Automação de marketing vale a pena investir?

Cada vez mais vivemos em um mundo cheio de consumidores rápidos, as tendências mudam muito e frequentemente as empresas precisam se adaptar ao seu público.

Para isso, estar na internet e investir em uma automação de marketing é importante afinal a internet hoje em dia se tornou resposta para as mais variadas necessidades desses consumidores, ela avança sempre em encontro as transformações. As empresas que não entendem isso já deixaram de existir.

Para franquias esta realidade se torna muito mais impactante, as franquias podem ter surgido a muito tempo mas seu modelo somente se tornou algo importante nas eras mais digitais, portanto a franchising se desenvolveu entendendo a importância de estar no mundo digital e quase que naturalmente entendendo o dever de saber uma automação de marketing digital para franquias como veículo necessário nessa estratégia.

Porém sabemos das dificuldades que existem quando se pensa em realizar automação, existem recursos necessários e informações que devem ser levadas em conta, dessa forma este post irá falar sobre a importância de se investir nesta lucrativa estratégia mas também ajudará com algumas dicas de como realizar a mesma.

Acompanha nosso blog até o fim para saber tudo sobre o tema.

Vale a pena investir em automação de marketing digital para franquias?

As estratégias de Marketing Digital são produtos da nossa nova era, uma das coisas que vieram a partir desta estratégia é o mecanismo de automação que nada mais é do que gerir mecanismos para facilitar vários processos que antes eram realizados majoritariamente por humanos, quando automatizamos diminuímos a taxa de erros já que a repetição de processos realizados por um ser humano sempre são passíveis de algum erro.

Esses mecanismos são softwares de automação, muito conhecidos hoje, normalmente contratados pelas empresas que o oferecem, os mesmos garantem além da automatização de campanhas para redes sociais, emails, sites, também colaboram com métricas e análises de resultados que ajudam na compreensão do impacto das campanhas de marketing no público alvo.

A automatização de marketing digital para Franquias ainda é mais importante pela facilidade de segmentar os seus Leads ajudando a personalizar as campanhas de marketing cada uma para determinado grupo de pessoas de seu público alvo.

Essa segmentação também contribui para a expansão do relacionamento tanto entre clientes quanto possíveis clientes, garantindo uma nutrição de Leads mais adequada para determinado público.

Além disso, a facilidade de comunicação entre franqueados e franqueadores se torna mais fácil, a coleta de dados importantes, bem como informações relevantes sobre os impactos das campanhas de marketing nos mais variados lugares onde a franquia está faz da automação de marketing digital para franquias ser essencial também no marketing interno de cada empresa.

A capacidade da automação de marketing digital para franquias em facilitar como as campanhas podem ser divulgadas nas mais variadas redes de contato, ligando cada uma delas facilita o acesso de seus clientes dos mais variados canais até a sua empresa.

Isso também contribui para uma aproximação de futuros franqueados já que se você está segmentando as campanhas e expandindo seus relacionamentos, poderá se utilizar de uma campanha especializada para encontrar investidores competentes e dispostos a participar de sua franquia.

Como se pode perceber, a automação de marketing digital para franquias não apenas contribui com um Inbound marketing efetivo para clientes, mas também com a expansão da sua rede atraindo investidores confiáveis.

Agora que já explicamos tudo o que uma automação de marketing digital para franquias pode fazer, vamos ajudar você com dicas importantes na sua implementação.

03 dicas para implementar a automação de marketing digital para Franquias

Em primeiro lugar decidimos colocar as 03 dicas que consideramos as mais importantes, é interessante aliar esse conhecimento com outras informações.

01 – tenha uma equipe de marketing preparada

O passo mais importante é com certeza ter uma equipe bem preparada, engajada, e que saiba bem colocar os planos da empresa a frente com boas campanhas de marketing.

Uma equipe de marketing é importante na automação de marketing digital para franquias pois auxiliará com todos os procedimentos que podem sobrecarregar você caso queira dar conta de tudo.

Procedimentos como: análise de dados, análise da concorrência, criação da campanha, Segmentação das campanhas por leads entre muitos outros procedimentos.

02 – Saiba integrar sua Campanha

Agora que você tem uma equipe de marketing engajada para esse propósito você deve saber que precisará alinhar suas campanhas, elas precisa estar em todas as suas redes e conectar cada um de seus clientes de forma diferente os direcionando para o objetivo final ou seja a venda.

A integração serve também dentro da rede de franquias, você deve sempre alinhar as expectativas da sua rede com as campanhas, seus investidores precisam entender o propósito de cada campanha para poder utilizar em cada uma de suas redes sociais, portanto sempre mantenha a comunicação sobre qualquer tipo de procedimento que será realizado em toda rede, principalmente quando se tratar de marketing.

03 – Tenha um sistema de automação

Esta dica ficou por último pois acredito que antes de se adquirir um software como esse é necessário primeiro organizar todo o planejamento com sua equipe, entender como essa campanha estará em cada sistema, calcular os custos para somente então investir na automação de marketing digital para franquias.

Lógico que tudo que você planejou será realizado pelo software, mas planeje cada detalhe de como isso irá funcionar, pesquisa boas empresas e saiba investir seu dinheiro um bom planejamento pode te tirar de uma enrascada muito grande.

Conclusão

Agora que você entendeu como funciona a automação de marketing digital para empresas, esperamos que possa aplicar com essas dicas na realidade de seu dia a dia na sua franquia.

Nos vemos na próxima!

Bruno Gabriel

Redator e Escritor onde minhas experiências envolvem a criação de conteúdo para vários nichos. Desenvolvi trabalhos para a “Revista Digital Mistika”, site “O Segredo”, e hoje adentrando o mundo do marketing estou como redator na Stainen. Possuo certificações pela Rock Content, Hub Spot, Mirago e Udemy sobre Marketing Digital, Produção de conteúdo e Inbound. Também atuo como Designer desde 2017 em tudo que envolve Social Media. Não o bastante sou Formado em História, escritor e poeta, criei o blog “Nulo” e um podcast sobre a vida e filosofia chamado “Sombriocast”. Sou um freelancer atuante com certa experiência editorial no mercado. Amo criar, produzir, e auxiliar quem precisa de suporte nessas áreas. Nas horas vagas sou um bom gamer e um grande buscador de conhecimento. Fala comigo no instagram, vamos puxar um papo! @bruhgabrilu