Lançamento por WhatsApp, o que é e como fazer
O que iremos falar neste post não é nenhuma novidade, na verdade o lançamento por whatsapp conhecido como “Lançamento meteórico” já está no ar a algum tempo como uma estratégia muito utilizada por especialistas em marketing ou infoprodutores.
E é uma das escolhas mais frequentes pois sua capacidade de gerar um grande impacto (daí vem a alusão ao meteoro) no volume de vendas é certamente muito eficaz.
Mas o que é lançamento meteórico de fato?
Bom aqui vamos falar um pouco sobre essa importante estratégia, seu surgimento e seus métodos para que você também possa gerar grandes resultados.
Vamos lá?
O que é lançamento meteórico
O lançamento meteórico foi uma estratégia criada por Talles Quinderé um empresário do espírito santo que teve essa brilhante ideia na época da Black Friday de 2016 e de lá pra cá essa estratégia vem gerando resultados incríveis.
Mas porque ela é tão eficiente?
Bom, a estratégia de lançamento meteórico tem como objetivo lançar um produto de forma rápida e fácil se utilizando de 3 gatilhos mentais poderosos e que tem uma resposta no subconsciente muito forte, esse lançamento deve ser feito em cinco dias, atraindo todas as pessoas para grupos de whatsapp criados especificamente para essa promoção e para fortalecer todos os princípios do gatilho mental até o dia do lançamento.
Esses 3 gatilhos mentais são os seguintes:
- Antecipação: Que irá causar o sentimento de ansiedade e desejo de compra, ele também deve ser usado para gerar a alta expectativa.
- Pertencimento: O sentimento de pertencer a um grupo, ter uma exclusividade e uma oportunidade de aproveitar algo que somente as pessoas que estão ali irão aproveitar, aumenta o valor que as pessoas irão dar a seu produto e consequentemente o interesse pela compra.
- Escassez: Se o produto tem uma data limite para acabar, se a oferta de seu curso, infoproduto ou seja lá qual for o objetivo de sua promoção tem um período limite para as pessoas acessarem isso aumenta o nível de ansiedade, fortalece o sentimento de pertencimento e exclusividade, as pessoas irão querer com certeza seu produto, elas não sabem quando voltarão a ter e dar uma forcinha para aumentar o sentimento de culpa caso a pessoa perca essa promoção aumenta muito as chances das pessoas não desejarem isso.
Agora que você sabe sobre o lançamento meteórico, o que é o lançamento por whatsapp e seus conceitos, abaixo vamos ver algumas estratégias de como realizar ele.
Pré – lançamento
Em todo o processo do lançamento meteórico desde do início até a etapa final os gatilhos mentais são usados em conjunto, eles que irão garantir a força da estratégia.
A antecipação ocorre quando você começa a captar seus Leads e isto pode ocorrer de várias formas mas é imprescindível que aconteça com a divulgação através de redes sociais sobre o que você está lançando, através de propagandas pagas para direcionar seus clientes para a lista vip do whatsapp, avisando ser por pouco tempo esta oportunidade.
Isso significa que você pode criar até uma página descrevendo um pouco do que o seu produto irá abordar, você precisa saber quem é seu público e suas dores para que não fique genérico, o que você está oferecendo precisa ter impacto nas pessoas de forma positiva.
Perceba que neste processo você gerou um gatilho de antecipação quando anunciou um novo produto que irá tratar de determinada dor, direcionou os interessados para a lista vip que serão os sortudos que terão esse desconto gerando pertencimento, e anunciando que isso será por tempo limitado e que caso perca pode não ocorrer mais o gatilho de escassez é usado.
Você pode deixar a página criada toda já explicando isso, com os gatilhos e uma call to action para acessar os grupos privados.
Preparação nos dias para o lançamento
Essa é uma etapa interessante do lançamento meteórico, uma vez que você já começou a fazer seu trabalho de trazer as pessoas para seu grupo, abra para que elas possam conversar em algum momento do dia, normalmente deixe esses momentos abertos para você também interagir, bem como os moderadores e aproveite este tempo para que essa atenção reforce o gatilho de pertencimento, você pode fazer um vídeo introdutório que pode disponibilizar para todos assistirem no primeiro dia como meio de validar a autoridade do que você está entregando.
No segundo dia do lançamento meteórico tenha em mente que ainda estarão chegando pessoas, uma vez que as mesmas estejam familiarizadas com os horários de abertura para tirar dúvidas, apresente a elas e aos outros mais instruções sobre o produto, as suas vantagens, e como isso pode ajudar todos aqueles que estão lá, aproveite esses dias até o lançamento para isso!
No terceiro dia é importantíssimo entender que as pessoas ainda irão chegar mas em menor número, neste meio tempo as pessoas que já estão, poderão orientar os novatos sobre o vídeo introdutório e as instruções passadas por você, lembre-se de abrir o grupo para essas conversas sempre num horário específico, pois no dia do lançamento será nesse horário que você irá lançar, no terceiro dia aproveite para tirar todas as dúvidas necessárias, literalmente tire mais tempo para ficar com o pessoal e reforce o gatilho de escassez, e ansiedade, informando que o dia está chegando e que realmente essa promoção é única.
No quarto dia ninguém estará mais entrando, então se você não fechou o grupo no terceiro dia, é hora de fechar agora, neste momento somente as pessoas que estão nele irão ser as sortudas de desfrutar dessa promoção, isso vai reforçar muito o desejo de compra, avise que amanhã nesta mesma hora você estará abrindo o carrinho e explicando como irão funcionar todas as formas de pagamento e ainda mais irá trazer um descontaço ainda maior.
No quinto dia aproveite pra lançar este desconto para um número limitado de pessoas no grupo, então aquelas que chegarem primeiro irão ter esse desconto maior, abra o carrinho e aproveite para sempre lembrar sobre como isso vai se esgotar logo mais e o carrinho irá fechar.
No fim agradeça a todos, encerre o grupo e informe que mais novidades virão em breve, mantenha o contato das pessoas ou crie um grupo somente com as pessoas que se interessaram para ir esquentando as mesmas para a próxima.
Conclusão
Hoje vimos o lançamento por whatsapp desde o que é até como fazer também conhecido como “lançamento meteórico”
Por ser uma técnica rápida, recomendamos que façam com uma certa experiência ou se precisarem sempre uma agência como a Stainen marketing digital estará aqui para ajudar.
Esperamos que vocês possam aplicar em duas futuras vendas e que o sucesso possa ser a única possibilidade.
Até mais!
Precisando de ajuda com seu Lançamento?
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Bruno Gabriel
Redator e Escritor onde minhas experiências envolvem a criação de conteúdo para vários nichos. Desenvolvi trabalhos para a “Revista Digital Mistika”, site “O Segredo”, e hoje adentrando o mundo do marketing estou como redator na Stainen. Possuo certificações pela Rock Content, Hub Spot, Mirago e Udemy sobre Marketing Digital, Produção de conteúdo e Inbound. Também atuo como Designer desde 2017 em tudo que envolve Social Media. Não o bastante sou Formado em História, escritor e poeta, criei o blog “Nulo” e um podcast sobre a vida e filosofia chamado “Sombriocast”. Sou um freelancer atuante com certa experiência editorial no mercado. Amo criar, produzir, e auxiliar quem precisa de suporte nessas áreas. Nas horas vagas sou um bom gamer e um grande buscador de conhecimento. Fala comigo no instagram, vamos puxar um papo! @bruhgabrilu