Otimização para motores de busca, como fazer?
Otimização para motores de busca popularmente conhecida por SEO (Search Engine Optmization) é sem dúvida a ferramenta mais essencial nos dias atuais para destacar sua empresa no meio online, hoje temos a certeza que sem SEO qualquer empresa some do mapa das pesquisas dos seus clientes, já que não adianta nada ter uma ótima apresentação e um bom produto se as pessoas que precisariam chegar até ele não chegam por falta de ranqueamento online.
Dessa forma neste artigo vamos falar sobre otimização para motores de busca e como fazer, para que você entenda de fato tudo sobre esse tema e possa usar essa poderosa arma a seu favor.
Mas o que é SEO afinal?
SEO como já falamos em cima é a sigla em inglês de otimização para motores de busca e se refere a práticas e técnicas de ranqueamento online.
“Mas o que é ranqueamento online?” Você pode ter essa dúvida, o ranqueamento é a organização que o mecanismo de busca faz através de um algoritmo que irá avaliar por certos critérios quais sites vão para o topo da pesquisa de uma determinada palavra chave (mais confiáveis) e quais não vão.
Ou seja, SEO nada mais é que o conjunto dessas técnicas e práticas que buscam seguir todos os critérios que o mecanismo de busca (normalmente o Google) define para ser um site confiável e portanto aparecer no topo da pesquisa dos usuários.
Além disso, todas essas práticas sempre se baseiam nas palavras chaves relacionadas a seu negócio e a seu cliente, já que os mecanismos de busca trazem as pessoas para os sites correspondentes às palavras chaves que os mesmos estão buscando.
Essa é por definição o que a otimização para motores de buscas é, abaixo vamos falar porque ela é tão importante!
A importância do SEO
Antes de falarmos sobre técnicas de SEO vamos dar algumas estatísticas para reforçar o seu impacto em qualquer estratégia de marketing.
- 1 – 93% de todas as experiências online começam num motor de busca
- 2 – 67,60% de toda a visitação dos sites se concentram nos cinco primeiros resultados da pesquisa.
- 3 – 57% das empresas B2B afirmam que o mecanismo de busca e responsável pela maior parte da geração de seus Leads.
E isso é somente uma pequena demonstração de como o SEO pode ser impactante, a otimização para mecanismos de busca apresenta as mais variadas estatísticas de como saber lidar com a busca de seu público pode sim ser transformadora.
Mas este artigo não ficaria totalmente pronto se eu não te falasse tudo sobre como fazer essa técnica, não é mesmo? Vem comigo então!
Comece pelo conteúdo
O Google é um grande mar de informações, e cada conteúdo que é colocado dentro dele precisa ser fiscalizado para saber se é relevante ou não, quem faz isso são os Google Bots, ou robôs do Google, eles fazem uma varredura sempre que se inicia uma nova pesquisa e buscam através dos critérios os conteúdos que melhor atingiram o nível da pesquisa como primeiro lugar para a pessoa que buscou.
Dessa forma você precisa começar a apresentar conteúdo na internet que tenha a ver com o público que você está buscando, aqui vai muito de você já ter definido a sua persona para saber qual tipo de público você que atrair para o seu site.
Uma vez que você definiu os temas e a sua persona, é interessante colocar em prática dentro de seu site profissional.
Muitas empresas usam blogs para trabalhar seu conteúdo, com isso você consegue aliar todas as técnicas para facilitar o ranqueamento do seu site, bem como a construção de palavras chaves relevantes para o público entre outras.
Ter um blog para trazer os seus clientes até você e gerar conteúdo é o seu primeiro passo.
Vale lembrar que o conteúdo precisa ser bom, ele precisa ser relevante para seus clientes, você deve pensar no que eles estão buscando e em como você pode oferecer e a partir daí trazer assuntos capazes de mostrar essa capacidade sua.
Trabalhe palavras chaves fortes
Palavras chaves serão seu combustível, são elas que trazem seus possíveis Leads e te dão o tráfego orgânico para seu site.
As palavras chaves precisam ser bem definidas, você pode ter uma ou duas palavras chaves principais e colocar elas na URL de seu site, e nos artigos e textos que você preparar no seu blog, você pode usar também algumas palavras chaves secundárias e aliás esse conjunto para aumentar ainda mais sua visualização, lembre-se não usar muitas palavras chaves de forma aleatória, nem em excesso, siga uma regra: para cada 100 palavras acrescente uma palavra chave de forma inteligente, se você não souber trabalhar isso possa ser que o Google identifique seu site como spam ou de conteúdo fraco, então preste atenção.
Tenha um site limpo e um conteúdo também
Como expliquei acima: quando os robôs iniciam uma busca por sites que atendam a pesquisa daquele usuário eles sempre vão buscar certos critérios e um deles é a poluição visual.
Se um site contém muitas imagens, muitas cores não relacionadas e muito detalhe desnecessário, os robôs vão demorar a analisar tudo e isso vai fazer eles deixarem você lá em baixa nas pesquisas.
Tudo porque o bot é uma extensão de seu cliente, ou seja o usuário não vai se agradar ao entrar em um site cheio de imagens desconexas e muito poluído, isso não vai agregar em nada além de causar lentidão para carregamento outro grande agravante para o motor de busca.
Seu site deve ser minimalista, elegante e com imagens relevantes, uniformes e bem objetivas, de fácil compreensão para que o cérebro analise a ideia por completo.
Isso é até um princípio de designer, se você não criar algo uniforme e obejtivo o cérebro vai acabar demorando a entender a ideia geral e isso será desagradável para os mecanismos do Google e para qualquer cliente.
Crie títulos chamativos
A otimização para motores de busca se baseia nas palavras chaves como dissemos acima, e isso se reflete nos títulos de seus textos produzidos.
Títulos não devem passar de 55 caracteres para que não fiquem muito longos e desinteressantes, eles também precisam ter uma palavra chave relevante (não precisando ser a principal do seu site) para que você consiga atrair as pessoas que estão buscando com aquele texto em si.
Sempre bom repetir que todo conteúdo que você produzir precisa passar autoridade, ele precisa ser algo que as pessoas possam ler e confiar em seu trabalho produzir conteúdo para seu negócio pode não ser tão fácil mas é o principal fator que afeta no ranqueamento, por isso deve sempre produzir um conteúdo seguindo todas as regras citadas, quanto mais pessoas acessam, mais elas indicam e mais você gera tráfego, o motor de busca reconhece você como site de autoridade naquele assunto e isso por si só já te deixa no topo.
Crie títulos interessantes e textos também.
Faça links com sites confiáveis.
Dentro do seu texto, quanto mais informação relevante você colocar mais isso te somará positivamente, por isso incluir em algumas partes do texto alguns links falando sobre aquele tema em sites confiáveis vai te fazer ser reconhecido pelo Google como um site que preza pelo conteúdo e pela qualidade do que está sendo passado.
Você pode fazer links para textos dentro do seu site também, se você já fez um texto sobre vamos dizer Marketing digital, em algum momento você pode acrescentar no que você está escrevendo algo sobre marketing digital e linkar alguma parte deste texto para o seu antigo.
Links te dão autoridade, os que você faz dentro do seu site ajudam a reforçar a confiança que seus clientes estão começando a ter.
Conclusão.
Agora que você já sabe como aplicar SEO saiba que existem muitas outras técnicas por aí, bem como muitas formas de usar dessa brilhante prática que é a otimização para motores de busca.
Você já sabe como aplicar, mas não precisa parar por aí, busque maiores informações, estude sobre como fazer, esse conhecimento pode ser a diferença entre seu fracasso ou sucesso.
Vale lembrar que o objetivo de tudo isso, é o tráfego orgânico, ou seja os resultados atingidos tendem a ser de médio a longo prazo, é um trabalho contínuo e que precisa ter determinação, mas para alguém decidido isso não é impossível.
Esperamos que seu sucesso comece aqui!
Até mais!
Bruno Gabriel
Redator e Escritor onde minhas experiências envolvem a criação de conteúdo para vários nichos. Desenvolvi trabalhos para a “Revista Digital Mistika”, site “O Segredo”, e hoje adentrando o mundo do marketing estou como redator na Stainen. Possuo certificações pela Rock Content, Hub Spot, Mirago e Udemy sobre Marketing Digital, Produção de conteúdo e Inbound. Também atuo como Designer desde 2017 em tudo que envolve Social Media. Não o bastante sou Formado em História, escritor e poeta, criei o blog “Nulo” e um podcast sobre a vida e filosofia chamado “Sombriocast”. Sou um freelancer atuante com certa experiência editorial no mercado. Amo criar, produzir, e auxiliar quem precisa de suporte nessas áreas. Nas horas vagas sou um bom gamer e um grande buscador de conhecimento. Fala comigo no instagram, vamos puxar um papo! @bruhgabrilu