diversos canais. Interagir na fanpage do Facebook, fazer compras, ou passar por locais determinados gerarão pontos e vantagens para o cliente cadastrado no programa de fidelidade, estimulando o retorno à marca.
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