Fundo de propaganda e as Franquias: Saiba tudo sobre o assunto

Para quem está entrando agora no mundo do franchising muitos termos ainda são novos, especialmente os termos que dizem respeito às taxas praticadas pelas Franquias.

E é que qualquer pessoa que deseje ser franqueado entenda bem como essas taxas funcionam para que não existam surpresas ou até problemas de relação entre franquia e franqueador.

Uma dessas importantes taxas que são pagas pelo franqueado à franquia são chamadas de taxa de publicidade, marketing ou conhecidas como fundo de propaganda.

Elas são necessárias no processo de propaganda da rede e impactam diretamente na questão de lucratividade da franquia.

Por isso, para te fornecer todas as informações sobre algo necessário para o início de sua jornada, preparamos esse texto sobre o fundo de propaganda e as franquias.

Acompanhe até o fim para saber tudo sobre o tema!

O que é o fundo de propaganda

Para entender a relação entre o fundo de propaganda e as franquias precisamos saber que ela é uma taxa prevista pela lei de franquias N°: 13.966/19 Artigo 2°, Inciso IX, Alínea C.

Segundo a lei, todo e qualquer valor que a franquia negociar precisa ser esclarecido na COF, com todos os seus detalhes, dentre eles estão os valores de Royalties, Aluguéis, e claro a taxa pelo fundo de propaganda.

Mas preste atenção, a lei exige que os valores sejam estipulados pela franquia antes de qualquer acordo dentro da COF, mas não dita qual valor deve ser praticado, sendo este valor tendo que ser decidido pela franquia.

O valor arrecadado para o fundo de propaganda das franquias tem o objetivo auto-explicativo: de ser um fundo para promoção da marca em geral que vise um impacto em toda a rede, através de campanhas de marketing digital, externas, entre outras formas de marketing e promoção.

Esse tipo de fundo ajuda na centralização de campanhas para a rede, isso ajuda no crescimento total da franquia, maximiza seu lucro de forma igualitária com seus franqueados na rede.

O fundo de propaganda de franquias serve para que o franqueado economize tanto na promoção unitária de seu estabelecimento, quanto aumente a eficiência do planejamento estratégico que se torna melhor quando praticado pela rede toda, já que a mesma tem a capacidade de avaliar os números de forma mais ampla.

Mas a explicação ser fácil não retira a complexidade de vários pontos sobre essa taxa, um deles iremos explicar agora é a fórmula de como se estipula o valor dessa taxa.

Como funciona?

O fundo de propaganda das franquias funciona da seguinte forma normalmente uma taxa de 2% a 5% sobre o lucro bruto é estipulado mensalmente para o pagamento dessa taxa, outra forma muito utilizada é um percentual mensal em cima dos valores das compras realizadas pelo franqueado caso a franquia seja a sua fornecedora de materiais e derivados, outra forma muito utilizada é estabelecer um valor mensal fixo estabelecido para toda a rede.

Esses valores arrecadados do fundo de propaganda das franquias são investidos em estratégias muito bem elaboradas através de um plano de aplicação desses recursos que são efetuados pelos gestores da rede em parceria com agências de marketing digital que trabalham com expansão de franquias, consultores e especialistas em marketing variados.

Dessa forma se dá a devida importância e aplicação aos recursos da essencial fórmula de sucesso de qualquer franquia.

Importância do fundo de propaganda

Gostaria de finalizar esse texto ressaltando a importância do marketing não só para franquias mas para qualquer empresa que queira se destacar, e falar sobre porque o fundo de propaganda é tão importante.

Isso serve para que possamos logicamente entender cada processo importante dentro do mecanismo de franquias, coisa que é essencial para um franqueado que deseja contemplar sucesso em sua carreira desde o começo sem eventuais surpresas ou resistência sobre certos temas.

O marketing em si é a diferença entre uma empresa que faz sua presença e uma que será esquecida.

É através do marketing que várias promoções da marca acontecem sendo disseminadas em todas as plataformas, e é por ele que os seus Leads são cada vez mais motivados a confiar na marca e no produto apresentado.

Isso tudo com base em pesquisa de dados e análise de perfis, usando de ferramentas sociais e mentais para atração a partir do desejo e do interesse gerado os Leads até o seu estabelecimento das mais variadas formas.

Hoje com mais ênfase ao marketing digital, as empresas e principalmente as franquias sabem que se torna cada vez mais importante investir em Marketing, em mostrar presença, e por isso o fundo de propaganda se torna importante, se torna uma vantagem para toda a rede uma vez que uma boa estratégia irá atrair o máximo de pessoas para os mais variados pontos do país onde a franquia está estabelecida, chegando até você franqueado que não precisou criar estratégia nem se esforçar para isso, somente contribuindo com a taxa você ajudou no crescimento da sua empresa e no seu também.

Conclusão

Esperamos que este texto possa ter esclarecido o fundo de propaganda e as franquias de uma forma direta, completa, e de fácil entendimento, já que, esperamos que você futuro franqueado tenha as condições e informações necessárias para seu crescimento saudável sabendo escolher bem a franquia correta, afinal entender de como são praticadas as taxas pode te preparar para a tomada de decisões corretas, e te fazer fugir de negócios que podem ser no fundo uma furada.

Boa sorte em sua caminhada e nos vemos na próxima!

Sua opinião nos ajuda a fazer melhor, comenta aí...

comentários

Bruno Gabriel

Redator e Escritor onde minhas experiências envolvem a criação de conteúdo para vários nichos. Desenvolvi trabalhos para a “Revista Digital Mistika”, site “O Segredo”, e hoje adentrando o mundo do marketing estou como redator na Stainen. Possuo certificações pela Rock Content, Hub Spot, Mirago e Udemy sobre Marketing Digital, Produção de conteúdo e Inbound. Também atuo como Designer desde 2017 em tudo que envolve Social Media. Não o bastante sou Formado em História, escritor e poeta, criei o blog “Nulo” e um podcast sobre a vida e filosofia chamado “Sombriocast”. Sou um freelancer atuante com certa experiência editorial no mercado. Amo criar, produzir, e auxiliar quem precisa de suporte nessas áreas. Nas horas vagas sou um bom gamer e um grande buscador de conhecimento. Fala comigo no instagram, vamos puxar um papo! @bruhgabrilu