As 15 melhores ferramentas gratuitas de SEO para 2020

As 15 melhores ferramentas gratuitas de SEO para 2020

As 15 melhores ferramentas gratuitas de SEO para 2020

O trabalho de SEO é realizado com várias ferramentas e todo profissional de SEO tem seu próprio conjunto de ferramentas favoritas. Geralmente, as melhores ferramentas de SEO são muito caras e exigem uma assinatura mensal. Isso faz com que apenas empresas e agências que usam intensamente e precisam de todos os recursos avançados que essas ferramentas de auditoria de SEO incluem.

As empresas menores, no entanto, raramente podem justificar o custo das ferramentas de SEO específicas quando eles só utilizam de vez em quando ou apenas uma pequena parte dos recursos são realmente necessárias. Nesses casos, é mais inteligente usar uma coleção de ferramentas gratuitas que, embora talvez não sejam tão poderosas, podem fazer a maior parte do trabalho necessário.

Existem algumas ferramentas de SEO disponíveis  que são gratuitas.  Para ajudá-lo, aqui estão minhas 15 ferramentas de SEO favoritas que você pode usar em seus esforços de otimização de mecanismos de pesquisa. Dividi a lista em poucas categorias para facilitar a localização da ferramenta certa para o trabalho certo.

Ferramentas técnicas de SEO

O SEO técnico concentra-se em garantir que seu site seja tecnicamente sólido quando se trata de especificações SEO. Essas ferramentas ajudam você a encontrar e resolver problemas técnicos em seu site.

1. Google Search Console

A primeira ferramenta que todos devem começar a usar é o Google Search Console. É a própria ferramenta do Google que visa monitorar sua visibilidade no Google. Nos últimos anos, a ferramenta foi aprimorada para melhorar a experiência do usuário e agora é mais fácil de usar. Com esta ferramenta, você pode descobrir, por exemplo:

  1. Quais palavras-chave trazem tráfego para seu site
  2. Classificação média de suas páginas e palavras-chave
  3. Quantas vezes você é mostrado nos resultados da pesquisa e quantas vezes seus resultados são clicados
  4. Quão bem o seu site está indexado no banco de dados do Google

Acesse aqui: Google Search Console

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2. Screaming Frog

Uma ótima ferramenta que rastreia seu site e registra uma quantidade impressionante de informações úteis de cada página. Somente esta ferramenta pode descobrir a maioria dos problemas técnicos. Por exemplo:

  1. Redirecionamentos
  2. 404 páginas
  3. Imagens
  4. Títulos, meta descrições e cabeçalhos-h

Screaming Frog permite rastrear 500 URLs de graça, o que é suficiente para muitos sites menores.

Acesse aqui: Screaming Frog

3. Lighthouse

Essa ferramenta de auditoria interna do Chrome pode ser encontrada nas ferramentas de desenvolvedor do Chrome. Encontre-o através do menu ou simplesmente pressione F12. Encontre a ferramenta em si na guia Auditorias. Essa ferramenta pode executar 5 auditorias separadas na página atual que você está visualizando. Tudo com o pressionar de um único botão. Como bônus, ele contém links para explicações adicionais de todos os problemas encontrados.

Acesse aqui: Lighthouse

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4. Ferramenta de teste de dados estruturados

Os dados estruturados são uma maneira útil de marcar informações na sua página de maneira que os mecanismos de pesquisa possam ler e entender facilmente. Infelizmente, nem sempre é o mais fácil de implementar. Use esta ferramenta para descobrir se sua implementação foi feita corretamente.

Acesse aqui: Ferramenta de Teste de dados estruturados

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Ferramentas de velocidade da página

A velocidade de carregamento da página afeta a experiência do usuário e a classificação. Um site mais rápido pode aumentar sua classificação e impedir que os usuários abandonem seu site por frustração. É por isso que é importante tentar otimizar a velocidade de carregamento sempre que possível.

5. Webpagetest.org

This browser-based tool loads your webpage a couple of times and then gives you detailed information on how fast it loads. As well as a listing of all files loaded and how long each one took to load. This is a great way to find out bottle necks.

Remember also to check for Time to First Byte. You want the first byte to start loading inside 0.5 seconds.

Acesse aqui: Webpagetest

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6. Kraken.io e 7. TinyPNG

Duas ferramentas úteis para otimizar o tamanho do arquivo de imagem. Ambos podem ser usados para diminuir o tamanho do arquivo de imagem e acelerar o tempo de carregamento da página. A melhor parte é que você não precisa necessariamente reduzir a resolução da imagem. Imagens grandes tendem a diminuir o tempo de download, especialmente em dispositivos móveis. Isso faz da otimização de imagens uma das melhores e mais fáceis maneiras de acelerar seu site.

Acesse aqui: Kraken.io

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Ferramentas de pesquisa de palavras-chave

A pesquisa de palavras-chave é uma das primeiras coisas que você deve fazer ao começar a melhorar a visibilidade do seu mecanismo de pesquisa. Conhecer suas palavras-chave e como você as classifica ajuda a concentrar seus esforços de melhoria no local mais importante.

8. Ubersuggest

Existem várias ferramentas de palavras-chave para ajudá-lo a encontrar palavras-chave e verificar o volume de pesquisas. Infelizmente, a maioria deles exige algum tipo de pagamento para ser realmente útil. Uma exceção à regra é o Ubersuggest que hospeda várias funcionalidades úteis. E tudo isso de graça.

Acesse aqui:: Ubersuggest

9. Palavras-chave em todos os lugares

Este complemento para Chrome e Firefox mostra dados de volume de pesquisa de palavras-chave ao lado dos resultados de pesquisa do Google e seleciona outras ferramentas. Essas ferramentas incluem o Google Search Console, o Google Analytics, o Google Trends e o Youtube.

O benefício desse complemento é que você obtém o volume de pesquisa de palavras-chave sem precisar usar constantemente uma ferramenta como o Ubersuggest para consultas únicas nas quais está trabalhando. Além disso, como o complemento pode estar sempre trabalhando em segundo plano, você obtém uma sensação de popularidade das palavras-chave lentamente, sem realmente pensar nisso.

Acesse aqui: Keywords everywhere

Classificações e resultados de pesquisa

Ranking é uma das melhores maneiras de medir e monitorar seu sucesso em SEO. Você pode usar o Google Search Console para seguir suas próprias classificações, mas, infelizmente, existem duas desvantagens em usar apenas o GSC. Primeiramente, você não pode verificar as classificações dos concorrentes com o console de pesquisa. Em segundo lugar, é mais rápido e fácil usar uma ferramenta dedicada para verificar classificações de várias palavras-chave.

10. What’s my SERP

A verificação de classificações para palavras-chave específicas geralmente está disponível apenas para ferramentas pagas. Especialmente se você quiser verificar centenas de palavras-chave. Até agora, a melhor ferramenta para verificar a classificação de algumas palavras-chave gratuitamente é What’s my SERP. É fácil de usar e permite que você verifique várias palavras-chave de cada vez. Não centenas, mas o suficiente para verificações ocasionais.

Acesse aqui: What’s my SERP

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11. Mozbar

O complemento gratuito do MOZ para o Chrome oferece acesso fácil a informações valiosas. Com ele, você pode descobrir a Autoridade da página e a Autoridade de domínio de uma página. Além disso, você pode usá-lo para verificar a meta descrição da página, os cabeçalhos H1 e o título da página sem precisar verificar o código.

Acesse aqui: Mozbar

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12. SERP Simulator

O ajuste fino dos resultados da pesquisa faz parte das atividades de SEO quando você deseja aumentar a Taxa de Cliques. Quando você deseja que seus resultados pareçam o melhor possível, o SERP Simulator pode ajudá-lo a ver o que está fazendo e ajuda a manter o título da página e a meta descrição no tamanho correto.

Acesse aqui: SERP Simulator

Links internos e externos

Links internos e externos são importantes para o SEO. Eles são usados pelos mecanismos de pesquisa para percorrer o site e determinar a autoridade de domínio do site.

13. Check my links

Links quebrados são ruins para usuários e mecanismos de pesquisa. Verificar meus links é outro complemento do Chrome que ajuda você a verificar todos os links na página que está visualizando. Ele conta todos os links e marca aqueles que estão quebrados ou têm redirecionamentos. Muito útil para encontrar links que você precisa corrigir.

Acesse aqui: Check my links

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14. Link Explorer

Outra ferramenta útil da MOZ. O Link Explorer permite procurar backlinks 10 vezes por mês gratuitamente. E para uma consulta, você obtém 50 linhas de dados. Isso não é muito demais para pesquisas de backlink, mas é melhor que nada. Certamente pode ajudar você a começar.

Acesse aqui: Link Explorer

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Redirecionamentos e códigos de status

Acho que, quando se trata de verificar casos únicos de redirecionamentos, cadeias de redirecionamento ou códigos de status, é melhor usar ferramentas menores e mais rápidas. Claro que você pode obter os mesmos dados com o Screaming Frog, mas às vezes você quer economizar tempo e não deseja esperar o rastreamento do site inteiro.

15. Redirect Path

O complemento Ayima Redirect Path Chrome é uma ferramenta excelente e rápida para verificar redirecionamentos, redirecionar cadeias e códigos de status para uma única página. Apenas alguns cliques e em segundos você tem o que precisa.

Acesse aqui: Redirect Path

Conclusão

O SEO é um assunto complicado e muito do trabalho é difícil de ser realizado sem algumas ferramentas à sua disposição. Felizmente hoje em dia existem algumas gratuitas e fáceis de usar das quais você pode tirar proveito. Nem sempre é necessário usar essas ferramentas de alto nível para tudo. Então, se você precisar de uma opção de SEO para o desenvolvimento de links, marketing de conteúdo, verificador de backlinks, SEO na página, ideias de palavras-chave, otimização de página ou qualquer outra coisa, existe uma ferramenta gratuita disponível.

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Bruno Stainen

Olá, Bruno Stainen aqui! Desde 2014 venho ajudando a empresas de todos os tamanhos e de todos os tipos a melhorarem seu posicionamento na internet através de técnicas de Marketing Digital. Espero que minha expertise possa te ajudar a alavancar seu negócio para o próximo nível. Sucesso é a única possibilidade!