Lançamento meteórico ou semente qual o melhor?

Quando se está prestes a fazer um lançamento, muitas dúvidas aparecem a principal é qual tipo de lançamento fazer.

Os lançamentos mais comuns são o meteórico e o semente, e portanto os que geram a maior questão: “entre lançamento meteórico e lançamento semente qual o melhor?”

Por isso trouxemos esses dois e suas características para ajudar você produtor em identificar entre lançamento meteórico ou semente qual o melhor para o seu negócio.

Vamos lá?

Lançamento meteórico e suas características

O lançamento meteórico foi uma estratégia criada pelo especialista em marketing digital Talles Quinderé surgido no período de 2016 durante a Black Friday.

Sua estratégia buscou alavancar produtos que estavam com poucas vendas através de uma metodologia construída nós 3 gatilhos mais importantes e que constituem a base do meteórico.

São elas: Antecipação, escassez, pertencimento.

Como outro obstáculo para a queda das vendas era o ritmo oscilante do Facebook, Talles optou por uma rede que hoje conta com 2 bilhões de usuários ativos e que pode ser mais estável quando o assunto é engajamento, é claro que estamos falando do Whatsapp.

Mas para entender o lançamento meteórico e o lançamento semente e qual o melhor, deve-se saber que o lançamento meteórico busca um grande pico de vendas em pouco tempo utilizando dos 3 gatilhos para ir gerando alto valor e desejo de compra coisa que não acontece no semente.

Ele se caracteriza também por uma abertura rápida de carrinho para causar escassez e a explosão desse pico de compras já citado.

O lançamento meteórico como citado acima busca a conversão rápida atraves de grupos de whatsapp criados para promover o produto.

Nesta estratégia não é necessário uma Landing Page bem estruturada, webinar ou vídeos semanais.

Isto porque toda estratégia vai se basear dentro do Whatsapp e pode ser resumida assim.

Antecipação:

A primeira estratégia é a antecipação, que se baseia em atrair Leads através de alguma campanha por redes sociais ou alguma página de direcionamento diretamente para os grupos de whatsapp criados.

Neste grupo mutar o mesmo por algum tempo com o intuito de explicar às pessoas e focar elas através de textos, imagens, vídeos curtos, sobre o produto que vão adquirir, suas vantagens, algum depoimento de sucesso é essencial para a estratégia inicial.

Tudo isso com o objetivo de mostrar a eficiência do produto na solução de problemas dele.

Isto tudo divulgando o dia que o carrinho irá abrir além de falar de promoção, gera o gatilho de antecipação o que garante o desejo de compra.

Pertencimento

O gatilho de pertencimento traz a sensação de que as pessoas que estão naquele grupo fazem parte de algo seleto e exclusivo.

Nesta etapa o objetivo é motivar esse pensamento, aliás este pensamento deve ser motivado desde o começo das divulgações se possível limitando até o acesso dos grupos a um determinado número de pessoas.

O pertencimento é no lançamento meteórico o que gera o conforto e a intimidade necessária para dar deixa ao próximo gatilho.

Escassez

Quando se fala de lançamento meteórico e lançamento semente e qual o melhor tem de se levar em conta que algumas coisas são até semelhantes entre eles o que pode causar confusão caso a pessoa não tenha conhecimento aprofundado sobre os mesmos.

O fato é que apesar de ambos usarem escassez, aqui este gatilho é muito mais importante, isso porque o lançamento meteórico tem um tempo muito curto e precisa da escassez para aumentar a sensação de comprar por ansiedade.

A escassez aqui vem com a abertura do carrinho no dia já anunciado anteriormente, normalmente esse carrinho só fica um dia todo aberto já que o objetivo é ser “meteórico” causar uma “explosão” de vendas rápida.

Esta abertura pode contar com uma promoção para quem está no grupo ou não, normalmente ela permanece e após o fechamento do carrinho naquele dia pode-se abrir o mesmo com o preço normal para atingir os retardatários.

Então percebemos que entre lançamento meteórico e lançamento semente melhor se destaca o meteórico muitas vezes se você já tem experiência com o mercado digital, sabe trabalhar com conversão de Leads, não quer uma estratégia que demore tanto mas que traga resultado rápido com pouco custo.

Ela também serve para quem está fazendo seu primeiro lançamento, já que não precisa de tanto, por mais que tenha certa dificuldade com alguns pontos chaves, é mais fácil pelo fato de não precisar gastar recursos nem gerar conteúdos que precisam de uma preparação e edição tão complexa de áudio e vídeo.

Lançamento semente e suas características

Na dúvida entre lançamento meteórico lançamento semente e qual o melhor, você deve se perguntar primeiro se já tem um produto ou conteúdo já criado.

A diferença entre ter um e não o ter irá ser indispensável para escolher dentre o lançamento meteórico ou o lançamento semente qual o melhor para sua estratégia, isso porque o lançamento semente é uma estratégia usada para realizar quando você ainda não tem nem o produto construído.

Por isso que entre lançamento meteórico, semente e qual o melhor o semente se destacará quando a estratégia de basear em antes de tudo trabalhar a ideia do que você deseja apresentar e como o público o recepciona.

Tudo isso visando o menor impacto negativo no lançamento.

As características do lançamento semente não são como as do meteórico, aqui se trabalha com outros conceitos como:

Desenvolvimento do conteúdo

Como já foi dito este tipo de lançamento começa anterior a construção do projeto completo.

E como? Você já deve ter uma ideia do que deseja passar e o público que deseja atingir.

No começo da estratégia o objetivo é apresentar a ideia de seu produto, com conteúdo relacionado, apresentando a solução que você pode entregar e através do feedback desta primeira impressão ir desenvolvendo o resto da estratégia, aqui você já criou uma Landing Page e já começou a fazer a campanha de recrutamento para seu público receber seu conteúdo seja com tráfego orgânico ou pago tudo para gerar a lista de email.

Dia do pré lançamento

Após ter enviado bom conteúdo para sua lista de Leads, ver o feedback no lançamento semente esta é a hora de começar a divulgar o vídeo de pré lançamento, este tipo de conteúdo vem na forma de uma conferência por webinar.

A partir do vídeo será explicado para os Leads tirando todas as dúvidas que eles precisam saber sobre o produto ou serviço e como o mesmo pode sanar suas dores.

A partir de todos esses dados coletados através da comunicação com o público de várias formas é que você começará a desenvolver o produto.

Normalmente no webinar você já abre o link para realização da pré compra oferecendo um bom desconto visando já saber quanto que sua estratégia conseguiu converter. O objetivo é no mínimo 10% para saber se está indo no caminho certo.

Divulgação do dia do lançamento

Uma semana antes do dia do lançamento é importante começar a divulgar para toda sua lista de email o que se seguirá, um post por dia com alguma informação importante, lembrando do dia de início das aulas e disponibilizando o link para compra justamente com objetivo de captar os indecisos através da mesma estratégia citada no lançamento meteórico – a escassez.

Para definir entre lançamento meteórico, lançamento semente qual melhor você já deve ter percebido que precisa saber bem o que deseja.

O lançamento semente serve para conversão através do alto relacionamento com clientes por mais tempo do que o lançamento meteórico, este relacionamento se pauta na nutrição de Leads e principalmente na adaptação do produto a partir dos desejos do público o que gera menos erros e maior taxa de conversão.

Mais importante do que isso, o semente não precisa ter um produto pronto, por isso ele é bem mais usado para infoprodutos do que o meteórico, o que já define bem se qual, entre lançamento meteórico ou semente é o melhor para sua estratégia.

O engajamento para o semente tende a ser através de uma grande pesquisa de marketing e seu preparo exige um pouco mais de recursos e conhecimento também.

Conclusão: lançamento meteórico ou lançamento semente qual o melhor realmente?

Acredito que após todas essas informações você pode ter percebido entre Lançamento meteórico ou semente qual o melhor.

Depende sempre de muitos fatores: recursos, produto, preparação, tempo desejado para ter um ROI.

Por isso lançamento meteórico ou semente o melhor vai ser sempre o que a sua realidade pedir, então se prepare bastante, pois não é apenas escolher mas aplicar da melhor forma possível.

Saiba que a sorte está do lado dos espertos!

Nos vemos na próxima.

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Bruno Gabriel

Redator e Escritor onde minhas experiências envolvem a criação de conteúdo para vários nichos. Desenvolvi trabalhos para a “Revista Digital Mistika”, site “O Segredo”, e hoje adentrando o mundo do marketing estou como redator na Stainen. Possuo certificações pela Rock Content, Hub Spot, Mirago e Udemy sobre Marketing Digital, Produção de conteúdo e Inbound. Também atuo como Designer desde 2017 em tudo que envolve Social Media. Não o bastante sou Formado em História, escritor e poeta, criei o blog “Nulo” e um podcast sobre a vida e filosofia chamado “Sombriocast”. Sou um freelancer atuante com certa experiência editorial no mercado. Amo criar, produzir, e auxiliar quem precisa de suporte nessas áreas. Nas horas vagas sou um bom gamer e um grande buscador de conhecimento. Fala comigo no instagram, vamos puxar um papo! @bruhgabrilu

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