Lançamento de Infoprodutos: Tudo que você precisa saber

Hoje com o avanço do mercado de infoprodutos graças a pandemia e a automação digital os mesmos se tornaram uma alternativa lucrativa de ganhar muito dinheiro na internet, uma das maiores vantagens que um lançamento apresenta é a sua capacidade de distribuição quase infinita bastando ter apenas uma boa estratégia para isso.

Além disso, os lançamentos de infoprodutos tem um estoque ilimitado uma vez que o que você está vendendo é conhecimento que é algo que não se acaba.

Mas para que você possa lançar seu infoproduto com todo preparo, é necessário conhecer do zero o que realmente é um lançamento digital.

Para você que tem esse objetivo preparamos esse texto.

O que é um lançamento de infoprodutos

Antes de entender como um lançamento de infoprodutos funciona, é necessário entender melhor o que é um lançamento e o que é um infoproduto, já que faz parte de qualquer boa estratégia de sucesso conhecer o terreno que está pisando e todas as suas características.

  • Infoproduto:  Um infoproduto pode ser definido como qualquer tipo de conhecimento que pode ser difundido por meio digital via cursos, apostilas, etc por meio de várias plataformas como: Hotmart, plataforma própria (site), Facebook, entre outros.

Um infoproduto é todo conhecimento que possa ser relevante e possa ser passado, um exemplo: Se você entende muito sobre como o mercado do trader se comporta isso pode ser usado para ser realizado um curso sobre como ser trader, e atrair pessoas interessadas sobre o assunto.

  • Lançamento: Lançamento é o método criado e desenvolvido para lançar um infoproduto através de estratégias de marketing digital variadas visando o sucesso deste material.

Existem vários tipos de lançamento como o meteórico, semente, perpétuo entre outros, cada um sendo mais efetivo dependendo do seu tempo no mercado digital ou do infoproduto que será lançado.

A forma mais conhecida de lançamento pode ser atribuída ao Jeff Walker inventor da Launch Formula, e o Érico Rocha criador da fórmula de lançamento uma variação brasileira do método do Walker para lançar infoprodutos na internet com as mais variadas plataformas.

Agora que falamos um pouco sobre o que é um lançamento de infoprodutos na internet de forma geral, vamos explicar de forma mais detalhada alguns dos principais lançamentos que atualmente estão no mercado e quais as situações que eles normalmente são utilizados.

Lançamento meteórico

Quando a proposta for a de gerar um grande volume de vendas de forma rápida, o lançamento meteórico é a escolha perfeita.

Criado em 2016 em plena Black Friday pelo empresário Talles Quinderé, essa estratégia busca usar 3 gatilhos principais: Escassez, Antecipação, pertencimento através de grupos no whatsapp para maximizar o número de vendas.

Esse lançamento é normalmente recomendado para quem já está a um tempo no mercado, visto que a proposta é de realizar um lançamento rápido, portanto alguém com redes sociais bem engajadas e uma certa experiência na área de lançamentos tendem a ter maior impacto.

Lançamento Semente

Esse método de lançamento de infoprodutos na internet já se encaixa diferente do que o citado acima, isso porque o Lançamento Semente é realizado mesmo antes de existir algum conteúdo ou audiência criada.

Como o nome já diz o lançamento semente é uma estratégia que se baseia em analisar a sua possível audiência através de vários estudos sobre o mercado e o público alvo que você deseja atingir, este método é muito eficaz para infoprodutores iniciantes e que estão ainda começando a criar sua imagem, pois como o nome já diz o lançamento funcionará como uma semente, ela enraizará e tomará corpo conforme você for analisando todos os dados e criando a estratégia para envolver o público que deseja. 

Ele será a semente da árvore de seu sucesso, sendo importante para a criação de sua imagem, presença digital, e óbvio experiência para lançamentos futuros.

É por isso que Érico Rocha criador da fórmula de lançamento utiliza muito desse método em seus cursos sobre infoprodutos, justamente por ser esse o público dele, infoprodutores iniciantes sem nenhum material ou presença digital.

Essa talvez seja a principal diferença entre lançamento semente e meteórico.

Lançamento perpétuo

Ao contrário dos dois lançamentos de infoprodutos pela internet citados acima o perpétuo se trata de uma forma de automação de seus lançamentos.

Em resumo um lançamento perpétuo é um relançamento de um infoproduto que já foi efetuado com sucesso, sendo divulgado normalmente nas listas de Leads de interesse e nos grupos de clientes que fizeram parte desse lançamento anteriormente.

Portanto o lançamento perpétuo serve tanto para iniciantes que já lançaram seu infoproduto e agora podem relançar de uma forma mais impactante tendo agora uma base de Leads que podem chamar outras pessoas para participar, quanto para infoprodutores experientes podem investir nos lançamentos mais relevantes deles dentro da gama de lançamento de infoprodutos que eles realizaram.

Seja qual for a situação o objetivo é simples, menos trabalho, menos investimento para atingir uma eficiência melhor.

Conclusão

Como já citado acima existem vários tipos de lançamentos, quis apenas colocar os 3 que considero mais relevantes em nosso cenário atual e os mais utilizados por vários infoprodutores para que com isso você caro leitor possa ter uma ideia melhor sobre o que é o lançamento de infoprodutos na internet e qual caminho deve tomar.

Este é apenas um texto de instrução para o começo da sua jornada, cabe você agora estudar mais sobre o tema, correr atrás de entender os pontos principais que vão fazer o seu produto ser destaque e maiores informações sobre como lançar.

Temos várias matérias aqui no blog algumas já disponíveis neste texto nosso para que você possa desvendar mais sobre esse caminho a percorrer.

E caso tenha dúvidas, ou precise de uma mão, fala com a gente e vamos ver como podemos te ajudar!

Boa sorte na sua caminhada, lembre-se: “O sucesso é a única possibilidade.”

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Bruno Gabriel

Redator e Escritor onde minhas experiências envolvem a criação de conteúdo para vários nichos. Desenvolvi trabalhos para a “Revista Digital Mistika”, site “O Segredo”, e hoje adentrando o mundo do marketing estou como redator na Stainen. Possuo certificações pela Rock Content, Hub Spot, Mirago e Udemy sobre Marketing Digital, Produção de conteúdo e Inbound. Também atuo como Designer desde 2017 em tudo que envolve Social Media. Não o bastante sou Formado em História, escritor e poeta, criei o blog “Nulo” e um podcast sobre a vida e filosofia chamado “Sombriocast”. Sou um freelancer atuante com certa experiência editorial no mercado. Amo criar, produzir, e auxiliar quem precisa de suporte nessas áreas. Nas horas vagas sou um bom gamer e um grande buscador de conhecimento. Fala comigo no instagram, vamos puxar um papo! @bruhgabrilu

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