Telegram: O que é, e suas vantagens como estratégia de Marketing Digital
Telegram Messenger é um aplicativo russo que surgiu em 2013, o mesmo veio com a promessa de ser um meio mais rápido de mensagens instantânea, uma vez que as conversas são salvas na nuvem e a taxa de recepção para arquivos pesados tanto de PDF ou vídeos é muito mais rápida.
O Telegram não é tão famoso quanto seu concorrente mais conhecido o WhatsApp, mas já começou a ocupar lugar importante para as empresas e usuários justamente por investir nas soluções que outros apps como o próprio whatsapp não entregam.
Isso faz dele uma importante ferramenta que vem conquistando cada vez mais espaço nas estratégias de Marketing Digital por representar ainda uma ferramenta nova e pouco explorada, cheia de oportunidades.
Aqui neste post vamos conhecer um pouco mais sobre o Telegram, o que é, e suas vantagens para o marketing digital em comparação a seus concorrentes.
O que é o Telegram?
O Telegram é um aplicativo de mensagens instantâneas criado em 2013 que funciona com armazenamento em nuvem e traz maior rapidez e eficácia pois seu conteúdos não acumulam em seu celular como no whatsapp o que faz o mesmo ocupar menos espaço e não prejudicar a velocidade de seu aparelho.
Hoje o Telegram conta com 400 milhões de usuários que usam das vantajosas ferramentas do aplicativo.
O grande sucesso se deve não apenas a sua rapidez, ele se deve a sua confidencialidade, afinal se você quiser apagar uma mensagem ou sequer editar uma mensagem o mesmo não notifica a outra pessoa.
Agora que falamos sobre o que é o Telegram, vamos conhecer mais sobre suas vantagens no marketing digital?
Vantagens do Telegram no marketing digital
No marketing digital o Telegram apresenta qualidades que outros apps não tem, as mesmas facilitam a geração e nutrição de Leads, melhoram a imagem da marca e facilitam o caminho para outras estratégias como o email marketing.
Vamos ver algumas delas com maiores detalhes agora.
Capacidade de criar um canal
Os canais do Telegram são lugares muito bons para centralizar todos os seus leads e
clientes, por lá você pode postar as últimas notícias do seu site ou blog, falar sobre as novidades que sua empresa está preparando e criar um ambiente de relacionamento com todo seu público.
Os canais agrupam seus seguidores, é como uma espécie de espaço como um instagram onde quem te segue visualiza e curte as informações lá postadas.
O bom dos canais é que você pode ter seguidores ilimitados, isso mesmo! Não existe limite para o número de seguidores que você pode ter em seus canais.
Além disso os canais podem ser deixados como públicos e qualquer um pode encontrar por meio da aba de pesquisa. Isso facilita e muito novos interessados no conteúdo que você promove te encontrarem somente procurando por algo relacionado ao que você oferece.
Você também pode ver quantas pessoas visualizaram determinada postagem e assim fazer o controle para melhorar o engajamento e trazer notícias mais visualizadas que outras.
Grupos maiores
O Telegram te dá a capacidade de criar grupos de até 200 mil membros, um número impressionante e que mostra o quanto o Telegram e suas vantagens para o marketing digital são amplas.
Com esta capacidade você pode usar o grupo para promover seus cursos, ou produtos, promoções, mandar vídeos ou informações bem legais, interagir com seu público alvo e estreitar ainda mais a relação com seus Leads.
O grupo ainda conta com a função de adicionar administradores para que você possa manter um gerenciamento melhor. Além disso o grupo apresenta funções como fixar mensagem na tela inicial onde podem ser disponibilizados avisos e conteúdo importante para todos os usuários.
Os grupos podem ser usados também para direcionar para seu site, para suas redes sociais, e como forma de trazer maior número de pessoas através de estratégias como divulgação do link do grupo ou utilizando o mesmo para aumentar sua lista de email.
A escolha é sua e as opções são muito boas.
Monitorar os dados com maior informação
O Telegram não tem um modelo Busness mas conta com uma opção de análise de dados por grupo.
Antes essa ferramenta estava disponível para usuários com até 1000 pessoas em seu grupo porém este número foi reduzido para 500 facilitando para empresas que estão começando agora a avaliar os dados de seu público.
A ferramenta é bem completa e traz informações bem legais como os tipos de assunto que seus seguidores mais gostam, dias e horários que existe um fluxo maior de engajamento, crescimento do grupo, integrantes que se destacam dos demais por conteúdo e tipo de mensagem e muito mais.
As análises são importantes para saber quais as coisas que se deve manter e o que se deve trazer de novo, com o objetivo de sempre qualificar da melhor forma possível sua p ersona e atender sua demanda isso é mais uma das coisas que define o Telegram e suas vantagens para o marketing digital.
Whatsapp X Telegram
Aqui vamos comparar as duas ferramentas de mensagem e mostrar as vantagens que o Telegram acaba tendo sobre seu rival.
- Canais com seguidores ilimitados: O Whatsapp não permite tal função as comunicações ficam restritas aos grupos, já o Instagram te permite criar canais com um número ilimitado de pessoas que te seguem.
- Aplicativo independente: Ao contrário do seu concorrente que exige um celular para que sua conexão possa ser feita via computador ou outro dispositivo, o Telegram é muito mais avançado apresentando uma ferramenta que pode ser acessada de seu computador via Chrome ou Mozilla, totalmente independente do uso de celular.
Mais uma das coisas que diferencia e demonstra as vantagens do Telegram no marketing digital.
- Grupos maiores: Enquanto o Whatsapp só permite em seus grupos a opção de 256 membros, o Telegram permite na faixa de 200 mil, o que significa menos trabalho para se construir vários e vários grupos para completar seus seguidores, além é claro do constante trabalho de gerenciar vários grupos. Dessa forma podemos ver como o Telegram e suas vantagens no marketing digital facilitam muito mais nossa vida.
No Telegram você centraliza tudo, atribui administradores e têm uma maior dimensão da a nálise de dados de seu público alvo pois não precisa ficar fazendo contas nem juntando informações de vários grupos.
- Suporte a mídia mais completo: Diferente do Whatsapp que permite somente um arquivo de até 16MB para upload o Telegram permite agora na nova atualização arquivos de impressionantes 2 GB, ou seja PDFs de seu curso, ou ebooks para grupos secretos de clientes, vídeoaulas e muito mais, tudo isso pode ser simplesmente transmitido aos integrantes do grupo sem a necessidade de direcionar os mesmos para qualquer link de download ou transmissão de stream.
Isso só demonstra ainda mas as opções do Telegram e suas vantagens para o marketing digital.
Conclusão
Acredito que com todas essas informações você conseguiu entender o Telegram, o que é, e suas vantagens para o marketing digital.
A cada dia mais empresas migram para essa plataforma de comunicação com maiores oportunidades, e pelo fato de ser menos utilizada ainda, está cheia de vantagens para se destacar pelo conteúdo e pelos serviços que você tem a oferecer.
Ficamos por aqui e esperamos que você possa desfrutar desse oceano azul e cheio de oportunidades que é o Telegram!
Bruno Gabriel
Redator e Escritor onde minhas experiências envolvem a criação de conteúdo para vários nichos. Desenvolvi trabalhos para a “Revista Digital Mistika”, site “O Segredo”, e hoje adentrando o mundo do marketing estou como redator na Stainen. Possuo certificações pela Rock Content, Hub Spot, Mirago e Udemy sobre Marketing Digital, Produção de conteúdo e Inbound. Também atuo como Designer desde 2017 em tudo que envolve Social Media. Não o bastante sou Formado em História, escritor e poeta, criei o blog “Nulo” e um podcast sobre a vida e filosofia chamado “Sombriocast”. Sou um freelancer atuante com certa experiência editorial no mercado. Amo criar, produzir, e auxiliar quem precisa de suporte nessas áreas. Nas horas vagas sou um bom gamer e um grande buscador de conhecimento. Fala comigo no instagram, vamos puxar um papo! @bruhgabrilu