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Atualização do Facebook pode acabar com OLX e Mercado Livre

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Todos nós sabemos que o Tio Zuckerberg é antenado com as atualizações em que o mercado passa de tempos em tempos, e principalmente nos concorrentes, vide o quase extinto Snapchat né verdade? Então, nesta segunda-feira, dia 22 de Janeiro o Facebook anunciou que sua mais nova versão do Marketplace no Brasil, com ele as pessoas poderam anunciar e comprar produtos de seu interesse.

Bom mas, nos grupos de vendas do Facebook meio que já existe um mercado funcionando, o que exatamente vai ser diferente disto? De acordo com o Facebook, as diferenças básicas serão que você irá poder ver os anúncios de usuários próximos, com base nas suas informações coletadas tanto pelo facebook, quanto pelo GPS do seu smartphone. Lembre-se que você precisa ter dado autorização prévia para poder usar este recurso. Além disso, agora será possível realizar buscas para encontrar algum produto ou serviço disponível. Legal não é?

Uma coisa importante é que este recurso ainda não fará o intermédio das transações, todo o processo de compra e venda continua sendo resolvido pelos usuários e pelo menos a principio não será cobrado nada por criar este encontro entre as partes. Eles acreditam que assim os benefícios serão maiores para quem usa o aplicativo.

Outra coisa legal é a constante preocupação do facebook em manter a segurança das pessoas e seus dados, pensando nisto eles irão disponibilizar opções em que os próprios usuários marquem como suspeitas as publicações de produtos que parecerem falsos ou que contenham algum conteúdo inadequado por exemplo. Esta atualização foi lançada nos EUA em 2016, onde tiveram problemas com anúncios inapropriados. Lá era vendido desde cachorros à drogas e serviços sexuais, como reportou o The New York Times. Já o Facebook rebateu informando que os anúncios foram veiculados apenas na estreia da opção e que o problema aconteceu com a moderação, que deixou o conteúdo exposto erroneamente.

O marketplace terá um lugar central no aplicativo do Facebook para smartphones Android e iPhones,  localizado na barra inferior, ao lado das notificações.

Inicialmente a Rede Social não informou se pretende cobrar para exibir anúncios com destaque, como faz o Mercado Livre. Porém, a companhia não descarta essa possibilidade de monetização.

Com o Marketplace, o Facebook entra oficialmente na briga contra aplicativos como o da OLX, Mercado Livre e afins, será que vamos testemunhar a morte de mais algumas empresas no decorrer do tempo?

De uma coisa temos certeza, o Tio Zuckerberg não é bobo, e está de olho no mercado como um todo, e em como sua Rede Social pode se encaixar nas diversas possibilidades de penetração de mercado. Esperamos no futuro não sermos todos dependentes do Facebook para tudo, não é uma coisa muito sadia ter todos os ovos da galinha em uma única cesta.

O que você acha desta atualização? Comenta aí…

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Bruno Stainen

Olá, Bruno Stainen aqui! Desde 2014 venho ajudando a empresas de todos os tamanhos e de todos os tipos a melhorarem seu posicionamento na internet através de técnicas de Marketing Digital. Espero que minha expertise possa te ajudar a alavancar seu negócio para o próximo nível. Sucesso é a única possibilidade!