Marketing para franquias: Quais as melhores estratégias?

Marketing para franquias: Quais as melhores estratégias?

Franquias crescem a todo momento e hoje em dia podemos dizer que é um mercado muito forte e adaptável a várias situações difíceis como podemos ter visto ultimamente com o nosso cenário atual.

Mas a questão é que isso não se dá sozinho, existe todo uma gama de fatores que contribuem para a excelência de uma franquia e para a melhor tomada de decisões em qualquer situação, estou falando nessa questão do marketing de franquias.

É ele que nos dá todas as estratégias necessárias, desde atrair o lead correto, até o franqueado mais rentável.

Pensando nessa importância, preparamos esse artigo com as melhores estratégias de marketing de franquias para que você use agora na sua franquia.

Acompanha até o fim!

1 – Inbound marketing e presença digital

É necessário hoje em dia ter uma forte presença digital para gerar um impacto positivo seja na atração de futuros franqueados, seja na prospecção de clientes.

Para isso, a empresa precisa investir naquilo que vai atrair esses grupos de interesse que ela tanto deseja para que os mesmos possam conhecer e querer aderir a sua empresa.

O Inbound marketing é justamente isso, um conjunto de estratégias de marketing digital visando através de criação de conteúdo relevante para todas as plataformas, formação de lista de email e criação de site bem distribuído para atrair aquela persona para seu negócio.

Para uma franquia é tão importante atrair franqueados que estejam dispostos a iniciar sua jornada com a sua franquia, quanto a de ter clientes para ter sua rentabilidade e assim melhorar sua expansão.

Por isso investir nessa presença digital é importante, principalmente quando falamos acima sobre criação de conteúdo de qualidade, é importante apresentar conteúdo diferente seja o público que você queira atingir, caso precise de novos franqueados, você deve trabalhar mais as informações no site numa área somente sobre a sua franquia, lá você irá falar do objetivo, plano de expansão, história, e algumas cases.

Também deixe um relatório para através do email marketing enviar conteúdo sempre falando com os seus possíveis franqueados sobre tudo que está acontecendo de novo na empresa.

Usar o LinkedIn também é super necessário se você deseja franqueados, aliar o LinkedIn ao site ajuda e muito.

Nas outras redes sociais você foca em falar do seu produto, não que você não vai na etapa acima, mas no Instagram ou Facebook atraia clientes, através da divulgação das instalações, do produto usado, e de comentários positivos de pessoas que já conhecem sua empresa.

Saiba usar palavras chaves e usar gatilhos em cada momento que estiver criando conteúdo nessas redes, e não esqueça que a produção de vídeos é muito necessária para uma estratégia mais impactante hoje em dia, então utilize para qualquer etapa.

2 – Crie um blog

Ainda na linha sobre presença digital eu quis falar dessa separado pois acho uma coisa fora parte muito necessária para se ter um pouco mais de atenção no marketing de franquias.

As pessoas acham que é fácil criar um blog, manter ele atualizado e com pessoas chegando frequentemente.

Isso nem de longe chega a ser fácil, é cansativo, exige uma boa visão do que realmente atrai seu público e é necessário que a pessoa entenda bem de SEO para saber seguir as regras do Google e ranquear o texto nas páginas iniciais onde terá maior visualização.

Para isso é sempre bom ter em mente que um redator ou agência de marketing digital se torna muito eficiente para te ajudar nesse importante passo.

Um blog bem escrito e com informações relevantes é o que irá separar uma empresa com autoridade e tráfego orgânico de uma totalmente parada em sua presença digital.

Afinal, 93% das experiências online começam com uma pesquisa.

Isso significa que seus franqueados estão lá fora buscando uma empresa que nem a sua e estar nas primeiras páginas do Google será a certeza deles te encontrarem.

Portanto, entender de SEO, escrever conteúdo que seja necessário a sua persona é necessário.

Sempre use os campos finais para realizar alguma CTA ao lead, o chamando para ler ou conhecer mais do site, ou disponibilize o formulário já citado acima para que eles fiquem em sua lista de email.

3 – Planejamento e estratégia

Uma das estratégias de marketing para franquia que deve ser colocada em prática sempre é um planejamento de como as tomadas de ação para expansão, treinamento e promoção da marca irão acontecer.

Estabelecer como a franquia vai crescer organiza e dá o norte para saber qual vai ser o próximo passo e em qual vai ser a próxima investida.

No planejamento traçamos como a marca vai chegar até seus franqueados, o treinamento, o investimento no marketing e na comunicação.

Assim se sabe bem, em qual etapa está e se evita gastos desnecessários.

4 – Comunicação

Uma comunicação integrada nas franquias é outra estratégia de marketing para franquias que deve ser seguida.

Quando falo de comunicação integrada estou falando de algo bem importante, a centralização de toda a comunicação através de uma plataforma de automação como o CRM.

O objetivo aqui é entender onde se deve melhorar em alguma unidade e onde se está tendo maior avanço.

O segredo das franquias é reproduzirem a mesma fórmula de sucesso várias vezes em cada unidade aberta demonstrando que em todas elas essa fórmula dá certo.

Se há divergência na lucratividade das unidades é necessário saber para reforçar melhor junto com o franqueado os pontos que vão fazer diferença.

O franqueado precisa lucrar e você precisa expandir, uma não acontece sem a outra, por isso invista no sucesso de suas unidades e estará investindo no seu sucesso.

A automação é o segredo para o futuro, para ter uma melhor facilidade de comunicação com seus franqueados e sua rede invista em um sistema automatizado para avaliar os números, enviar mensagens entre as redes e funcionários e agilizar todas essas partes importantes no desenvolvimento de uma franquia alinhada e poderosa.

Conclusão

Agora que você sabe as melhores estratégias para marketing de franquias, que tal colocar em prática na sua? Queremos saber os resultados, se quiser nos contar, ou mesmo uma ajudinha com alguma consultoria, estamos aqui para tomar aquele cafezinho com você.

Essa matéria acabou mas temos muitas outras matérias  legais no nosso blog, porque não dá uma olhada na próxima?

Sua opinião nos ajuda a fazer melhor, comenta aí...

comentários

Bruno Gabriel

Redator e Escritor onde minhas experiências envolvem a criação de conteúdo para vários nichos. Desenvolvi trabalhos para a “Revista Digital Mistika”, site “O Segredo”, e hoje adentrando o mundo do marketing estou como redator na Stainen. Possuo certificações pela Rock Content, Hub Spot, Mirago e Udemy sobre Marketing Digital, Produção de conteúdo e Inbound. Também atuo como Designer desde 2017 em tudo que envolve Social Media. Não o bastante sou Formado em História, escritor e poeta, criei o blog “Nulo” e um podcast sobre a vida e filosofia chamado “Sombriocast”. Sou um freelancer atuante com certa experiência editorial no mercado. Amo criar, produzir, e auxiliar quem precisa de suporte nessas áreas. Nas horas vagas sou um bom gamer e um grande buscador de conhecimento. Fala comigo no instagram, vamos puxar um papo! @bruhgabrilu