Como vender online pode ser lucrativo para sua franquia

Segundo uma pesquisa realizada pelo Statista pelo menos 75% das pessoas compram online uma vez por mês em 2020.

O que antigamente poderia parecer estranho o avanço rápido do mundo digital  mostrou que pode ser possível.

As vendas online estão em todos os estabelecimentos uma vez que as pessoas estão praticando isolamento social e se restringindo a sair somente quando necessário.

E aproveitando a oportunidade logo os empresários perceberam que na verdade se inserir nessa realidade era inevitável, mesmo sem a pandemia o destino da transformação digital estava bem na porta.

Nas franquias não é diferente, o alcance das filiais pode ultrapassar estados e países, mas nunca terá o mesmo dinamismo e força do que as vendas online.

E se você ainda não está inserido nesta nova realidade atualmente este post é para você.

Esperamos que aqui você possa tomar conhecimento sobre como vender online pode ser lucrativo para sua franquia entrando de vez neste mar de oportunidades que veio para ficar.

Acompanhe até o fim para saber tudo!

Maior controle sobre os lucros

Uma franquia que vende online tem um controle muito maior sobre sua lucratividade, eles sabem o estoque que saiu e entrou das lojas, conseguem saber os relatórios separados de cada loja, além de poderem acompanhar os comentários dos clientes, as devoluções e pedidos que foram cancelados.

Tudo isso contribuí para saber quanto está entrando em cada filial, quanto irá ser repassado, e em quê investir para melhorar as vendas online.

Maior alcance

Pare o que você está fazendo agora e comece a perceber ao seu redor quantas pessoas estão em algum dispositivo digital, comprando, vendo preços de coisas que desejam no futuro, ou aproveitando uma oferta.

Provavelmente você encontrará no mínimo uma ou 4 se estiver em um local pequeno e milhares em um local grande como uma rua.

O alcance que o mundo digital possui é quase infinito e esta é a vantagem de vender online para sua franquia. Uma pessoa na Rússia pode comprar um produto nos estados unidos, e uma pessoa no México pode ter neste momento encomendado um tênis aqui no Brasil.

E tudo isso não seria possível se não existisse essa ferramenta poderosa, segundo o Emarketer na América do Sul um adulto em média gasta 3 horas e 29 minutos na internet, nos Estados unidos o gasto de um americano comum em redes sociais é de 2 horas e 6 minutos.

Imagine mais de 442 milhões de pessoas conectadas ao mesmo tempo por 3 horas e 29 minutos com a sua franquia online? Quantas vendas você estaria fazendo agora?

Menor custo

Esses benefícios citados acima nos levam a outra surpreendente realidade, quanto você gastava em média para lançar sua marca na rua? Fazer anúncios ou outdoors? Milhares de reais provavelmente, era um custo desnecessário que a cada momento morre por motivos óbvios, estamos num mundo muito mais dinâmico sem paciência para pararmos.

Isso exige uma mídia mais rápida e atraente e aí que vender online para sua franquia ganha mais uma vez, o custo de se investir na internet é muito mais baixo do que métodos convencionais, e o ROI muito maior.

Pois você não apenas tem várias novas estratégias que podem ir de encontro ao seu público alvo através do marketing digital, como também pode segmentar seus possíveis clientes.

Segmentação de clientes

Segmentar é simplesmente saber separar bem as estratégias para cada possível comprador, e para cada perfil específico, assim você consegue gerar um relacionamento muito maior com o seu público alvo.

Este tipo de estratégia tem uma grande eficiência dentro da internet, através das lojas online você pode gerar um impacto positivo com uma variação enorme de formas.

Seja pelo email marketing, através de campanhas pagas e retargeting ou até mesmo com anúncios em vídeo pelo YouTube.

Segmentar é uma forma de localizar seus clientes no funil de vendas e conseguir de maneira clara dirigir os mesmos até a compra, ou nesse caso até a sua loja online.

Dicas de como vender online

Agora que você sabe alguns dos benefícios de vender online para sua franquia, vamos te dar algumas dicas rápidas de como você pode iniciar sua transformação digital na sua franquia.

Tenha um site responsivo e organizado: Seu site tem que ser organizado, as pessoas tem que saber onde cada coisa está, seu preço, como comprar e principalmente precisam ter suporte para celular e também rapidez no carregamento.

Defina seus serviços de pagamento:

Você precisa saber quais bandeiras irá aceitar, também tem de definir boletos e outras opções, isto tudo vem quando se contrata algum Gateway próprio ou sistema intermediário como pagseguro ou outro qualquer.

É importante consultar sua equipe de TI e marketing para saber as melhores opções.

Saiba investir na imagem de seu site:

Uma vez que você já tem o perfil de seus clientes crie campanhas via redes sociais, site oficial da empresa e páginas comerciais do LinkedIn para divulgar seu site, alguns anúncios podem ser por mídia paga e utilizar alguns produtos em promoção para atrair um número maior é essencial principalmente quando for fazer campanhas pagas.

Conclusão

Devemos lembrar que todo tipo de mudança deve ser comunicada e atualizada para todas as filiais e tudo precisa estar bem estabelecido com sua equipe de TI e marketing.

Lembre-se que uma franquia se movimenta como um relógio e cada engrenagem tem sua função, neste momento é necessário que todos trabalhem juntos para que essa transformação dê certo.

Até mais, e esperamos sucessos em sua franquia!

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Bruno Gabriel

Redator e Escritor onde minhas experiências envolvem a criação de conteúdo para vários nichos. Desenvolvi trabalhos para a “Revista Digital Mistika”, site “O Segredo”, e hoje adentrando o mundo do marketing estou como redator na Stainen. Possuo certificações pela Rock Content, Hub Spot, Mirago e Udemy sobre Marketing Digital, Produção de conteúdo e Inbound. Também atuo como Designer desde 2017 em tudo que envolve Social Media. Não o bastante sou Formado em História, escritor e poeta, criei o blog “Nulo” e um podcast sobre a vida e filosofia chamado “Sombriocast”. Sou um freelancer atuante com certa experiência editorial no mercado. Amo criar, produzir, e auxiliar quem precisa de suporte nessas áreas. Nas horas vagas sou um bom gamer e um grande buscador de conhecimento. Fala comigo no instagram, vamos puxar um papo! @bruhgabrilu