Conteúdo Evergreen: O que é e como produzir
Quando se fala de Marketing de conteúdo é importante falar sobre Conteúdo Evergreen, isto se deve ao fato de que tais conteúdos são principais fontes de tráfego de visitas pelo Google em seu blog, são eles os mais importantes mecanismos para atração de leads, e sua segmentação para facilitar o processo de conversão desses mesmos.
Sabendo disso, preparamos um texto completo falando sobre Evergreen e a melhor forma de utilizar essa importante ferramenta na sua empresa.
O que é Conteúdo Evergreen?
Evergreen é um termo em inglês que significa “sempre verde” e isso se deve a capacidade desse conteúdo de se manter “sempre verde” ou sempre atual, não importa quanto tempo passe, é por isso que o mesmo recebe o nome também de “Conteúdo Perene” pois tende a durar e manter gerando tráfego por muitos anos.
Na estratégia de marketing de conteúdo nós podemos dividir os conteúdos em Noticiosos e perenes ou Evergreen. O primeiro é o mais comum, e nos encontramos eles em revistas, jornais, sites e blogs variados.
São as notícias mais atuais, normalmente notícias sobre inovações, tendências, e afins. Um conteúdo Evergreen é completamente diferente, conteúdos noticiosos tendem a gerar muito tráfego mas eles tem pouco tempo de vida, uma validade muito curta.
O Evergreen não, ele é um tipo de conteúdo que existe a muito tempo, e a sua mecânica de uso tende a ser sempre a mesma desde que surgiu, e isso o classifica como conteúdo perene, pois como já dito ele nunca envelhece sempre está atual.
Pelo fato o Evergreen sempre ser atual, produzir ele pode elevar o ranqueamento de sua página no Google e permanecer lá por muito tempo gerando tráfego na sua página, diferente de um conteúdo noticioso que somente irá gerar por pouco tempo e logo depois sua relevância vai cair.
Um exemplo de conteúdo Evergreen é justamente este texto, as informações aqui explicadas sobre conteúdo Evergreen ainda serão atuais e importantes mesmo que passe 01 ou 02 anos, porque os meios de se produzir são os mesmos.
Outro exemplo de conteúdo Evergreen é o nosso texto sobre Franquias, apesar dos objetivos de ambos serem diferentes nota-se o padrão, são conteúdos que as informações sobre eles são sempre atuais e válidas.
Vale lembrar que atualizações existem em conteúdo Evergreen mas em menor escala, não é um conteúdo que precisa ser totalmente refeito, uma ou outra informação poderá atualizar conforme o tempo mas o conteúdo como um todo, a essência, o que é e a forma de utilizar não mudarão.
03 bons motivos para usar conteúdo Evergreen
Nota-se pelo que foi falado acima que o conteúdo Evergreen é uma importante ferramenta para gerar um tráfego de qualidade e obter leads com maior precisão, mas as vantagens vão além disso, classifiquei abaixo 3 vantagens de usar conteúdo Evergreen.
01 – Autoridade e referência para seu público alvo
Quando você consegue ranquear um conteúdo Evergreen de boa qualidade, o tráfego que você vai obter a longo prazo é maior do que qualquer conteúdo noticioso.
Com o aumento nesse fluxo seu site começa a se tornar autoridade pelo fato de que você está tendo bom fluxo em um conteúdo que tem peso dentro da internet, esta credibilidade faz com que sua seu blog ou site possa ser referência sendo citado em outros sites.
Esse tipo de autoridade faz os clientes confiarem na marca, facilita a conversão de Leads e o direcionamento dos mesmos para outras áreas do seu site isto dá maior confiança para o cliente que nesse momento já sabe que tem um problema escolher a sua empresa para resolver.
02 – Classificação de Leads
Pelo fato de um conteúdo Evergreen ser muitas vezes a porta de acesso de seus clientes para o seu site, ou blog, o início da jornada daquele cliente pelo funil de vendas começa por lá, conforme os mesmos vão lendo o conteúdo e o vêem como positivo, clicam nos links internos e vão conhecendo mais do trabalho, isto vai fazendo com que o mesmo vá percebendo seu problema.
Quando ele perceber o problema ele terá sua empresa para o ajudar, afinal ele já conhece seu trabalho, seus textos o fizeram confiar naquilo que você pode realizar, isto abre a oportunidade para que o negócio seja fechado mais facilmente.
Dessa forma se você tem um ou dois nichos, escrever conteúdos Evergreen para esse nicho específico com o objetivo de gerar a descoberta do problema dessa persona, irá separar quem está disposto a fazer negócio, de quem não está, já que quem está, irá até o fim, lerá seu conteúdo e será direcionado para outras áreas do site, quem não estiver possivelmente não passará daquela matéria.
Isso demonstra que Um Conteúdo Perene é o pilar da captação, muitas vezes por atrair o cliente que somente está buscando uma certa informação ele fica pelo bom conteúdo, descobre que tem um problema, se interessa em conhecer mais a sua empresa pois parece que você entende do assunto e fecha o negócio por ver credibilidade. Tudo somente por um Conteúdo Evergreen bem feito.
03 – Tráfego Constante
Um Conteúdo Evergreen sempre vai atrair tráfego constante tanto para seu blog quanto para sua rede social, isto também vai influenciar no tráfego pago do blog, o que mantém então uma certa renda fixa somente com acesso dos que vem pelo Google.
Além disso como citado acima os conteúdos perenes ajudam na melhoria da classificação do site ou blog nas redes sociais.
Uma página em uma rede social precisa manter tráfego regular de postagens para que seja colocada em evidência.
Quando você posta um conteúdo Evergreen, você sempre poderá respostar o mesmo respeitando um certo período de tempo, e isso nunca vai desvalorizar seu conteúdo justamente pela relevância que o mesmo possui.
Fazendo isso você ajuda a manter as redes sociais da empresa em evidência pois não precisará produzir tanto conteúdo, e ainda terá algo relevante para divulgar, e sempre irá atrair pessoas novas, afinal, dependendo do horário que você postou a primeira vez algumas pessoas não estavam online, caso reposte outras pessoas já irão ver seu conteúdo e isso aumenta o acesso.
03 dicas para produzir conteúdo Evergreen
Aqui iremos dar algumas boas dicas para que você possa desenvolver um bom conteúdo, existem muitas outras pela internet porém optei por essas 3 abaixo:
1 – Use títulos simples
Um conteúdo Evergreen precisa ter um título rápido, de fácil memorização e que seja voltado a informar sobre um tema, normalmente o tema que a sua persona está buscando solução.
Alguns exemplos de títulos são
- O que é… e como fazer
- Dicas de como funciona….
- Porque você deveria usar… em sua empresa
- 10 dicas de como fazer….
02 – Use links externos e internos
Quando você tem um Conteúdo Evergreen, você sabe que tem nas mãos um mecanismo de atração, é importante saber direcionar os possíveis clientes para outras áreas do seu blog de forma estratégica, para que eles através disso, possam óbvio acessar o link para receber um Ebook, colocar seu email na lista para receber conteúdos, fechar negócio.
É aqui que entra a otimização do texto através da inclusão de links externos de site de autoridade no assunto, e links informativos e complementares dentro do seu site, essa estratégia de SEO é chamada de Link Building
Quando se ranqueia bem, além desse benefício o Google irá ver seu site como uma autoridade, isto abre possibilidades de ser citado em outros lugares.
Saiba usar links externos para sites de autoridade com o objetivo de subir seu Rank, e para textos internos com o objetivo de converter seus possíveis clientes.
03 – Use CTAs Corretamente
A palavra CTA (Call to Action) é um dos mais importantes meios de trazer o cliente até você.
As CTAs funcionam como Gatilhos para fazer seu cliente ir até uma matéria específica e lá deixar seu email. Ou até mesmo no próprio Conteúdo Evergreen ser direcionado para o fechamento de negócios.
Elas vão despertar o ânimo do cliente em resolver seu problema, vão dar curiosidade para ele conhecer mais sua empresa e uma vez que ele tenha uma boa impressão você não apenas converteu um Lead como obteve um cliente que sempre irá comprar o que você produz.
Bruno Gabriel
Redator e Escritor onde minhas experiências envolvem a criação de conteúdo para vários nichos. Desenvolvi trabalhos para a “Revista Digital Mistika”, site “O Segredo”, e hoje adentrando o mundo do marketing estou como redator na Stainen. Possuo certificações pela Rock Content, Hub Spot, Mirago e Udemy sobre Marketing Digital, Produção de conteúdo e Inbound. Também atuo como Designer desde 2017 em tudo que envolve Social Media. Não o bastante sou Formado em História, escritor e poeta, criei o blog “Nulo” e um podcast sobre a vida e filosofia chamado “Sombriocast”. Sou um freelancer atuante com certa experiência editorial no mercado. Amo criar, produzir, e auxiliar quem precisa de suporte nessas áreas. Nas horas vagas sou um bom gamer e um grande buscador de conhecimento. Fala comigo no instagram, vamos puxar um papo! @bruhgabrilu