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Qualificação de Leads: Como fazer em 2021

Qualificar Leads não se trata apenas de mais um conceito necessário em sua estratégia de marketing, nesta questão ele pode ser o conceito principal para que a suas vendas melhorem e muito.

Afinal não basta você saber quem é seu público alvo, atrair os possíveis clientes e fazer a nutrição dos Leads com bom conteúdo.

É necessário saber quem são os mais qualificados a comprar de você, quem ainda precisa passar por alguma outra etapa da estratégia de marketing e ainda, quem não está qualificado ou não irá comprar.

Qualificar Leads então ajuda você a definir quais as etapas do funil cada determinado grupo de pessoas está e como usar as estratégias para melhor atingir os objetivos com elas.

Preparamos este artigo pois a importância desta informação é imensa, principalmente para você que precisa melhorar ainda mais a qualidade da relação com seu público.

Dessa forma, neste artigo você vai ver Qualificação de Leads: como fazer em 2020.

Acompanha até o fim para saber tudo sobre esse tema tão importante!

O que é a qualificação de Leads e para que serve?

Qualificação de Leads é uma metodologia para separar o público que tem interesse em realizar a compra, dos que estão inseguros e ainda dos que não tem interesse ou não estão qualificados por algum motivo.

Qualificar Leads é não perder tempo, ele serve para você definir bem na etapa do funil de vendas se você vai continuar expandindo os assuntos para um determinado grupo, ou já oferecer a oferta.

Ele traça todo caminho que sua equipe de vendas vai fazer e dará o norte para a equipe de marketing gerar a estratégia que a equipe de vendas vai utilizar.

Se um Lead é qualificado ele passa para as etapas finais do funil de vendas, se um Lead não é qualificado o mesmo é descartado da rede de contatos, se um Lead está indeciso, ele volta para topo do funil e continua recebendo maiores informações baseado nos dados da empresa essas informações irão ser determinadas para garantir que o mesmo se sinta seguro em saber que a empresa pode cuidar de sua dor.

Agora que já sabe o que é qualificação de Leads, já entendeu para que serve, só falta saber como fazer a mesma para colocar tudo isso em prática.

É o que veremos agora!

Como qualificar meu Lead?

Aqui vamos dar quatro dicas básicas de como qualificar seu Lead da melhor forma.

01 – Saiba definir seus Leads

Identificar o Lead certo te faz saber qual próximo passo se deve dar na qualificação de Leads, também determina como você chegará nos mais qualificados.

Fazer isso é simples, analise a sua rede de contatos, seu público alvo, seus dados e métricas sobre quem comprou de você ultimamente, quem não comprou, e quem comprou dos concorrentes que apresentam a mesma solução a dor de seu cliente.

Então você vai definir o seguinte:

Quem comprou de mim: Estaria disposto a continuar comprando? O que fez ele comprar que posso utilizar para melhorar a minha marca aos que ainda estão indecisos? Como conseguir usar essa métrica para melhorar a imagem do marketing para o resto do público?

Quem não comprou: O que fez com que desistissem da compra? Eram leads desqualificados? Se compraram em outra empresa qual os pontos negativos que podem ser usados visando melhorar a estratégia para os Leads da rede?

Quem obteve produto de outra empresa: Quais são as qualidades e a forma como eles apresentam o produto? Como foram as soluções que ajudaram na dor do cliente? Qual era a dor do cliente? Podemos trabalhar esta dor com o que temos?

A partir deste quadro fica fácil, você irá traçar essas informações e saberá bem como os Leads do seu mercado estão, através desse perfil você não apenas melhora a forma como vai apresentar o produto ao Lead, mas sabe bem qual perfil principal de quem vai comprar, ou até de quem não se classifica para isso.

02 – Trace o perfil de seus Leads

Agora que você sabe bem quem são seus Leads e onde eles estão na etapa de vendas, está na hora de traçar o perfil com base numa pontuação, ou se preferir em um score, do mais qualificado para menor qualificado, isso vai ajudar a manter as estratégias personalizadas para cada nível deste.

Aqui você pode alinhar a equipe de vendas e a de marketing para iniciarem roteiros embasados nos Leads mais qualificados, dividindo as estratégias, a forma como isso vai ser feito, será determinado pela estratégia de qualificação de Leads e por meio do acordo entre as duas equipes.

03- Deixe o relacionamento mais autônomo

O que isso significa? Significa que agora que você separou os Leads nos processos corretos, estabeleceu seu perfil, está na hora de manter o contato e o fortalecimento do relacionamento através de uma cadeia de informações variadas, com assuntos voltados a demonstrar a partir do perfil que nós traçamos, que a empresa pode ajudar na dor dos mesmos.

Isso pode ser feito de várias formas a mais usada é o email marketing, automatizar o processo faz o mesmo se tornar mais rápido, atingir maior número de clientes e entregar resultados mais precisos.

Assim você já pode entender quais os Leads que estavam indecisos e que se transformaram em Leads ideais, quais Leads ideais fecharam a compra e etc…

Muita informação se pode colher através de um processo automatizado, principalmente de como melhorar os relacionamentos futuros e sua qualificação de Leads.

Conclusão

Agora que você aprendeu o que é Qualificação de Leads e como usar, deve ter entendido que não se trata somente de uma simples metodologia.

Ela pode trazer as respostas para tantos problemas que você pode estar tendo com suas vendas, e com a desistência de muitos clientes.

Esperamos que este conteúdo possa te ajudar a melhorar ainda mais caso você se encaixe na situação acima ou não.

Até a próxima!

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Bruno Stainen

Bruno Stainen

Olá, Bruno Stainen aqui! Desde 2014 venho ajudando a empresas de todos os tamanhos e de todos os tipos a melhorarem seu posicionamento na internet através de técnicas de Marketing Digital. Espero que minha expertise possa te ajudar a alavancar seu negócio para o próximo nível. Sucesso é a única possibilidade!